sábado, 1 de fevereiro de 2025

 Quem pode sentar-se à mesa? Lv 21.16-20 


 Introdução

 No Antigo Testamento Deus levantou os filhos de Levi para oficiar no tabernáculo. Eles eram responsáveis pelos elementos do culto e todo sacrifício oferecido a Deus. Os sacerdotes não podiam ter defeitos físicos, não podiam ter imperfeição, mas tinham que ser saudáveis. Hoje, não existe o sacerdócio de Levi, porque em Cristo, todos somos sacerdotes, todos podemos oferecer sacrifícios ao nosso Deus. E diante do texto lido, quem pode sentar-se à mesa?

 1)    Quem pode?

Não serve aquele que é cego

 O cego é aquele que não tem visão do reino de Deus. Para sentar à mesa, tem que ter visão. Jesus disse para os discípulos: “Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (Jo 4.35). Sim, no reino de Deus, temos que olhar os que estão se perdendo. Até 1970, as pessoas pensavam em ganhar outras para Cristo. Depois de 1970, houve forte ênfase em ganhar a família para Cristo. Depois de 1990, a ênfase passou a ganhar a cidade para Cristo. William Carey afirmava: “...precisamos sonhar grandes sonhos para Deus”.

 Não serve aquele é coxo

 O coxo não anda, é aquele que se arrasta. O coxo é aquele que tem pernas, mas elas não suportam o peso do corpo. Então, ele se arrasta. O crente não pode arrastar-se. Precisamos trabalhar, precisamos ficar de pé, fazer a obra do Senhor enquanto é dia. Jesus disse: “As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja”. Sim, temos que levantar a cabeça, nos colocar de pés, porque Jesus está conosco.


 Não serve aquele que tem o rosto mutilado ou desfigurado.

 Aquele que tem o rosto mutilado não serve, porque tem duas caras. A igreja não pode crescer quanto seus obreiros, seus crentes, tem duas caras e usam máscaras. Não basta se santo na igreja, e ser rude em casa. Não basta ser santo na igreja e ter mal testemunho no trabalho. Não basta ser santo na igreja e não ter testemunho na escola, na faculdade, etc. Ou você é, ou você não é. Mas, ter o rosto mutilado ou desfigurado não serve para sentar-se á mesa.


 Não serve aquele que é desproporcional

 Como assim? Sim, desproporcionalidade. Há muitas desproporções no meio do povo de Deus. Tem gente que sabe muito e faz pouco para o reino de Deus. Tem gente com chamada de Deus, vocação de Deus, mas está parado, estagnado. Tem gente cheio do fogo, cheio do reteté, mas tem preguiça de ler a bíblia, tem dificuldade de ler livros, de preparar uma mensagem nova. Tem gente que faz tempo que está em nosso meio, mas ainda se alimenta de lei; era pra estar comendo uma comida forte, robusta. E tem gente que por qualquer motivo já quer parar, desanimar, desistir da caminha cristã.

 No livro de Ezequiel temos os quatros seres viventes, querubins e tem quatro rostos: leão, boi, homem e águia. No novo testamento, nos quatro evangelhos, temos essas representações de Jesus: em Mateus, Jesus é o leão que está rugindo, ele ensina com autoridade e expulsa demônios. Em Marcos, Jesus tem o rosto de boi, ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por muitos. Em Lucas, Jesus tem o rosto de homem, ele chora, ele ri, ele se compadece, ele se identifica. E, por fim, em João, Jesus é a águia que voa nas alturas. Ele é o filho de Deus, ele veio da gloria. Jesus não era desproporcional, era inteiro.


 Não serve quem tem o pé quebrado e mão quebrada.

 Quem tem o pé quebrado vive caindo, nunca está de pé. O pé quebrado não te deixa firme, está sempre caindo, escorregando. A vida cristã é uma caminhada, é uma corrida, estamos olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Pé quebrado vive caindo nos mesmos pecados, envergonhando o evangelho.

 Quem tem mão quebrada não pode realizar a obra de Deus. Aquele que tem a mão quebrada não pode impor as mãos sobre os enfermos, não podem colocar as mãos sobre os endemoninhados; não pode chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Quem tem mão quebrada não consegue abraçar, socorrer e ajudar. Quem tem mão quebrada é egoísta, não consegue dividir, não consegue ser generoso, não consegue dizimar, ofertar na obra de Deus. Somente pensa nele.


 Não serve aquele que é corcunda.

 O corcunda é profundamente pessimista. O corcunda anda olhando para baixo. O professor perguntou a um menino: o que é um pessimista? O menino respondeu: “Um pessimista é uma pessoa que vive olhando para o pé”. Não podemos ser pessimistas, desanimados, só olhando os gigantes e fugindo deles. Gente corcunda não pode ajudar a igreja crescer; gente corcunda não consegue olhar para o céu; somente olha para as dificuldades. Deus disse a Abraão: “Sai da tua tenda e conta as estrelas: uma, duas, mil, milhões...assim será a sua descendência”.


 Não serve aquele que é anão

 Anão é aquele que para de crescer. Nos precisamos crescer, não podemos estagnar. O apostolo Pedro recomendou em sua segunda epistola: “crescei na graça e no conhecimento...”. Não é somente na graça, na oração, no poder, mas também no conhecimento. O anão não quer crescer, estagnou. Mas quem quer sentar-se a mesa tem que crescer, crescer na graça, no conhecimento, na sabedoria, na unção, nos dons espirituais, na leitura da Bíblia, etc.


 Não serve aquele que tem belida nos olhos

 Ele não consegue enxergar perfeitamente. Jesus conta a história do cego de Betsaida; na cura dele, Jesus tirou-o fora da aldeia e cuspiu em suas mãos e passou nos olhos do cego. E lhe perguntou: “Vês alguma coisa? Ele respondeu: “Vejo pessoas, mas elas se parecem com arvores caminhando” (Mc 8.24). Então, Jesus lhe toca pela segunda vez e foi curado e viu tudo perfeitamente.

 Não serve aquele que tem sarna

 Sarna é aquela coceira chata, que perturba, não deixa a gente dormir. A sarna tira nossa atenção, tem gente que vive coçando na hora do louvor, que vive coçando o tempo todo no celular, vive coçando o tempo todo no banheiro, vive coçando o tempo todo no bebedouro da igreja, vive coçando o tempo todo em conversinhas pelo corredor da igreja...e quando chega a pregação parece que a coceira aumenta....

 Não serve aquele que tem impigem

 Impigem é uma mancha. A igreja não pode crescer quando os crentes tem uma impigem, uma mancha na vida, no caráter, na conduta. Mancha é aquilo que tentamos esconder dos outros. É coisa feia. Namã era um herói, mas leproso, tinha marcas feias na pele. É necessário confessar nossos pecados...


 Conclusão

Não serve aquele que tem testículo quebrado

 Que tem testículo quebrado não pode gerar filhos, não pode fecundar, não pode reproduzir, não pode ter filhos. Somos chamados para gerar filhos espirituais, somos chamados para nos mover no reino de Deus.