Deus está assentado no trono,
aquietai-vos! Apocalipse 4
Introdução
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A Igreja de
Laodicéia tinha acabado de ouvir um dos sermões mais poderosos de toda a
história da pregação cristã (Ap 3:17). O pregador apresentou o convite: “Estou
a porta e bato”, e depois o apostolo conta...(AP 4:1). No começo de Apocalipse
aparecem as três portas mais importantes da vida: 1) a porta da oportunidade
(3:8); 2) a porta do coração humano (3:20); 3) a porta da revelação (4:1).
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A
palavra hebraica para “cultuar” tem origem em um verbo que exprime a atitude de reverenciar ajoelhado. Interessante
observar que a raiz da palavra grega adoração, proskuneo, se refere ao costume de “prostrar-se diante de alguém e
beijar-lhe os pés”, transmitindo a idéia de prestar homenagem. Adorar provém do latim adorare e exprime, por extensão do
sentido, o significado de “ter veneração por (algo ou alguém); ter grande
apreço por; reverenciar. Adorar nosso Deus, portanto, é atribuir apreço supremo
ao único digno de honra e louvor.
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No culto, Deus reúne seu povo e se coloca no centro: “O Senhor reina...” (Sl 93:1). A adoração
é um encontro que visa a levar nossa vida a ser centralizada em Deus para não
sermos destituídos de um ponto centralizador. Sem o culto, passamos a manipular e ser
manipulados. Pessoas que não adoram são levadas pela inquietação epidêmica do
mundo, sem direção firme ou objetivo que as sustente (Jr 3.22-23). As colinas
são um engano, assim como todo lugar casual ou pomposo em que as pessoas
procuram um centro fácil e instantâneo (Jr 17:12).
1)
Deus está assentado no trono do
universo (Ap.
4:2-7). Algumas verdades preciosas são destacadas neste texto:
1.1)
João viu um trono no céu (Ap. 4:2). O trono é um lugar de honra,
autoridade e julgamento. Das 67 passagens do Novo Testamento em que aparece a
palavra trono, 47 estão no livro de Apocalipse e 12 vezes só neste capítulo. A
palavra trono aparece em quase todos os capítulos de Apocalipse (exceto capítulos
9, 10, 15, 17 e 18).
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Todos
os detalhes estão orientados com vistas ao trono: SOBRE O TRONO, EM REDOR DO
TRONO, A PARTIR DO TRONO, DIANTE DO TRONO, NO MEIO DO TRONO. O trono é um símbolo
da soberania inabalável de Deus. O trono é o verdadeiro centro do universo. Esse
trono não está na terra, mas no céu.
1.2)
João viu o glorioso Deus assentado sobre
o Trono (Ap.
4:2). O que João descreve não é Deus
mesmo, mas o Seu fulgor, Seu esplendor, porque a Ele não se pode descrever (Ex
20:4).
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João
descreve a Deus como um ser absolutamente misterioso, único, singular, ou
totalmente outro. João diz que Ele é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe (a mais cristalina, a
mais pura, sem nenhuma poluição). É o nosso diamante. Há uma abundancia de luz
que emana dessa pedra. E de sardônio
(cor vermelha, a mais translúcida que existe). João vê beleza, riqueza,
abundancia de luz. Deus é luz e Ele habita em luz inacessível. A pedra de jaspe (branca) descreve a santidade de
Deus e o sardônio (vermelho) o Seu juízo. Tal é Deus, santo e justo!
1.3)
João faz uma descrição das características
do trono de Deus (4:3-7).
(1.3.1) O trono de Deus
é um trono de Graça e Misericórdia (4:3). Ao redor do trono há um arco-íris semelhante, no
aspecto, à esmeralda. O arco-íris é o símbolo da graça e misericórdia de Deus,
da Sua aliança com o Seu povo, de que não mais o destruiria. Normalmente o
arco-íris aparece depois da tempestade, mas aqui, ele aparece antes dela, isto
porque a graça sempre antecede ao julgamento.
(1.3.2 o trono de Deus é também um trono de Juízo
(Ap. 4:5). Os relâmpagos,
as vozes e os trovões são evidencias de juízo e ira. O arco-íris foi visto
antes dos relâmpagos. A graça sempre antecede o julgamento. Aqueles que
recusaram a misericórdia terão que suportar o juízo. Quem não foi purificado
pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo divino. O Espírito Deus aqui não
se manifesta como pomba, mas como sete tochas de fogo (símbolo de combate –
Gideão).
(1.3.3) o trono de
Deus, ainda, é um trono de santidade e transparência (4:6). Esse mar de vidro está em contraste
com o mar de sujeira e poluição do pecado (Is 57.20). Para estar diante de Deus
é preciso ser purificado, estar limpo. Não há sujeira diante do Trono de Deus. Não
há corrupção. Tudo é transparente, limpo, puro. Deus é santo (Mt 5:8).
2) A igreja glorificada
participa do reinado e do julgamento do mundo (4:4).
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João
vê assentados neles, vinte e quatro anciãos. Assentado fala de uma posição de autoridade e poder. A igreja tem a
honra de ser salva, mas também de reinar no céu e ser assistente de Deus no Seu
julgamento (Mt 19:27-29; 1 Co 6:2). Fomos constituídos reinos e sacerdotes
(1:6).
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Os
vinte e quatro anciãos representam o povo fiel de Deus, a igreja do Velho e do
Novo testamento, a igreja dos Patriarcas e Apóstolos, a totalidade da igreja de
Deus na história. Esses vinte e quatro anciãos são identificados por suas
roupas (brancas, Ap. 3:4), incumbência (assentam-se em tronos para reinar e
julgar, 2:26 e 3:21) e posição (coroas de vencedores, Ap 2:10; 3:11).
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Os
quatro seres viventes representam todo o nobre, forte, sábio e rápido da
natureza. Cada figura tem importância em sua esfera. O leão é o supremo entre
os animais selvagens, o boi entre os animais domésticos, a águia é o rei das
aves e o homem o supremo entre todas as criaturas viventes. Os quatro seres
viventes representam toda a grandeza, poder e beleza da natureza. A natureza
louva o criador (Sl 19:1-2; Sl 103:22;
Sl 148). O que eles fazem? Eles proclamam sem cessar a santidade de Deus, a onipotência
e a eternidade de Deus (4:8).
CONCLUSÃO: A doxologia da igreja ao que está assentado no trono
(Ap. 4:10-11). João fala sobre três coisas importantes:
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Primeiro, o objeto da adoração. Os remidos adorarão Àquele que vive
pelos séculos dos séculos. Também adorarão o Espírito Santo (1:4-5; 4:5). Igualmente
adoram o cordeiro (5. 12,13).
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Segundo, os atos de adoração. A igreja se prostra diante daquele que
está assentado no Trono. A glória deles é glorificar ao que
está assentado no trono.
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Terceiro, as palavras da adoração. Aquele que está assentado no trono é Senhor e
Deus. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder”.
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