sábado, 8 de outubro de 2016

Elias e a depressão – 1 Rs 19


Introdução:

A HISTÓRIA do profeta Elias é um espelho verdadeiro do coração humano.  Um coração sem máscara, verdadeiro.  Ele é conhecido no Antigo Testamento como “Elias, o tisbita”. Profetizou na época em que Acabe governava o reino Norte. Era peludo e usava roupas de cinto de couro e vivia no deserto.

Profetizou que durante três anos e meio não cairia chuva sobre Israel. No monte Carmelo, foi usado poderosamente por Deus, para fazer cair fogo do céu e consumir todo o altar; enquanto os profetas de Baal se cortaram diante da não resposta do deus deles. E, todos os profetas de Baal foram mortos pela espada de Elias.

Diante de tudo, o profeta Elias, foi ameaçado veemente pela Rainha Jezabel. E agora? Poderia ter confiado em Deus, como confiara outras vezes. No entanto, como ele é semelhante a nós, fugiu de Jezabel.

1)    Sintomas da depressa em Elias.

Solidão: v.3: “...ali deixou o moço em Berseba. É bastante comum o deprimido procurar a solidão. Esconde-se dos amigos, dos irmãos da igreja e até mesmo, dos familiares. 


Suicídio: “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.

Perda de apetite: “Levante-te e come”, disse-lhe o anjo. A perda do apetite faz parte do procedimento autodestrutivo do deprimido.

Sono ou  insônia: Ou a pessoa não consegue dormir ou dorme sem parar “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho” (v.7), como no caso de Elias.


Autocomiseração: “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (v.4). V.10: “...e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida”. A autocomiseração é uma emoção inútil. Ela vai mentir para você. Vai exagerar. Vai cultivar a “mentalidade de vítima” em sua cabeça.


Conclusão:
 Elias vai até o Horebe, a montanha de Deus. E lá, sente um forte vento mas Deus não estava no vento; um terremoto, Deus não estava no terremoto; um fogo passa pela caverna mas Deus não estava no fogo.


Em seguida veio “um cicio tranquilo e suave”; era Deus. Deus diz ao profeta: “Que fazer aqui?” (9,13). Ou, “o que você está fazendo com sua vida?”. Não te coloquei nessa caverna, você que entrou nesse estado depressivo. SAIA DA CAVERNA.


Vai e profeta a Hazael, será o próximo rei da Síria.

Vai e profeta a Jeú, seria rei de Israel...

E unge, Eliseu, profeta em sua lugar.

É ISSO, PRECISAMOS SAIR DO NOSSO CASULO E ARREGAÇAR AS MANGAS E FAZER A VONTADE DO NOSSO PAI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário