terça-feira, 5 de fevereiro de 2019


Uma visão sublime Ap. 1:7-16


Introdução: 
“Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim, Amém” (v.7).

“O tempo está próximo” (v.3). A vinda de Cristo está diante de nossos olhos. Ele aparecerá para estabelecer seu reino. Virá acompanhado por seus santos, que estão vestidos de linho fino e puro (Ap. 19.8,14). Estes são a “nuvem de testemunhas” (Hb 12.1), todos os crentes em Cristo! “E todo olho o verá”, “ele virá com PODER E GRANDE GLÓRIA” (Mt 24.30).

Um casal deitou-se para dormir. Ao reclinar a cabeça nos travesseiros, o relógio do avô começou a tocar no andar de baixo. Dez horas! Onze horas! Doze horas! Quartoze horas! Quinze horas! Ouvindo todas as batidas, o marido levantou sua cabeça assustado. Sua esposa voltou-se para ele, e perguntou: “Querido, que horas são?” Ele respondeu: “Eu não sei, mas, é tão tarde como nunca” (Rm 13.11-12).

1)    Eu fui arrebatado (v.10)
O apostolo João está em Patmos, separado dos irmãos em Cristo, não tendo comida suficiente, precariamente vestido, dormindo numa caverna fria, escura e solitária. Estava sob o domínio de severos feitores. Então, no dia do Senhor, ouviu “uma voz, como de trombeta (v.10)”. A trombeta sempre foi um instrumento de poder.

Primeiro, a trombeta era usada para sinalizar a presença de Deus. Avisava o povo de que Ele estava presente, fazendo-os estremecer (Ex 20.18). Segundo, a trombeta era usada para convocar o povo de Deus para a guerra, ou usada para cessar a guerra (2 Sm 2.28). Terceiro, a trombeta era usada para chamar o povo a adoração (Ap 1.17-20). Em apocalipse 4.1, João é levado ao céu com a voz de trombeta e adorar a majestade divina. 

2)    A Visão (1.12-16)
a)     Sua presença suprema: “E virei para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro, e no meio dos sete castiçais um semelhante ao filho do homem” (vs. 12,13). 

Ao ouvir a voz como trombeta, João virou-se e viu sete castiçais de ouro. Os castiçais eram colocados no canto do aposento com uma pequena lamparina sobre si. O objetivo era manter a lamparina suspensa no lugar mais alto do aposento. Os sete castiçais são as sete igrejas (Ap 1.20). Somos o suporte da luz de Cristo nesse mundo que jaz em escuridão. Eles são feitos de ouro, o metal mais precioso e caro. O ouro representa o grande valor da igreja. Jesus derramou seu preciosíssimo sangue para resgatar a igreja. Um preço superior ao de ouro e prata (1 Pe 1.18,19).


No meio dos sete castiçais, João vê a figura de um homem. Não um homem qualquer, mas o filho do homem. O profeta Daniel viu o Filho do homem vindo para governar o mundo com soberana autoridade: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; e o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído’ (Dn 7.13-14).

b)    Suas vestes soberanas
“...vestido até os pés de um vestido comprido, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro” (v.13).

 Na visão de Isaias que teve de Jesus glorificado, as orlas de seu vestido enchiam o templo (Is 6.1). No Antigo Testamento, o vestido longo era usado por líderes de alto posto, como o Sumo Sacerdote (Ex 25.28), o rei (1 Sm 24.5), ou juiz (Ez 9.1-11). Jesus é profeta, sacerdote e juiz e rei para suas igrejas. Como profeta, fala por Deus; como sumo sacerdote, intercede por nós diante de Deus; como rei, governa por Deus; como juiz, preside todas as coisas.

c)     Seu caráter puro
“e a sua cabeça  eram brancos como lã branca, como a neve...” (v.14).
Este branco é o símbolo da absoluta pureza e santidade de Cristo. Santidade significa separação. Vem de uma raiz semítica que significa cortar. Algo era cortado pela metade, e as partes, apartadas entrei si. Significa que Cristo é separado de todos os homens, ele está sobre nós. É o mais elevado dos seres, majestoso, grandioso e transcendente. É, santidade que Cristo requer da sua igreja. Precisamos estar separado do mundo, não podermos ser como o mundo (1 Pe 1.15-16).


d)    Seu olhar é profundo
“...e os seus olhos como chama de fogo” (v.14).
Ele enxerga tudo. Vê os lugares mais profundos e secretos de cada igreja. Nada lhe está oculto. E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hb 4.13).



“Porque Deus conhece todas as coisas perfeitamente. Não conhece uma coisa melhor que a outra. Todas as coisas lhe são bem conhecidas. Nunca descobre alguma coisa, nem fica surpreso ou maravilhado. Nunca o surpreende” A.W. Tozer
Não há esconderijos. Mesmo as trevas não lhe são escuras (Sl 139.12). Todos os fios de nossa cabeça estão contados (Lc 12.7). Jesus conhece nossos pensamentos (Lc 6.8) e corações (Jo 2.25). Ele Lê a nossa correspondência sem ter de abrir o envelope. Ele diz à igreja em Éfeso: “eu sei as tuas obras” (Ap 2.2); a igreja de Esmirna, ele observa: “Eu sei tuas tribulações” (Ap 2.9); a Pérgamo: “Eu sei onde habitas” (Ap 2.13); Da mesma forma às igrejas em Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia: “Eu sei as tuas obras” (Ap 2.19, 3.1,8, 15).

E) Seu juízo final
“E os seus pés, semelhante a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha” (v.15) 


Na Biblia o bronze simboliza julgamento. No tabernáculo , a mobília associada ao pecado era de bronze. Moisés levantou a serpente de bronze no deserto. Os pés de latão de Jesus mostram que Ele está de pé, julgado nossos pecados. A Éfeso Jesus diz: “Tenho, porém,  contra ti que deixaste o primeiro amor” (Ap 2.4). A Pérgamo assevera: “Mas mas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, e dos Nicolaítas” (Ap 2.14-15). A Tiatira, deixa bem claro: “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel” (Ap 2.20). A Sardes  declara: “...estas morto” (Ap 3.1). E a Laodicéia, alerta: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente....és morno” (Ap 3.15,16). Pedro nos diz que o julgamento começara pela casa de Deus (1 Pe 4.17).

Conclusão:
“E a sua voz de muitas águas”.  Quando ele fala abafa t toda voz humana. Jesus ordena a Éfeso: “Lembra-te, pois donde caíste, e arrepende-te” (Ap 2.5). A Tiatira: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se arrependeu” (Ap 2.21). A Sardes: “Lembre-se pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te”(Ap 3.3). A Laodiceia: “Aconselho-te que de mim compre ouro, e vestido branco...e que unjas teus olhos com colírio...sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap 3.18-19). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário