Quem é o Senhor? Yahweh ou Faraó? Êxodo 5
Introdução: Quando o comunismo “quase” engoliu a igreja na Romênia.
Esse pais viveu longos anos debaixo de um regime socialista de Nicolau Ceausescu
e Helena, sua mulher. Houve uma perseguição ao cristianismo, perseguição
politica e miséria econômica. O governo usava meninas, adolescentes para se
prostituirem. Mas, Deus usou seu povo para acabar com essa opressão, a partir
de 15 de dezembro de 1889. O governo perseguiu o pastor de uma pequena igreja de oitenta membros e todos se uniram
para proteger o pastor da igreja. Os soldados começaram então a fuzilar os
crentes. Uma moça da Assembleia de Deus, saiu correndo gritando pelas ruas “Deus existe, Deus
existe, Liberdade e liberdade”. E, em 25 de dezembro de 1889 o governo
socialista caiu, foram mortos pela população do país.
1) Deus ou Faraó
No começo do capitulo 5, lemos: “Assim diz Yahweh, o Senhor, Deus de Israel: deixa meu povo partir, para que possam celebrar uma festa em meu louvor, no deserto” (Ex 5.1). E o Faraó responde: “Quem é Yahweh para que ouça a sua voz e deixe Israel partir? Não conheço Yahweh, tampouco permitirei que os israelitas siam de minha terra” (Ex 5.2).
“Senhor” é Yahweh ou adonai, mais tarde no século VI Jeová, revelado por Ele a Moisés no terceiro capitulo, v.14. O Faraó está dizendo: “Quem é esse Yahweh? Nunca ouvi falar dele. Por que deveria obedecer-lhe?” Faraó era considerado um deus no Egito. Era adorado. Estruturas e estatuas colossais com seu nome se elevavam no céu azul do Egito. A vida e a morte dependiam do seu estalar de dedos.
O Faraó pergunta: “Quem é o Senhor?” as pragas e o Êxodo são
a resposta de Deus, aliás, Faraó não indagou! Deus envia, para mostrar que Ele
é o Senhor, dez pragas, tira a vida de todos os primogênitos do Egito e abre o
Mar Vermelho e afim de declarar: “Eis quem sou. Eis o que posso fazer. Sou o
Senhor. Sou o Senhor do Egito – e até mesmo de você, Faraó”. A expressão “Eu
sou o Senhor” aparece diversas vezes: (Ex 6.2,6,8,29; 7.5,17;10.2; 12.12; 14.4;
15.26; 20.2; 29.46; 31.13).
A pergunta de Faraó é: “Quem é o Senhor para eu lhe obedeça”.
De modo enfático e repetido, Deus responde: “EU SOU O SENHOR” é uma declaração
do controle de Deus sobre os seres humanos, a natureza, a história e outros “deuses”
– e uma declaração de que é loucura se rebelar.
Êxodo 7.5 afirma que o Êxodo será uma revelação para o Egito:
“E os egípcios saberão que eu sou o
Senhor, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas”.
Em Exôdo 9.15,16 vai ainda mais longe: “Porque
eu poderia ter estendido a mão, ferido você e seu povo com uma praga que o
teria eliminado da terra”. Em outras palavras, “eu poderia ter agido de
modo muito mais fácil para mim e muito mais rápido para meu povo”. “Mas”, ele prossegue,
“eu levantei com este proposito: mostrar-lhe meu poder e fazer que meu nome
seja proclamado em toda terra”. Ou seja, toda terra saberá que existe um só
Senhor.
Também, para o povo de Deus. Veja: “Suponhamos que eu vá aos
israelitas e lhes diga: O Deus de seus pais me enviou a vocês, e se eles
perguntarem: Qual é o nome dEle? Que lhes direi?” (Ex 3.13). Uma vez que, na
Bíblia, o nome de uma pessoa representa a pessoa, “Qual é o nome dele!”, é uma
forma de perguntar: “Quem é esse Deus? Ele é digno de confiança? Ao que parece, esses quatrocentos anos fizeram o
povo de Deus se esquecer de Deus. Para eles, Deus não significa coisa alguma.
Então, diante das duvidas de Moises (Ex 5.22-23), Deus reponde: “Agora você verá
o que farei a Faraó” (Ex 6.1). “Voce verá”. É um ato de revelação para Moisés e
para o povo escravizado por Faraó.
2)
Dificuldades
no caminho
A principio, Moisés e Arão são bem recebidos por Israel (Ex 4.29-31). Todos se empolgam com que Deus fará. Em vez de as coisas melhorarem, porém, ficam mais difíceis. Moisés e Arão vão ao Faraó e lhe dizem para deixar os israelitas realizarem uma festa no deserto (Ex 5.1). O Faraó diz não! Moisés e Arão parecem surpresos com essa resposta. Então, Faraó torna a tarefa do povo mais difícil. Agora, o povo tem que juntar a palha para os tijolos e, ainda assim, manter a cota de produção (Ex 5.6-9).
3)
A
quem servimos?
No versículo 9, Faraó retrata Deus como um mentiroso. Deus
prometeu libertação, mas Faraó declara que essa é uma esperança falsa. Ele diz:
“tornem o trabalho mais pesado, para que cumpram suas tarefas e não deem atenção a mentiras”. De acordo com
Faraó, a mensagem de que Deus libertará o seu povo é mentira. É mentira porque
Faraó reina sobre o Egito. Esse é seu império, e sua Palavra é lei. Quem é o
Senhor comparado com o poderoso Faraó?
No inicio do capitulo, Moisés e Arão disseram ao Faraó: “Assim
diz o Senhor, o Deus de Israel: deixa meu povo ir” (Ex 5.1). Em Êxodo 5.10, os
feitores e capatazes vão ao povo e dizem: “Assim diz o Faraó”. Portanto, “Assim
diz o Senhor” e “Assim diz o Faraó” são apresentados em oposição, como
potestades com o mesmo poder. Deus diz aos israelitas precisam descansar mais
(adoração no deserto), enquanto que Faraó diz que os israelitas precisam
trabalhar mais. Deus diz: precisar adorar mais. Faraó diz: precisam trabalhar
mais.
Em nossa língua, temos algo semelhante no termo “serviço”. Servir tem o sentido de trabalhar, mas também de prestar culto a Deus. Portanto, “trabalho” em Exodo 5.9, 11 (palha e tijolos), “cumpram suas tarefas” e “servos” nos versículos 15 e 16 correspondem. Ao mesmo tempo que “culto” em Êxodo 4.23: “Deixe meu filho ir, para que me sirva/preste culto”. A questão é: a quem serviremos?
Conclusão:
“Sei que o rei do Egito não os deixará ir, a não ser que uma
poderosa mão o force” (Ex 3.19). Então, se você não conhece o Senhor, não confiará
nele quando não for capaz de entender o que ele está fazendo e quando os planos
dele não correspondem aos seus. Em vez disso se queixará.
“Que o Senhor olhe para vocês e os julgue! Você nos tornaram
odiosos para Faraó e seus oficiais e puseram nas mãos deles uma espada para que
nos matem” (Ex 5.21). capatazes se queixando...
E o próprio Moisés se queixa para Deus: “Porque maltrataste
este povo? Por que me enviaste? Desde que me dirigi ao Faraó para falar em teu
nome, ele tem maltratado este povo, e tu de modo algum libertaste teu povo” (Ex
5.22-23).
A demora no cumprimento das promessas de Deus revela o
coração do seu povo. Quando lhe foram prometidas as bênçãos ficaram empolgados.
Mas, “quando se viram em dificuldade”, começaram a se queixar de Deus (v.19). A
demora os prova; suas queixas mostram que eles também não conhecem o Senhor.
As circunstancias adversas revelam as verdadeiras afeições de seu coração, mostram que você ama as bênçãos de Cristo mais do ama a Cristo. Só confia nele quando ele lhe dá o que você quer. Mas não confia nele quando vem as dificuldades, o que significa que, nas verdade, não confia nele em momento algum.
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