terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O Juízo Final – Ap. 20:11-15


Introdução: o que é mais importante nos dias atuais? O teu serviço? A tua família? Os teus sonhos? O que lhe deixa sem sono? Pensamos em inúmeras coisas, mas o que é de interesse eterno, não nos suscita pensamentos. Como é o caso desse texto de Apocalipse 21, que se refere ao juízo final: em que todos nós estaremos nus diante do Cordeiro de Deus.

1)    O contexto.
O texto do apocalipse inicia “Então”, no grego é E. João quer nos apontar para o que vem antes. E o que vem antes, v.10, é que o diabo de uma vez por todas foi derrotado. Antes de aparecer Novos Céus e Nova Terra, é necessário que o inimigo seja erradicado totalmente, absolutamente e é isso que percebemos no texto. Então, depois de derrubar o diabo, Deus se volta para outro inimigo, o homem! Ou seja, antes que a criação possa ser trazida a renovação, santidade e retidão, deve haver um julgamento, e depois desse julgamento a maior parte serão arrastadas ao inferno por um único propósito, para abrir caminho para o que Deus deseja fazer em seu Filho Jesus Cristo.

“Uma grande discussão está ocorrendo e voce ouve como se fosse uma mosca na parede, Deus dizendo: Antes que possamos trazer novos céus e nova terra, precisamos livrar a criação do vil, do ser desprezível que contaminou tudo isso. E essas palavras te causam grande temor, e inesperadamente, você ouve o teu nome. Ele está falando de você”.

2)    O trono branco: “Eu vi um grande trono branco...”. 

Uma das maiores necessidades para mim e para você é ver um trono. Isaias precisava ver um trono (Is 6.1). Ezequiel tinha necessidade de ver um trono; Jeremias tinha necessidade de ver um trono. Voce tem necessidade de ver um trono? Voce precisa ver o trono, principalmente quando estiver pensando em fazer as coisas do seu próprio jeito. E, até mesmo quando estiver fazendo as coisas dentro da vontade de Deus e tudo vem contra você.


Esse trono no qual Deus está assentado é o trono do julgamento. Em Romanos 14.10 ele é chamado de “trono do julgamento de Deus”. Em 2 Corintios capitulo 5.10 é chamado de “trono do julgamento de Cristo”. É um grande trono (mega), significa algo grande. No escabelo desse trono, é a terra toda (Is 66.1).

João também nos fala sobre um numero infinito de gente diante do trono de Deus. Um mar, oceano de homens, tão longe quanto os olhos podem alcançar. João, no entanto, não viu o rosto de ninguém.  Porque o que está assentado sobre o trono é tão grande que faz todos os mais desaparecer (Dn 4.34,35).

Esse trono que vai julgar a humanidade é branco, sem mácula, sem defeito. O brilho da brancura reluzente da justiça de Deus que nem os anjos podem parar diante dela sem cobrirem-se.  Nesse dia, acordos não serão feitos conosco, seremos julgados pelo puro, branco, quente, Santo, caráter de Deus.

O trono do capítulo e o trono do capitulo 4, de apocalipse. Primeiro, no capitulo 4, há algo vagamente dizendo sobre o aparecimento daquele no trono. Mas aqui você não tem a aparência no todo. Por quê? Não há nada aqui descrevendo sobre Deus ou falando das suas obras. “O maior julgamento que pode recair sobre um povo é quando Deus remove a revelação de Si mesmo deles”.

Segundo, não há arco-íris nesse trono. No trono do capítulo 4 há um arco-íris. Não há arco-íris aqui. Um arco-iris representa a aliança de Deus, as promessas de Deus. E o que isso diz a nós? Durante todo dia eu tenho estendido minhas mãos a um povo (Is 55), fazendo-lhes promessas, tudo pelo meu Filho, venham. Mas nós, temos rejeitado as promessas de Deus.

Terceiro, não há tronos menores. Em apocalipse 4, temos tronos menores. Ou seja, o julgamento é comigo.

Quarto, no capítulo 4, temos anjos e coro angelical enquanto que no capítulo 20, não há canto de alegria, nem uma voz de satisfação para ser ouvida: nenhuma palavra de encorajamento, nenhuma voz de satisfação para ser ouvida. NÃO HAVERÁ NADA PARA OUVIR EXCETO O SILENCIO DO MARTELO BATER, JULGADO.

Quinto, E, também não haverás trovões e relâmpagos. Trovões e relâmpagos eram avisos de Deus à humanidade perdida, chamando-a para o arrependimento. “Cada trovão e cada relâmpago na pregação era Deus, nos dizendo, é real, vai acontecer”.
Sexta, também não há sete tochas representando o Espírito de Deus. O Espírito Santo é único meio pelo qual o homem pode ser salvo. Mas aqui, no dia do julgamento, o Espírito Santo, se foi.

3)    De cuja presença fugiu a terra e o céu.
A palavra fugiu vem do grego e significa “fugir para longe ou procurar segurança voando”. ESTE TRONO TEM UM TERRÍVEL OCUPANTE. Não há nome, nem imagem, nem forma: mas simplesmente uma terrível, misteriosa, e composta presença a qual pode ser nada menos do que a única, indescritível, Eterna Divindade. Não há nada senão a nua presença da onipotência tão terrível que toda terra e céus parece fugir diante dEle (Sl 75.2, Sl 97.5).

Imagine que nós estamos sendo levados, jovens, idosos, à sala do trono de Deus. Estamos sendo levados e não conseguimos deter nossos passos, caminhamos sem conseguir parar. Enquanto isso, você vê os céus e a terra correndo em outra direção, gritando: “Fuja, fuja da ira de Deus. Fuja do que está assentado no trono. Quem pode contemplar a sua presença? Os rios secam diante dEle e as montanhas derretem”.  Enquanto caminha nessa grande sala, você vê tudo nesse mundo que não é eterno, passando por você na direção oposta, em direção à destruição (1 Jo 2.17). A expressão “o mundo passa”, pode ser traduzida por “está sendo empurrado para fora”.

4)    “vi também os mortos, os grandes e os pequenos”.
“Eu vi os (nek-ros)”. Isso é horrorizante. Eu vi os mortos. Ele os chama por um nome, os mortos. “Os grandes e o pequeno, os grandes pecadores e os pequenos pecadores, governantes, escravos, nobres, os instruídos e os ignorantes, os refinados e os vulgares, os civilizados e os bárbaros, imperadores e mendigos, todos da mesma forma, estão lá” (Sl 62.9). Importante, nós fomos avisados sobre esse dia (Am 4.12; Lc 12.4-5).


Conclusão: “os céus mantém registro de todos os feitos dos homens e de todos os pensamentos e sentimentos pelas quais eles agem. Muitos homens já viveram e morreram dos quais o mundo nada sabe mas as vidas que viveram,  os feitos que fizeram, os pensamentos e temperamentos que elas alimentaram, ainda permanecem escritos onde sua memória não pode perecer. Não há ser humano que já respirou o ar da atmosfera cuja carreira não é rastreada em tempo integral nos livros da eternidade. “Oh Homem, Oh mulher, sejam quem for você, sua biografia está escrita, uma inerrante mão gravou cada item com cada coisa secreta. Não há um pensamento ruim, um agir mau, uma cena de erro em toda a sua história, uma trapaça, uma conversa suja, um sentimento mau que já procurou entreter seu coração, mas está lá descrito em mão destemida, pelo seu verdadeiro nome, e anotado na sua descrição, para serem trazidos para fora para os assentamentos finais. Se não estiver limpo, apagado pela fé no sangue de Jesus antes de sua vida presente terminar, como o seu caso irá se manter quando os livros forem abertos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário