terça-feira, 18 de junho de 2019


Assembleia de Deus, uma igreja brasileira. Atos 2


Introdução

O significado do Pentecoste (Atos 2.1): “Ao cumprir-se o dia de Pentecoste...”. A palavra pentecoste (pentekostos, no grego) significa quinquagésimo dia. Ou seja, o Pentecoste era a festa que acontecia cinqüenta dias após o sábado da semana da Páscoa (Lv 23.15-16). É também chamado de Festa das Semanas (Dt 16.10), Festa da Colheita (Ex 23.16) e Festa das Primícias (Nm 28.26). 

A espera do Pentecostes (Atos 2.1): “Estavam todos reunidos no mesmo lugar...”. o horário era antes das nove da manhã (a hora do culto matutino). O derramamento do Espírito veio como um som (Atos 2.2). A palavra grega echos, usada aqui, é a mesma usada em Lucas 21.25 para descrever o estrondo do mar. O derramamento do Espírito veio como um vento (Atos 2.2). O vento é o símbolo do Espírito Santo (Jo 3.8). O derramamento do Espírito veio em línguas como de fogo (Atos 2.3). O fogo também é símbolo do Espírito Santo. Deus se manifestou a Moisés na sarça em que o fogo não consumia; Quando Salomão consagrou o Templo, desceu fogo do céu; No Carmelo, elias orou, e o fogo desceu (1 Rs 18).

1)    Os fundadores
Gunnar Vingrer
Nasceu na Suécia, em 08 de agosto de 1879, na cidade de Ostra. Filho de um jardineiro e criado em um lar evangélico. Quando estava com 17 anos, entre entrou em seu quarto e se colocou a disposição de Deus. Em 1903, por causa da “febre das Américas”, viajou para Os Estados Unidos, com o objetivo de trabalhar. Chegando lá, trabalhou como foguista e porteiro. Depois, viajou para Chicago, a fim de se formar em teologia. Em 1909, foi diplomado em teologia.

Logo, foi indicado pastor da Primeira Batista em Menominee. Atuou no período de junho de 1909 a fevereiro de 1910, oito meses. Nesses oito meses ocorreram três acontecimentos que iriam marcar toda a sequencia da vida do jovem evangelista. O primeiro foi  batismo com o Espírito Santo; o segundo, foi o pedido que encaminhou aos seus superiores para ser enviado ao campo missionário; quanto ao terceiro, em 1910 em Chicago encontrou-se com Daniel Berg. Dessa união, nasceu a fonte de uma corrente missionária, cujas aguas até hoje abençoam as terras brasileiras.

Daniel Berg
Nasceu no dia 19 de abril de 1884 na cidade de Vargon, Suécia. Como Vingren, Daniel foi contagiado pela “febre das Américas”, que era o lugar dos sonhos e esperanças de todos os aventureiros. Em 25 de março de 1902, Daniel Berg chega a Boston. Seu primeiro emprego foi na floricultura de uma fazenda, depois encaminhado para cuidar de cavalos. Em seguida, viajou para Pensilvânia e foi trabalhar numa Siderúrgica fundindo aço. Depois de alguns, nos Estados Unidos, retorna ao seu país, para rever família e amigos. Influenciando por Lewis Pethus, amigo de infância, torna-se pentecostal em 1909.

De volto aos Estados Unidos, participa de uma conferencia missionária e lá conhece o pastor Gunnar Vingren. Nessa conferencia o tema era o batismo com Espírito Santo. Após cinco dias de clmar, Vingren recebe a resposta que tanto esperava “Quando recebi o Espírito Santo, falei línguas justamente como está escrito que aconteceu com os discípulos no dia do Pentecostes. É impossível descrever a alegria que encheu meu coração. Eternamente o louvarei, pois me batizou com o Seu Espírito Santo”

Ao retornar a sua igreja em Menominee, começou a pregar o batismo com Espírito Santo. O resultado desses ensinos provocou a divisão da igreja: a metade aceitou, a outra metade rejeitou com desconfiança a nova experiência. Os que não aceitaram obrigaram o jovem pregador a abandonar a igreja. “FUI, ENTÃO PARA A IGREJA EM SOUTH BAND, INDIANA. NA NOVA IGREJA, TODOS RECEBERAM A VERDADE E CRERAM NELA. NA PRIMEIRA SEMANA JESUS BATIZOU 10 PESSOAS COM ESPÍRITO SANTO”. A igreja batista foi transformada numa igreja pentecostal.

2)    Brasil, logo ali...

O irmão Adolfo Uldin, cheio do poder de Deus, começou a falar em línguas estranhas. Através da interpretação, profetizou que Vingren e Daniel Berg deveriam fazer missões no Pará e que o povo desse lugar era simples e carecia do ensino dos primeiros fundamentos da doutrina de Cristo.

Em 19 de novembro de 1910, os dois missionários suecos chegaram ao Brasil. Depois de passar a primeira noite no hotel mais próximo do porto de Belém, conheceram o editor de um jornal pentecostal e este indicou a Primeira Batista. Conheceram o pastor da igreja que ofereceu um quartinho (porão) no fundo da igreja. “INICIAMOS ASSIM NOSSAS ATIVIDADES, DIRIGINDO CULTO E PREGANDO NA IGREJA BATISTA” (Daniel Berg). A vinda de Daniel Berg e Vingren fora resultado da oração de alguns diáconos batistas que se reuniam todos os sábados durante muito tempo.

No desconfortável quarto (porão) da igreja batista, os irmãos costumeiramente reuniam-se ali para ouvir mais sobre a novidade da cura divina e do batismo com Espírito Santo. Na incessante busca  do batismo com Espírito Santo, no dia 08 de junho de 1911, a irmã Celina de Albuquerque, orando em sua casa com outras irmãs, ao romper do dia, foi batizada com Espírito Santo. No dia seguinte, foi a vez da irmã Nazaré “arder” nas chamas do Espírito. E o vento, “que sopra onde quer”, espalhou essas chamas por todas as terras brasileiras.

3)    Ruptura

“Certa noite, o pastor da igreja apareceu no porão da igreja. Quando abriu a porta, defrontou-se com uma onda de hinos e orações. Defendeu  que a Bíblia fala realmente do batismo com Espírito Santo e na cura de enfermidades por Jesus, porém que estas coisas foram para aqueles tempos” (Daniel Berg)

A irmã Celina havia sido curada do câncer. Outros que andavam amparados por muletas também ficarão são. O pastor batista orava para Jesus dar forças aos doentes, para suportarem as enfermidades. Os missionários oravam para Jesus curá-los. E Ele curava. Essa era a diferença.

Conclusão

Então, o pastor solicitou que os missionários arrumassem suas malas e fossem embora. Dirigindo-se ao pequeno grupo, o pastor perguntou: “Quanto estão de acordo com essas falsas doutrinas? ” Todos sabiam que, ao levantarem as mãos, seriam expulsos da igreja. Repentinamente, uma mão foi levantada. Em seguida, mais outra e outra. E assim 17 pessoas levantaram suas mãos.

O primeiro culto dos 18 dissidentes da igreja batista foi realizado na rua Siqueira Mendes, 67, na casa da irmã Celina de Albuquerque. No dia 18 de junho de 1911, foi fundada a igreja Evangélica “Assembleia de Deus”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário