sábado, 15 de março de 2014

Conselho aos jovens: o amor cristão.


Alguns dados:

52% dos jovens crentes transam antes do casamento ( a idade média da primeira relação é de 15 anos).

17% das adolescentes acabam engravidando. O resultado disso tudo é filho sem pai, mãe sem estudos, pai sem emprego. Filho criado por avós, filho sem lugar no mundo.
Vários tipos de Amor.

Amor Altruísta.

É um amor capaz de se dar, de pensar no outro e nos outros, acima de si mesmo, se necessário; um amor capaz de buscar o bem do outro e de si mesmo. Amor egoísta: é acompanhado de insegurança, de temores, de ressentimento, de ciúmes descabidos e violentos

Responsável versus volúvel.
É um amor estável, normalmente duradouro, que não está baseado apenas nos sentimentos, mas na capacidade que a pessoa tenha de responder pelas conseqüências psicológicas, emocionais e sociais de uma ligação.

 Exemplo de amor não responsável: Sansão. Que arruinou sua própria vida e a de seu povo, por causa de Dalila. O amor responsável não se dá à revelia da vontade; ao contrário, acontece sob o controle da vontade. O que não tem controle da vontade e da razão não é esse amor de que estamos falando: é paixão.

A cultura dos nossos dias diz: aproveite bobo, senão acaba! Não se negue a nada! Afinal, você merece! Se você não transar agora, atrofia! Coisa que a gente não usa, atrofia, ou vira “encucação”. Na hora que você quiser, pode ser tarde. Deixe os outros para lá. Eles que se lixem. Eles cuidaram da suas vidas, quando foi a vez deles, não foi? Agora querem se meter na sua?! Nada a ver!

Amor Espiritual.
Compartilhar sonhos, ideais, compromissos, projetos de vida, atitudes em relação à vida, à amizade. O amor espiritual conversa muito: os sentimentos, os pensamentos, os sonhos, os medos, as alegrias, as frustrações, a história da vida. O amor espiritual busca afinidades e buscar conhecer as “desafinidades”.

Amor verdadeiro.
Uma verdade que se expõe, que se busca, que revela o íntimo, que conta as histórias da vida, que inclui os parentes como parte dessa história (ao invés de escondê-los) e sua igreja.

Quanto jovem se entregando sexualmente a estranhos! Quanta gente carente se casando com estranhos porque não prestaram atenção neste aspecto do amor, ou porque acham que o sexo é mais importante que essa verdade do relacionamento. Quanta gente se divorciando!




Nenhum comentário:

Postar um comentário