terça-feira, 4 de junho de 2013

Quem poderá suportar? (Ap. 7)

Introdução: Os selos do apocalipse.  O CAVALEIRO BRANCO, uma figura de Cristo; O Cavalo vermelho: guerra; O cavalo preto: pobreza, fome; O Cavalo amarelo: morte; O quinto selo: o clamor no céu e o sexto selo: a ira do Cordeiro sobre os habitantes da terra. E o capitulo termina perguntando: “quem poderá suportar”?.

1)    Os selados.

·        Deus faz distinção entre o seu povo e os ímpios (7: 3). Antes que venha esse tempo de terror e de devastação, os fiéis tem de ser marcados com o selo de Deus. O selo tem três significados.  Primeiro, proteção: ninguém pode violar o que está selado . foi assim que o tumulo de Jesus foi selado (Mt 27:66). Segundo, propriedade: na antiguidade escravos podiam ser selados por seu proprietário. A marca do dono era escrita neles. O selo nos dá garantia quem somos propriedade exclusiva de Deus (Ct 8:6; Ef. 1:13; 2 Co 1:21,22). Terceiro, Genuidade: o que está selado não pode ser alterado (Ester 3:12).
·        Deus livra o seu povo na tribulação e não da tribulação (7:14). A igreja será poupada na e não da tribulação (Mt 24:23-31; 2 Ts 1:1-10).

1.1)         Quem poderá suster-se diante do Deus irado? A resposta da Bíblia é aqueles que foram selados como propriedade de Deus, estarão em pé diante do trono, com vestes brancas e palmas nas suas mãos, celebrando a Deus eternamente.

·        Os salvos terão três tipos distintos de glória: 1) a glória de sua aparência: vestiduras brancas e palmas na mão; 2) a glória do seu serviço: estarão diante  de Deus em contínuo serviço litúrgico; 3) a glória do seu lar eterno: comunhão com Deus e provisão celestial.

1.2)         Os 144.000 selados. Esse numero é metafórico. Ele é mais que um símbolo  do que uma estatística. Ele representa a cifra completa e perfeita dos crentes em Cristo. As doze tribos não apontam aqui para o Israel literal mas o Israel verdadeiro, espiritual, a igreja.

·        As Testemunhas de Jeová. As Testemunhas de Jeová são uma seita herética. Entendem que a igreja que vai morar no céu limita-se apenas a este número. Todas as demais criaturas que receberão a vida eterna não terão parte na igreja, mas viverão nesta terra, sob o domínio  de Cristo Jesus e Sua igreja nos céus.

·        Doutrinas principais das Testemunhas de Jeová: A Trindade é uma invenção de Satanás; Jesus foi criado por Jeová, portanto não é eterno, ele é um deus, assim como Satanás é um deus; o Espírito Santo é uma força ativa de Jeová, uma força impessoal; A organização de Jeová é a única religião verdadeira, a restauração do Cristianismo primitivo.

·        Interpretação Amilenista. O número é simbólico. Primeiro, o numero 3, que significa a Trindade, é multiplicado por 4 que indica a inteira criação, porque os selados virão do norte e do sul, do leste e do oeste. 3 multiplicado por 4 são 12. Portanto, esse numero indica: a trindade (3) operando no universo (4). Assim, temos a antiga dispensação (3 X 4) = 12 patriarcas e a nova dispensação 12 apóstolos. Para ter uma idéia da igreja da antiga e da nova dispensação, temos que multiplicar esse numero 12 por 12. Isso nos dá 144. A nova Jerusalém (a igreja) tem 12 portas, com o nome das 12 tribos e os 12 fundamentos com o nome dos 12 apostolos ( Ap. 21:9-14). Lemos que a altura do muro é de 144 côvado (Ap. 21:17. Com o objetivo de acentuar o fato  de que 144.000 significa não uma pequena parte da igreja, senão a igreja militante inteira e este numero é multiplicado por 1000. De acordo com apocalipse 21:16, os 144.00 selados das doze tribos do Israel literal simbolizam o Israel espiritual, a igreja de Deus na terra.

2)    Os selados são uma multidão inumerável (Ap 7:9-12).

·        João vê a igreja redimida no céu. O céu não será apenas mudança de lugar, mas mudança de nós mesmos. Quem são? São pessoas, indivíduos que vem de lugares diferentes, mas que não perdem sua individualidade.

2.1) Quais são as qualidades dessa igreja glorificada?

·        Em primeiro lugar, é uma igreja inumerável (7:9). Isso é o cumprimento da promessa feita a Abraão: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: será assim a tua posteridade” (Gn 15:5). A multidão é contável por Deus e incontável para João.

·        Em segundo lugar, é uma igreja universal (7:9). Inclui os eleitos, os selados judeus e gentios, procedentes de todas as culturas, línguas, povos e nações, de todos os lugares e de todos os tempos.

·        Em terceiro lugar, é uma igreja honrada (7:9). Estar em pé diante do trono significa ter companheirismo com o cordeiro, servi-lo e participar em sua honra.

·        Em quarto lugar, é uma igreja pura (7:9). As vestes brancas apontam para a absoluta pureza da igreja. A igreja que fora libertada da condenação do pecado na justificação; do poder do pecado na santificação; agora está livre da presença do pecado na glorificação.

·        Em quinto lugar, é uma igreja vencedora (7:9). A igreja selada por Deus, protegida por ele, venceu e chegou ao lar, à sua pátria, ao céu.

·        Em sexto lugar, é uma igreja que tributa a Deus a sua salvação (7:10).

·        Em sétimo lugar, é uma igreja que une a sua voz as vozes angelicais para exaltar Deus (7:11-12).

CONCLUSÃO: A identidade e a missão eterna da igreja glorificada (7:11-12). PROCEDENCIA (7:13-14): vem da grande tribulação; IDENTIDADE DA IGREJA: os remidos são aqueles que lavam suas vestiduras no sangue do cordeiro (1 Jo 1:7); MISSÃO ETERNA DA IGREJA (7:15-17), Quatro aspectos: 1) Adoração; 2) comunhão; 3) ausência completa de sofrimento: fome, sede e calor não existem mais; 4) Presença completa da plenitude de vida, João enumera três afirmações positivas: O cordeiro apascentará, o cordeiro guiará às fontes da água da vida e lhes enxugará dos olhos toda lágrima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário