sábado, 26 de abril de 2014

Cuidado com a idolatria!



Em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria em seu sentido espiritual significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do homem, para ficar em segundo plano. Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19) por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. O ser humano acredita mais facilmente em coisas visíveis do que em um Deus invisível (I Timóteo 1.17).

No Antigo Testamento um dos maiores esforços dos profetas é para acabar com a idolatria em Israel. Na época de Amós, os israelitas são julgados porque “inclinam-se diante de qualquer altar” (Amós 2.8).

Como é possível a um povo de propriedade exclusiva do Senhor, treinado durante mais de mil anos a não adorar outros deuses além do Senhor, calcado nos Dez mandamentos e várias vezes severamente punido por ter praticado a idolatria – como é possível a esse povo inclinar-se mais uma vez a “qualquer altar”? Esse negócio de “qualquer altar” é vício das nações pagãs, e não de Israel.

Os apóstolos deixam bem claro que a idolatria era coisa do passado na vida dos crentes. Antes da conversão, os coríntios eram idólatras mas, depois, já não o são (1 Corintios 6.9-11). Todo mundo sabia que os tessalonicenses, depois de terem aceitado o evangelho, deixaram os ídolos “a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro” (1 Ts 1.9). Pedro lembra aos eleitos de Deus espalhados pela Ásia Menor que no passado eles viviam na “idolatria repugnante” (1 Pedro 4.3). Paulo exorta “Fujam da idolatria” (1 Coríntios 10.14) e João exorta no mesmo sentido “Guardem dos ídolos” (1 João 5.21).

A palavra ídolo significa coisa inútil, detestável. Ídolo é qualquer objeto abominável aos olhos de Deus, muitas pessoas tem estes objetos e dizem ter só por ter entretanto o fato de ter em posse um destes ou simplesmente acreditar nestes objetos torna a pessoa participante da adoração aos ídolos pois ela estará aceitando o que aquilo representa. A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente.

Não se deve pensar que a palavra ídolo se refere somente às imagens que nem sequer falam, embora o artífice tenha moldado a boca mas não fala, e nem sequer andam (Salmo 115). Ídolo são também pessoas, coisas, estruturas e projetos que produzem escravidão e morte e se apresentam como absolutos, pretendendo substituir o projeto de vida e liberdade que Deus realizou em Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário