Introdução. No
cárcere, sentenciado pelo Papa a ser queimado vivo, João Huss disse:
"Podem matar o ganso (na sua língua, 'huss' é ganso), mas daqui a cem
anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar".
·
Cento
e dois anos depois de João Huss expirar na fogueira, o "cisne"
afixou, na porta da Igreja em Wittenberg, as suas noventa e cinco teses contra
as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma.
1)
INFANCIA
DE LUTERO.
·
“
Sou filho de camponeses; meu pai, meu avô e meu bisavô eram verdadeiros
camponeses". Os pais de Martinho, para vestir, alimentar e educar seus
sete filhos, esforçavam-se incansavelmente. O pai trabalhava nas minas de
cobre; a mãe, além do serviço doméstico, trazia lenha às costas, da floresta.
·
Educação religiosa. A base da sua religião formava-se
mais em que Deus é um juiz vingativo, do que um amigo de crianças (Mateus
19.13-15). Quando já era adulto, Lutero escreveu: "Estremecia e tornava-me
pálido ao ouvir alguém mencionar o nome de Cristo, porque fui ensinado a
considerá-lo como um juiz encolerizado. Fomos ensinados que devíamos, nós
mesmos, fazer propiciação por nossos pecados; que não podemos fazer compensação
suficiente por nossa culpa, que é necessário recorrer aos santos nos céus, e
clamar a Maria para desviar de nós a ira de Cristo."
·
Com treze anos. Lutero foi enviado para a escola
franciscana na cidade Magdeburgo. O moço apresentava-se freqüentemente no
confessionário, onde o padre lhe impunha penitências e o obrigava a praticar
boas obras, para obter a absolvição.
·
Aos dezoito anos, Martinho ansiava estudar numa universidade.
Seu pai, reconhecendo a idoneidade do filho, enviou-o a Erfurt, o centro
intelectual do país, onde cursavam mais de mil estudantes. O moço estudou com
tanto afinco que, no fim do terceiro semestre, obteve o grau de bacharel em
filosofia.
2)
A vida de Martinho Lutero é mudada!
·
Primeiro,
achou na biblioteca o maravilhoso Livro dos livros, a Bíblia completa, em
latim. "Oh! se a Providência me
desse um livro como este, só para mim!" Continuando a ler as
Escrituras, o seu coração começou a perceber a luz, e a sua alma a sentir ainda
mais sede de Deus.
·
O que mais o abalou em espírito, foi o que
experimentou durante
uma terrível tempestade, quando voltava de visitar seus pais. Não havia abrigo
próximo. Os céus estavam em brasa, os raios rasgavam as nuvens a cada instante.
De repente um raio caiu ao seu lado. Lutero, tomado de grande susto, e sentindo-se
perto do Inferno, prostrou-se gritando: "Sant'Ana, salva-me e tornar-me-ei monge!". "A minha
estrada, caminho de Damasco"
·
Na
escuridão da mesma noite, o moço, antes de completar vinte e dois anos,
dirigiu-se ao convento dos agostinianos e bateu. A porta abriu-se e Lutero
entrou.
·
No
convento ganhou uma Biblia de Staupitz.
Lutero leu em Romanos “o justo viverá da fé”. Por quanto tempo tinha ele
anelado: "Oh! se Deus me desse um livro destes só para mim!" - e
agora o possuía!
·
Depois
de completar vinte e cinco anos de idade, Lutero foi nomeado para a cadeira de
filosofia em Wittenberg, para onde se mudou para viver no convento da sua
ordem.
·
Martinho Lutero, em 1510, visita a
cidade de Roma. Um
dia, subindo a Santa Escada de joelhos, desejando a indulgência que o chefe da
igreja prometia por esse ato, ressoaram nos seus ouvidos como voz de trovão,
as palavras de Deus: "O justo
viverá da fé". Lutero ergueu-se e saiu envergonhado. O Significado:
"Desejando ardentemente compreender as palavras de Paulo, comecei o estudo
da Epístola aos Romanos. Porém, logo no primeiro capítulo consta que a justiça
de Deus se revela no Evangelho (vv. 16,17). Eu detestava as palavras: a
justiça de Deus, porque, conforme fui ensinado, eu a considerava como um
atributo do Deus santo que o leva a castigar os pecadores. Apesar de viver
irrepreensivelmente, como monge, a consciência perturbada me mostrava que era
pecador perante Deus. Assim odiava a um Deus justo, que castiga os pecadores...
Senti-me ferido de consciência, revoltado intimamente, contudo voltava sempre
para o mesmo versículo, porque queria saber o que Paulo ensinava. Contudo, depois
de meditar sobre esse ponto durante muitos dias e noites, Deus, na sua graça,
me mostrou a palavra: 'O justo viverá da fé.' Vi então que a justiça de Deus,
nesta passagem, é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus pela fé, como
dádiva."
NO livro "O peregrino" quando o
personagem chamado cristão, começa sua trajetória, ele tem um fardo em suas
costas – que é o seu pecado. Ele sabe que tem um fardo nas costas; as pessoas
da vila não reconheciam esse fardo, mas ele sabia. Então, cristão, começa sua
trajetória. A primeiro obstáculo que se depara é uma montanha chamada lei; ele
tenta escala mas não consegue; a lei revela nossa incapacidade de livrar-nos
dos nossos pecados. Até, que o cristão, vê a cruz, e a fivela que carregava o
fardo caiu das suas costas e cai num cemitério e, então, ele fica livre. Cristo
cumpriu a lei e levou nossos pecados (fardos).
3) CONTRAPONTO A IGREJA CATÓLICA.
· Tetzel: "Ouça a voz de seus entes queridos e
amigos que já morreram, suplicando-lhes e dizendo: 'Tenha pena de nós, tenha
pena de nós. Estamos passando por tormentos horríveis dos quais você pode nos
redimir, contribuindo com uma pequena esmola'. Vocês não desejam fazer
isso?".
·
Por
causa das indulgências, Lutero afixou em outubro de 1517 às 95 teses.
Contrapondo os ensinos das indulgências do Papa Leão X. Foi desse ato de afixar
as 95 teses da Igreja de Wittenberg, que nasceu a Reforma, isto é, que tomou
forma o grande movimento de almas que em todo o mundo ansiavam voltar para a
fonte pura, a Palavra de Deus.
" Em 1095, Urbano II prometeu a todo que participasse da primeira Cruzada
completo perdão de todos os pecados, caso morresse penitente no campo de
batalha ou debaixo de sua barraca de campanha. Durante a segunda Cruzada, 1146,
Eugênio III estendeu a concessão da vida eterna aos parentes dos cruzados.
Cinquenta anos depois, Inocêncio III foi ainda mais longe, ao prometer que a
vida eterna seria acrescentada a todos os que contribuíssem de qualquer forma
para o sucesso das Cruzadas. Era crença vulgar que os que morressem combatendo
pela reconquista do Santo Sepulcro iriam imediatamente para o céu".
·
Quando
a bula de excomunhão, enviada pelo Papa, chegou em Wittenberg, Lutero respondeu
com um tratado dirigido ao Papa Leão X, exortando-o, no nome do Senhor, a que
se arrependesse. A bula do Papa foi queimada fora do muro da cidade de
Wittenberg, perante grande ajuntamento do povo.
·
Dieta
de Worms, convocado pelo Imperador Carlos V. Oração de Martinho Lutero: "Oh! Deus
todo-poderoso! a carne é fraca, o Diabo é forte! Ah! Deus, meu Deus, que perto
de mim estejas contra a razão e a sabedoria do mundo! Fá-lo, pois somente tu o
podes fazer. Não é a minha causa, mas sim a tua. - Que tenho eu com os grandes
da terra? É a tua causa, Senhor, a tua justa e eterna causa. Salva-me, oh! Deus
fiel! Somente em ti confio, oh! Deus! meu Deus... vem, estou pronto a dar, como
um cordeiro, a minha vida. O mundo não conseguirá prender a minha consciência,
ainda que esteja cheio de demônios, e, se o meu corpo tem de ser destruído, a
minha alma te pertence, e estará contigo eternamente..."
·
É
convidado a se retratar mas ele responde: “Se
não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos - desde que
não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas
vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros - a minha consciência
tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não posso retratar-me, nem me
retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir contra a
consciência. Deus me ajude! Amém."
Conclusão: “OS
CINCO SOLAS DA reforma protestante”.
“SOLUS
CHRISTUS”, Somente Cristo: é somente através de Jesus Cristo que podemos chegar
a Deus. Há um Deus, e há um só mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus
Cristo (1 Tm 2.5). Não há lugar pra Maria ou para os santos como mediadores no
plano divino da salvação. Não há também sacerdores intermediários. Somente
Jesus é Aquele de que precisamos. Ele é a nossa sabedoria, a nossa justiça, a
nossa santificação e a nossa redenção (1 Co 1.30).
“SOLA
SCRIPTURA”, Somente as Escrituras: Deus tem a primeira e a última palavra em
nossa vida através de Sua Palavra. Não há lugar para tradição eclesiástica –
por mais antiga e venerável que seja – como algo igual em autoridade. "O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo, e praticar a Bíblia para ser santo".
“SOLA FIDE”,
somente a fé: a única possibilidade para o homem receber a graça de Deus é aceita-la
pela fé. Fé significa olhar completamente para fora de si mesmo, PARA JESUS.
“SOLI DEO
GLÓRIA”, somente a Deus a glória: ou seja, toda glória é devida somente a Deus,
e não a homens, santos, papas ou quaisquer autoridade eclesiásticas, por mais
piedosas que sejam.
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