A igreja selada e perseguida e a sétima trombeta (Ap.
11:1-19).
Introdução: Vimos no capítulo 10 sobre o anjo
forte com o livrinho na mão e como João recebeu ordem de comer o livro e depois
profetizar. A igreja precisa interiorizar a Palavra, comê-la e proclamá-la.
Essa palavra é doce e também é amarga. Doce para quem a proclama, amarga para
quem a rejeita. Ela traz vida e também juízo.
1) A igreja é representada pelo santuário de Deus sendo medido
(Ap. 11:12).
Ø O que representa esse santuário? Simboliza a igreja verdadeira, ou
seja, todas as pessoas salvas, todos os verdadeiros filhos de Deus que o adoram
em espírito e em verdade.
Ø Esses que são medidos são os
verdadeiros adoradores, o verdadeiro Israel de Deus, a verdadeira igreja em contraste
com os gentios, aqueles que permanecem na sua impiedade, e vão perseguir a
igreja e adorar o anticristo.
Ø O que simbolizam esses quarenta e dois meses
(1260 dias)? Esse período não é literal. Ele fala da perseguição do mundo
durante todo o período da igreja, da primeira à segunda vinda de Cristo.
Ø No livro de Apocalipse esse tempo representa: o tempo em que a
cidade santa é oprimida (Ap. 11:2), o tempo em que as duas testemunhas executam
o seu testemunho (Ap. 11:3), a mulher celestial, a igreja, será preservada no
deserto (Ap. 12:6,14), e o tempo em que a besta tem permissão para exercer sua
autoridade (Ap. 13:5). Esse é o período que Satanás exerce o seu poder no
mundo, especialmente nos últimos dias, com a atuação do anticristo.
2) A igreja é representada pelas duas testemunhas (Ap. 11:3-14).
Ø Quem são essas duas testemunhas? Uns entendem que elas falam de Enoque
e Elias. Alguns acreditam assim, em virtude de que esses foram os dois homens
que subiram para o céu sem experimentarem a morte. Outros, entendem que elas
falam de Moisés e Elias (Mt 17).
Ø Na verdade, João vê essas duas
testemunhas como características desses dois profetas. Elias é representado,
nos versos 5 e 6 e Moisés é representado no verso 6 b. Moisés e Elias (A lei e
os profetas) representam toda a igreja; essas duas testemunhas são o povo de
Deus na terra, a igreja de Deus no mundo, o povo de Deus entre as nações,
aqueles para quem o evangelho é doce em meio àqueles os quais o evangelho é
amargo.
Ø A Lei (Moises) é a revelação da verdade de Deus. Ele deseja que saibamos o
que é real. Há inteligibilidade na criação, e Deus a mostra para nós: nas
rochas e no clima, na imoralidade e no pensamento, na oração e no culto.
Ø A profecia (Elias) é a aplicação imediata da verdade na história corrente e
pessoal. A profecia se dirige à vontade, com um convite para participarmos da
vontade de Deus.
2.1) Duas testemunhas: agencia missionária na terra.
Ø Primeiro, as
duas testemunhas são duas oliveiras e dois candeeiros (Ap. 11:4). Estas duas
figuras são encontradas em Zacarias 4:1-7, referindo-se a Josué e Zorobabel que
anunciam a Palavra no poder do Espírito para restaurar Israel (Sl 52:8).
Ø Segundo, assim
como os missionários eram enviados de dois em dois, assim a igreja cumpre a sua
missão no mundo.
Ø Terceiro,
assim como o fogo do juízo e condenação saíram da boca de Jeremias (Jr 5.14),
devorando os inimigos de Deus, assim também a igreja anuncia os juízos de Deus
aos ímpios.
Ø Quarto, assim
como Elias orou e o céu fechou-se e Moisés recebeu autoridade para converter a água
em sangue, assim também quando o mundo rejeita a mensagem, ele se expõe ao
juízo de Deus. Somos perfumes de vida e aroma de morte para a morte (2 Co 2.15-16).
2.2) Cinco verdades solenes sobre a igreja.
Ø Em primeiro lugar, a igreja será indestrutível até cumprir cabalmente a
sua missão (Ap.
11:7). A igreja é provada, mas, não desamparada. As testemunhas são preservadas
até concluírem o seu testemunho. Sua VOCAÇÃO é adorar a Deus (santuário) e
PROCLAMAR a Palavra (testemunha). Satanás não pode deter o avanço da igreja (Mt
16:18).
Ø EM SEGUNDO LUGAR, a igreja será perseguida e sofrerá a morte (Ap. 11:7-9). O espírito do
anticristo sempre esteve no mundo (1 João 2:18-22). O anticristo vai fazer
guerra e os vencer (Ap. 13:7). Ele é o homem da iniqüidade (2 Ts 2:3-9). Ele vai
querer ser adorado como Deus (Ap. 13.8). bem próximo ao fim da história, haverá
uma terrível matança contra a igreja e ela dará todas as evidencias de estar
por baixo. Jesus disse que se esse tempo não fosse abreviado a igreja não
suportaria (Mt 24:11). A igreja sofrerá mas continuará indestrutível.
Ø Em terceiro lugar, a vitória do mundo sobre a igreja será
passageira e infundada (Ap. 11:8-11). Essa cidade é o mundo hostil a Deus e à igreja. O mundo
sempre teve a pretensão de destruir a igreja de Cristo. As perseguições desde o
começo visaram banir a igreja e calar a sua voz. Os homens ímpios odeiam a
Palavra de Deus. Exemplos na história: A Noite de São Bartolomeu (1572): 70.000
huguenotes morreram; Revolução Francesa (1789) e Revolução Russa (1917).
Ø “Há uma celebração festiva: Moises
morreu – não temos mais que nos lembrar do objetivo da criação. Elias morreu –
não precisamos mais pensar no destino que nos espera! Estamos livres para
explorar a terra, oprimir os inimigos, manipular os amigos, desfrutar de nossas
emoções e mimar nossos corpos”.
Ø Em quarto lugar, a ressurreição gloriosa da igreja (Ap. 11:11). Esses três dias e meio representam
um numero simbólicos. A igreja que experimentou a comunhão no sofrimento de
Cristo, agora experimenta o poder da sua ressurreição (1 Ts 4:16-17 e 1 Co
15:52).
Ø Em quinto lugar, o terror indescritível dos ímpios (Ap.
11:13-14). A alegria
do mundo transformar-se rapidamente em grande temor. A terra está tremendo. É o
mesmo quadro de apocalipse 6:12. Os ímpios são cobertos de terror.
CONCLUSÃO: João destaca quatro verdades: 1) um anuncio de vitória. O céu
prorrompe em vozes de exaltação a Cristo
(Ap. 11.15). Lembremos que a parousia aponta o fim das oportunidades, e não é
um dia, mas “dias” (Ap. 10:7).2) O reinado vitorioso e eterno de Deus e di seu
Cristo é proclamado pelos anjos (Ap. 11:15). 3) uma aclamação de louvor (Ap.
11:16-17). 4) a igreja anuncia as cenas do juízo final, onde as glórias da
igreja serão contrastadas com o tormento dos ímpios (Ap. 11:18).
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