É PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU. Gl 5.1-6
Introdução: Os judaizantes-missionários
confrontavam os cristãos da Galácia incisivamente:
_ Vocês são cristãos?
_ Somos – respondiam os
cristãos gentios. _ Cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Os missionários judeus então
diziam: _ Que coisa maravilhosa! Nós também somos! E vocês já foram
circuncidados?
_ Não – informavam com
estranheza os recém-convertidos.
_ Como não foram?! Quem pregou
o evangelho para vocês? O apostolo Paulo? Já Imaginávamos! Vocês sabiam que
Paulo não pertence aos Doze? Ele veio depois. Não faz parte do grupo original
dos apóstolos de Cristo. Ele não ensinou que vocês deviam ser circuncidados?
1)
Libertos para a liberdade
“Temos uma
liberdade profunda em Cristo”. Literalmente, ele diz: “Cristo vos libertou para
a liberdade”. A missão inteira de Jesus era uma operação de libertação (Jo
8.32). Em grego, ele se refere a uma ação única no passado que agora está
consumado - Tetelestai (João 19.30).
“A liberdade
que temos no evangelho pode se perder”. Duas coisas: 1) para preservar nossa liberdade devemos “permanecer
firmes”. Os crentes livres precisam permanecer firmes em sua liberdade (1 Co
16.13; Filipenses 1.27; 4.1). “Permanecei firme” é uma expressão de uso basicamente
militar e combina as idéias de se manter alerta, ser forte, resistente ao
ataque e preservar a unidade. 2) A
religião que guarda a lei é de fato escravizante. Paulo os exorta a não se
sujeitarem “a um jugo”. No judaísmo da época, era comum a referência ao estudo e
à pratica de toda a lei de Moisés como colocar-se debaixo de um “jugo”. Mas
tanto Cristo quanto a igreja primitiva viam os fariseus e os mestres da lei
como pessoas escravizantes com esse jugo (Atos 15.10; Mt 11.29-30).
“Não vos
sujeiteis novamente”. Os cristãos gálatas haviam sido pagãos, época em que
estavam debaixo da escravidão da idolatria literal dos princípios elementares
do mundo (Gl 4.3,8,9). Mas aqui Paulo mais uma vez faz sua afirmação radical de
que a idolatria pagã e o moralismo bíblico (guardar os mandamentos,
circuncisão, não comer carne, etc), na prática, são a mesma coisa. Sob a
circuncisão, os gálatas experimentarão mais uma vez a ansiedade, a culpa e o
fardo da vida que conheceram antes como pagãos.
2)
Quando Cristo não tem valor algum
O que fazer? Ou
farão de Cristo seu tesouro, aquele em que encontram perdão e realização, ou se
voltarão para a obediência à lei, para a circuncisão!
O ensino dos
judaizantes era: a menos que sejam circuncidados e obedeçam a lei, vocês não
poderão ser salvos (Atos 15.1,5). Se a obediência à lei se tornar parte do
sistema de salvação deles, será o único sistema de que disporão, de modo que
ficarão “(OBRIGADOS) a cumprir toda a lei” (v.3) que é, simplesmente impossível
(Gl 3.10-11). Justificação por meio da lei é autossalvação é estar “separados
de Cristo” (v.4). Não temos como nos apegar à graça se vivermos pelas obras
(v.4). “Vocês que querem que
Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus (v.4).
Paulo faz uma solene afirmação, começando com “Eu, Paulo, vos
digo (v.2). Em três sentenças ele os adverte dos sérios resultados da
circuncisão: Cristo de nada vos aproveitará (v.2), de Cristo vos desligastes e
da graça decaíste (v.4). A SALVAÇÃO ESTÁ EM CRISTO SOMENTE, PELA GRAÇA SOMENTE,
ATRAVÉS DA FÉ SOMENTE.
3)
A SEGURANÇA QUE TEMOS
Em vez de
lutarem para se justificar – esforço fadado ao fracasso -, Paulo encoraja os
gálatas a aguardarem apenas “a justiça que é a nossa esperança”.
A palavra bíblica
ELPIDA, traduzida por esperança, faz referência à certeza e à segurança de algo
(Hb 11.1) – “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das
coisas que se não vêem”. Portanto, a palavra em grego é “certeza absoluta”,
enquanto que em português “é uma quase certeza”! Em Galatas 5.5, Paulo diz que “aguardamos”
simplesmente essa justiça. Não trabalhamos nem lutamos por ela. Sabemos que ela
está a caminho, se aproximando. Portanto, podemos aguardá-la com fervor, em vez
de ansiedade.
Pelo que aguardamos? Afirmamos que podemos viver hoje à luz da nossa
acolhida e glorificação futura, certa e garantida nos braços de Deus, pois
sabemos que, “se és filho de Deus, és também herdeiro por obra de Deus” (Gl
4.7).
Hebreus 10: 37: “Porque ainda um poucochinho de tempo, E o que há de vir
virá, e não tardará”.
“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que
em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os
que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados
juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim
estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com
estas palavras”.
1 Tessalonicenses 4:14-18
1 Tessalonicenses 4:14-18
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o
reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos
dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última
trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e
nós seremos transformados.Porque convém que isto que é corruptível se revista da
incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da
incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então
cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a
tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a
lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus
Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes,
sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no
Senhor. 1 Coríntios 15:50-58
NENHUM OUTRO
SER HUMANO, NINGUÉM DO MUNDO SECULAR, NENHUM SEGUIDOR DE QUALQUER OUTRA
RELIGIÃO PODE ENCARAR O PROPRIO FUTURO DESSA MANEIRA. DEVEMOS VIVER HOJE SABENDO QUE SOMOS, E SEMPRE
SEREMOS, PRECIOSIDADES ABSOLUTAS AOS OLHOS DE DEUS. OU, SOMOS TÃO AMADOS E HONRADOS
POR DEUS COMO SEREMOS QUANDO ESTIVERMOS PERFEITAMENTE GLORIOSOS NO CÉU.
4)
SEM VALOR ALGUM
Primeiro, “Nem
a circuncisão (representando as obrigações religiosas) nem a incircuncisão (representando
o paganismo ou a imoralidade) VALEM COISA ALGUMA; mas, sim, a fé que atua pelo
amor” (v.6). A palavra traduzida por “valem” significa “ter poder”, quando
empregada para descrever pessoas. Mas, quando utilizada para coisas, significa “ter
serventia” ou “ser aproveitável”.
Nem a
religião nem a falta dela contam no sentido do estabelecimento de uma relação
com Deus. Paulo afirma: meu bom desempenho não me acerta com Deus, nem meu
desempenho ruim me torna mais perdido e desesperado. Tudo permanece tão perdido
quanto antes e tão apto a ser salvo quanto antes.
Conclusão:
Nem a religião
nem a falta de religião contam no sentido da mudança interior de caráter e do
coração cheio de amor verdadeiro. A circuncisão e a incircuncisão não “valem
coisa alguma, mas, sim, “a fé que atua pelo amor”. A FÉ LITERALMENTE ENERGIZA O
AMOR.
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