domingo, 28 de agosto de 2016

Conhecendo a largura, comprimento, profundidade e a altura do AMOR DE DEUS. Ef 3


Introdução:
Alguns pensam que o apostolo estava usando essas palavras referindo-se a conceitos filosóficos, para evocar a universalidade do AMOR DE DEUS.

Outros, baseado em Efésios 2, onde temos o termo “templo santo do Senhor”, evocando a figura de um edifício onde Deus fez sua habitação.

Enfim, Paulo quer que reflitamos na dimensão do amor de Deus:
“Se os mares todos fossem tintas,
E o céu sem fim, fosse papeis,
Se as aves todas fossem penas
E os homens todos escrivães
Nem mesmo assim, o amor de Deus seria descrito em seu fulgor”.

1)    Largura.
O livro de apocalipse fala da largueza do amor de Deus, largueza que é definida no numero de salvos.

Apocalipse 5:9: “E eles cantavam um cântico novo: Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua e nação”


Apocalipse 7: 13-14: “Então um dos anciãos me indagou: quem são e de onde vieram estes que estão vestidos com túnicas brancas? E eu lhe respondi: Ô meu Senhor, tu o sabes. Então ele afirmou: estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do cordeiro”.

Os judeus jamais puderam se aperceber do “mistério” e que aparece no Novo Testamento 27 vezes e significa segredo, que é:
“...por intermédio do Evangelho, os gentios são igualmente herdeiros com Israel, membro do mesmo CORPO e coparticipantes da Promessa em Cristo Jesus”.Ef 3.6

E, VEREMOS NAQUELA DIA, A PLENITUDE DOS GENTIOS, A PLENITUDE DE ISRAEL, TODOS, DIANTE DO CORDEIRO DE DEUS.

2)    COMPRIMENTO.
EM Jeremias 31.3, temos a dimensão do comprimento do amor de Deus: “COM AMOR ETERNO TE AMEI, COM BENIGNIDADE TE ATRAI”.


Em apocalipse 13.8 “...o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo”. Vejam o tamanho do amor de Deus pela humanidade, João 3.16, sua atemporalidade. Antes de existirmos, de nascermos, Deus já havia dado o filho dEle por nós.

Olha a parábola do filho pródigo: Um filho que deixa a casa do pai e vai se chafurdar nos pecados mais grosseiros do mundo. E, o Pai, todos os dias esperava pela volta do filho, todos os dias. Assim, é Deus para conosco, todos os dias, nos espera com seu amor, invariável.

3)    PROFUNDIDADE.
O QUE JESUS FEZ? “o qual tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, MAS, pelo contrário, ESVAZIOU-SE a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. Fl 2.6-8.

Ele se esvaziou, tornou-se homem. Para quê? Por nós. Seres humanos!!!
Aí pergunto: quem somos nós? Pecadores!

Isaias 53.6: “em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes, cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós”.

Romanos 3.23: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Salmo 51.5: Em pecado concebeu minha mão e em iniquidade fui formado.

4)    ALTURA.
Se relaciona as bênçãos da salvação: novo nascimento, batismo com Espírito Santo, fazer parte do corpo de Cristo, “estar nas regiões celestiais”, etc

Além disso, fala do novo corpo, que receberemos no céu. Um corpo incorruptivel, imortal e viveremos de eternidade a eternidade com o Senhor nos ares.


ESSA É A LARGUEZA, COMPRIMENTO, PROFUNDIDADE E A ALTURA DO AMOR DE DEUS!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário