terça-feira, 23 de novembro de 2021

 Quem é o Senhor? Yahweh ou Faraó? Êxodo 5 


Introdução: Quando o comunismo “quase” engoliu a igreja na Romênia. Esse pais viveu longos anos debaixo de um regime socialista de Nicolau Ceausescu e Helena, sua mulher. Houve uma perseguição ao cristianismo, perseguição politica e miséria econômica. O governo usava meninas, adolescentes para se prostituirem. Mas, Deus usou seu povo para acabar com essa opressão, a partir de 15 de dezembro de 1889. O governo perseguiu o pastor de uma pequena  igreja de oitenta membros e todos se uniram para proteger o pastor da igreja. Os soldados começaram então a fuzilar os crentes. Uma moça da Assembleia de Deus, saiu correndo  gritando pelas ruas “Deus existe, Deus existe, Liberdade e liberdade”. E, em 25 de dezembro de 1889 o governo socialista caiu, foram mortos pela população do país.

1)    Deus ou Faraó

No começo do capitulo 5, lemos: “Assim diz Yahweh, o Senhor, Deus de Israel: deixa meu povo partir, para que possam celebrar uma festa em meu louvor, no deserto” (Ex 5.1). E o Faraó responde: “Quem é Yahweh para que ouça a sua voz e deixe Israel partir? Não conheço Yahweh, tampouco permitirei que os israelitas siam de minha terra” (Ex 5.2). 

“Senhor” é Yahweh ou adonai, mais tarde no século VI Jeová, revelado por Ele a Moisés no terceiro capitulo, v.14. O Faraó está dizendo: “Quem é esse Yahweh? Nunca ouvi falar dele. Por que deveria obedecer-lhe?” Faraó era considerado um deus no Egito. Era adorado. Estruturas e estatuas colossais com seu nome se elevavam no céu azul do Egito. A vida e a morte dependiam do seu estalar de dedos. 

O Faraó pergunta: “Quem é o Senhor?” as pragas e o Êxodo são a resposta de Deus, aliás, Faraó não indagou! Deus envia, para mostrar que Ele é o Senhor, dez pragas, tira a vida de todos os primogênitos do Egito e abre o Mar Vermelho e afim de declarar: “Eis quem sou. Eis o que posso fazer. Sou o Senhor. Sou o Senhor do Egito – e até mesmo de você, Faraó”. A expressão “Eu sou o Senhor” aparece diversas vezes: (Ex 6.2,6,8,29; 7.5,17;10.2; 12.12; 14.4; 15.26; 20.2; 29.46; 31.13).

A pergunta de Faraó é: “Quem é o Senhor para eu lhe obedeça”. De modo enfático e repetido, Deus responde: “EU SOU O SENHOR” é uma declaração do controle de Deus sobre os seres humanos, a natureza, a história e outros “deuses” – e uma declaração de que é loucura se rebelar.

Êxodo 7.5 afirma que o Êxodo será uma revelação para o Egito: “E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas”. Em Exôdo 9.15,16 vai ainda mais longe: “Porque eu poderia ter estendido a mão, ferido você e seu povo com uma praga que o teria eliminado da terra”. Em outras palavras, “eu poderia ter agido de modo muito mais fácil para mim e muito mais rápido para meu povo”. “Mas”, ele prossegue, “eu levantei com este proposito: mostrar-lhe meu poder e fazer que meu nome seja proclamado em toda terra”. Ou seja, toda terra saberá que existe um só Senhor.

Também, para o povo de Deus. Veja: “Suponhamos que eu vá aos israelitas e lhes diga: O Deus de seus pais me enviou a vocês, e se eles perguntarem: Qual é o nome dEle? Que lhes direi?” (Ex 3.13). Uma vez que, na Bíblia, o nome de uma pessoa representa a pessoa, “Qual é o nome dele!”, é uma forma de perguntar: “Quem é esse Deus? Ele é digno de confiança? Ao  que parece, esses quatrocentos anos fizeram o povo de Deus se esquecer de Deus. Para eles, Deus não significa coisa alguma. Então, diante das duvidas de Moises (Ex 5.22-23), Deus reponde: “Agora você verá o que farei a Faraó” (Ex 6.1). “Voce verá”. É um ato de revelação para Moisés e para o povo escravizado por Faraó.

2)    Dificuldades no caminho

A principio, Moisés e Arão são bem recebidos por Israel (Ex 4.29-31). Todos se empolgam com que Deus fará. Em vez de as coisas melhorarem, porém, ficam mais difíceis. Moisés e Arão vão ao Faraó e lhe dizem para deixar os israelitas realizarem uma festa no deserto (Ex 5.1). O Faraó diz não! Moisés e Arão parecem surpresos com essa resposta. Então, Faraó torna a tarefa do povo mais difícil. Agora, o povo tem que juntar a palha para os tijolos e, ainda assim, manter a cota de produção (Ex 5.6-9). 

 As ordens são transmitidas pela cadeia de comando, do Faraó para os feitores egípcios e deles para os capatazes israelitas (Ex 5.10-14). Em seguida, as queixas percorrem o caminho inverso na cadeia de comando (Ex 5.15-16). Ou seja, os capatazes vão até Faraó, contudo, ele permanece firme em sua decisão:   “Preguiçosos, é o que vocês são! Preguiçosos! Por dizem: Iremos oferecer sacrifícios ao Senhor. Agora voltem ao trabalho. Não receberão palha alguma, mas produzirão a mesma cota de tijolos” (Ex 5.17-18). Ou seja, voltem ao trabalho, a culpa é de vocês; em vez das coisas melhorarem, ficam mais difíceis.

3)    A quem servimos?

No versículo 9, Faraó retrata Deus como um mentiroso. Deus prometeu libertação, mas Faraó declara que essa é uma esperança falsa. Ele diz: “tornem o trabalho mais pesado, para que cumpram suas tarefas  e não deem atenção a mentiras”. De acordo com Faraó, a mensagem de que Deus libertará o seu povo é mentira. É mentira porque Faraó reina sobre o Egito. Esse é seu império, e sua Palavra é lei. Quem é o Senhor comparado com o poderoso Faraó?

No inicio do capitulo, Moisés e Arão disseram ao Faraó: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: deixa meu povo ir” (Ex 5.1). Em Êxodo 5.10, os feitores e capatazes vão ao povo e dizem: “Assim diz o Faraó”. Portanto, “Assim diz o Senhor” e “Assim diz o Faraó” são apresentados em oposição, como potestades com o mesmo poder. Deus diz aos israelitas precisam descansar mais (adoração no deserto), enquanto que Faraó diz que os israelitas precisam trabalhar mais. Deus diz: precisar adorar mais. Faraó diz: precisam trabalhar mais.

Em nossa língua, temos algo semelhante no termo “serviço”. Servir tem o sentido de trabalhar, mas também de prestar culto a Deus. Portanto, “trabalho” em Exodo 5.9, 11 (palha e tijolos), “cumpram suas tarefas” e “servos” nos versículos 15 e 16 correspondem. Ao mesmo tempo que “culto” em Êxodo 4.23: “Deixe meu filho ir, para que me sirva/preste culto”. A questão é: a quem serviremos? 

 Aquele para quem você trabalha é, no fim das contas, aquele a quem você adora. A quem você está tentando agradar? De quem você deseja receber aprovação ou de quem você está se esforçando desesperadamente para evitar a desaprovação? De seu chefe? De seus pais? De si mesmo? Ou de Deus? Quem você teme quando erra? A quem você é tentado a mentir ou exagerar a fim de impressionar? De quem é a desaprovação que o faz sentir-se arrasado? As respostas indicarão quem você verdadeiramente adora.

Conclusão:

“Sei que o rei do Egito não os deixará ir, a não ser que uma poderosa mão o force” (Ex 3.19). Então, se você não conhece o Senhor, não confiará nele quando não for capaz de entender o que ele está fazendo e quando os planos dele não correspondem aos seus. Em vez disso se queixará.

“Que o Senhor olhe para vocês e os julgue! Você nos tornaram odiosos para Faraó e seus oficiais e puseram nas mãos deles uma espada para que nos matem” (Ex 5.21). capatazes se queixando...

E o próprio Moisés se queixa para Deus: “Porque maltrataste este povo? Por que me enviaste? Desde que me dirigi ao Faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado este povo, e tu de modo algum libertaste teu povo” (Ex 5.22-23).

A demora no cumprimento das promessas de Deus revela o coração do seu povo. Quando lhe foram prometidas as bênçãos ficaram empolgados. Mas, “quando se viram em dificuldade”, começaram a se queixar de Deus (v.19). A demora os prova; suas queixas mostram que eles também não conhecem o Senhor.

As circunstancias adversas revelam as verdadeiras afeições de seu coração, mostram que você ama as bênçãos de Cristo mais do ama a Cristo. Só confia nele quando ele lhe dá o que você quer. Mas não confia nele quando vem as dificuldades, o que significa que, nas verdade, não confia nele em momento algum. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário