terça-feira, 14 de março de 2017

Evódia e Síntique: costurando relacionamentos. Fl 4:1-3



Introdução: Em uma parábola intitulada “Uma noiva Briguenta”, o autor pintou uma cena vívida, ao descrever um movimento de suspense em uma cerimônia de casamento. Bem na frente está o noivo em um terno impecável – simpático, sorridente, sapatos brilhantes, nenhum fio de cabelo fora do lugar e esperando ansiosamente pela presença de sua noiva. O momento mágico finalmente chega, quando a música do órgão toca a marcha nupcial. Todos se levantam e olham na direção da porta da entrada, para darem a primeira olhada na noiva. Subitamente, há um ENTALO na garganta. O grupo reunido para o casamento fica chocado. O noivo olha em embaraçada descrença. Em lugar de uma mulher bonita, vestida em branco elegante, sorrindo por destras de seu véu, a noiva entra manquejando pelo corredor. Seu vestido está amassado e rasgado. Suas pernas parecem distorcidas. Golpes feios e contusões cobrem seus braços nus. Seu nariz está sangrando, um olho está roxo e inchado, e seus cabelos estão bagunçados. Olha o que o apostolo Paulo escreveu sobre a noiva de Cristo (Ef 5.25-27).

Pode você imaginar com que se pareceria uma fotografia de casamento se Cristo reivindicasse hoje a sua noiva?  

1)    Analisando as causas e extensões dos conflitos (Tg 4.1-3).

De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres”. 








Os termos usados são extremamentes descritivos: “guerras e contendas”.  O primeiro termo – guerra – transmite a cena de hostilidades generalizadas e sangrenta entre partidos que se digladiam.  O segundo termo “contendas” representa desentendimentos secundários, batalhas locais e limitadas, até mesmo estado crônico de desarmonia.

De onde vêm todas as guerras e conflitos que assolam o mundo? Vocês acham que acontecem sem razão? Raciocinem. As guerras acontecem porque vocês exigem: “é do meu jeito, ou nada feito”. E para terem o que querem lutam com unhas e dentes. Vocês desejam o que não tem e são capazes de matar para consegui-lo. Invejam o que é dos outros e chegam apelar para o violência”. A mensagem – Eugene Petersen.

Pequenas batalhas pessoais ... argumentos, lutas pelo poder, invejas, comentário sem amor e até brigas judiciais MACULAM o corpo de Cristo.

POR QUÊ BRIGAMOS?

Tiago aponta para “a razão” dessas brigas, ao referir-se à questão. Sua resposta pode ser estranha: “De onde, senão  dos prazeres que militam na vossa carne”. PRAZERES no grego é HEDONISMO! Essa palavra indica o desejo de obter o que a pessoa não tem, o que inclui a idéia de satisfazer-se ... a paixão de obter o que a pessoa deseja. Tais prazeres levam-nos a declarar “guerra” – no grego- é estratégia. Ou seja, nosso desejo de obter aquilo que queremos impulsiona-nos a estrategizar: por em movimento um plano que resulte  que eu obtenha a minha maneira. 

“Os piores pecados são puramente espirituais e também dão prazer: provar que o outro está errado, desempenhar o papel de mandão, de protetor arrogante, de desmancha-prazeres ou de linguarudo. Pois há duas coisas dentro de nós que competem com o nosso eu, às quais temos de tentar superar: são o EU ANIMAL e o EU DIABÓLICO. O eu diabólico é o pior dos dois”. C.S. Lewis. 



2)    A igreja de Filipos. 



2.1) Um princípio primário.
“Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei deste modo, firmes no Senhor” (Ef 4.1).

Ou, “estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica” (Fl 1.27).

Outrossim, “Permanecei firmes na fé” (1 Co 16.13); “Permanecei, pois, firmes” (Gl 5.,1); “Porque agora vivemos, se é que estejais firmados no Senhor” (1 Ts 3.8); “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes” (2 Ts 2.15).

Por quê Paulo pôs tanta ênfase sobre a necessidade de permanecer firme no Senhor? PERMANECER FIRME NO SENHOR ANTECEDE RELACIONAR-SE BEM COM A FAMILIA. AQUELES QUE ESTÃO DEDICADOS A ESSE PRINCIPIO TERÃO POUCA DIFICULDADE EM SE RELACIONAR COM OS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO.

2.2) Evódia e Síntique. 


Evódia – evodomai – significa “ir bem”, “prosperar”, “fazer uma boa jornada. Síntique – nome grego – significa “afortunada”. Eram duas mulheres da igreja em Filipos, eram conhecidas pela forte personalidade.

Elas não são mencionadas em nenhuma outra parte das escrituras.

Os detalhes específicos de sua disputa não foram explicados.

O conselho de Paulo foi exortá-las à harmonia: “Rogo...rogo”.

Paulo apelou para a consciência delas... para os seus corações.

Ao repetir o verbo (“rogo... rogo”), Paulo deixa a impressão que havia falta de ambos os lados. Quando a desarmonia surge entre duas pessoas, há uma certa medida de falha de ambos os lados. A estrada que leva à quebra de harmonia nunca é uma rua de uma só direção.

“Pensem concordemente no Senhor”. Ou seja, é importante que ambos os lados larguem seu rancor e declarem seu perdão, adotando a mesma atitude que o seu Senhor, quando Ele, amorosamente, veio do céu à terra ser nosso Salvador. Somente então será renovada a harmonia.

Tudo o que sabemos a respeito dessas duas mulheres é: Elas brigaram. Através dos séculos, a única resposta que tem podido ser dada a pergunta “Quem eram Evódia e Síntique”? tem sido “Elas eram mulheres de Filipos que viviam em desarmonia. UMA PERGUNTA: Se sua vida fosse resumida em uma única frase, qual seria essa frase?

Conclusão:  
ocasionalmente, uma disputa é tão profunda e de longa duração que se faz necessário alguém que se interponha entre as partes em conflito, em busca da restauração. Esse foi o pedido que Paulo fez aqui:

E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida , que pertence a Deus. Fl 4.3


Um comentário:

  1. benção pura! mais um estudo "recheado" de edificação para as nossas vidas. Deus o abençoe Pr. João, por não se cansar em ensinar e instruir a palavra de Deus com tanto carinho.

    ResponderExcluir