terça-feira, 31 de outubro de 2017

É PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU. Gl 5.1-6



Introdução: Os judaizantes-missionários confrontavam os cristãos da Galácia incisivamente:

Vocês são cristãos?
_ Somos – respondiam os cristãos gentios. _ Cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Os missionários judeus então diziam: _ Que coisa maravilhosa! Nós também somos! E vocês já foram circuncidados?
_ Não – informavam com estranheza os recém-convertidos.
_ Como não foram?! Quem pregou o evangelho para vocês? O apostolo Paulo? Já Imaginávamos! Vocês sabiam que Paulo não pertence aos Doze? Ele veio depois. Não faz parte do grupo original dos apóstolos de Cristo. Ele não ensinou que vocês deviam ser circuncidados?

1)    Libertos para a liberdade
“Temos uma liberdade profunda em Cristo”. Literalmente, ele diz: “Cristo vos libertou para a liberdade”. A missão inteira de Jesus era uma operação de libertação (Jo 8.32). Em grego, ele se refere a uma ação única no passado que agora está consumado - Tetelestai (João 19.30).


“A liberdade que temos no evangelho pode se perder”. Duas coisas:  1) para preservar nossa liberdade devemos “permanecer firmes”. Os crentes livres precisam permanecer firmes em sua liberdade (1 Co 16.13; Filipenses 1.27; 4.1). “Permanecei firme” é uma expressão de uso basicamente militar e combina as idéias de se manter alerta, ser forte, resistente ao ataque e preservar a unidade.  2) A religião que guarda a lei é de fato escravizante. Paulo os exorta a não se sujeitarem “a um jugo”. No judaísmo da época, era comum a referência ao estudo e à pratica de toda a lei de Moisés como colocar-se debaixo de um “jugo”. Mas tanto Cristo quanto a igreja primitiva viam os fariseus e os mestres da lei como pessoas escravizantes com esse jugo (Atos 15.10; Mt 11.29-30).

“Não vos sujeiteis novamente”. Os cristãos gálatas haviam sido pagãos, época em que estavam debaixo da escravidão da idolatria literal dos princípios elementares do mundo (Gl 4.3,8,9). Mas aqui Paulo mais uma vez faz sua afirmação radical de que a idolatria pagã e o moralismo bíblico (guardar os mandamentos, circuncisão, não comer carne, etc), na prática, são a mesma coisa. Sob a circuncisão, os gálatas experimentarão mais uma vez a ansiedade, a culpa e o fardo da vida que conheceram antes como pagãos. 



2)    Quando Cristo não tem valor algum
O que fazer? Ou farão de Cristo seu tesouro, aquele em que encontram perdão e realização, ou se voltarão para a obediência à lei, para a circuncisão!

O ensino dos judaizantes era: a menos que sejam circuncidados e obedeçam a lei, vocês não poderão ser salvos (Atos 15.1,5). Se a obediência à lei se tornar parte do sistema de salvação deles, será o único sistema de que disporão, de modo que ficarão “(OBRIGADOS) a cumprir toda a lei” (v.3) que é, simplesmente impossível (Gl 3.10-11). Justificação por meio da lei é autossalvação é estar “separados de Cristo” (v.4). Não temos como nos apegar à graça se vivermos pelas obras (v.4). “Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus (v.4).

Paulo faz uma solene afirmação, começando com “Eu, Paulo, vos digo (v.2). Em três sentenças ele os adverte dos sérios resultados da circuncisão: Cristo de nada vos aproveitará (v.2), de Cristo vos desligastes e da graça decaíste (v.4). A SALVAÇÃO ESTÁ EM CRISTO SOMENTE, PELA GRAÇA SOMENTE, ATRAVÉS DA FÉ SOMENTE.

3)    A SEGURANÇA QUE TEMOS
Em vez de lutarem para se justificar – esforço fadado ao fracasso -, Paulo encoraja os gálatas a aguardarem apenas “a justiça que é a nossa esperança”.

A palavra bíblica ELPIDA, traduzida por esperança, faz referência à certeza e à segurança de algo  (Hb 11.1) – “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Portanto, a palavra em grego é “certeza absoluta”, enquanto que em português “é uma quase certeza”! Em Galatas 5.5, Paulo diz que “aguardamos” simplesmente essa justiça. Não trabalhamos nem lutamos por ela. Sabemos que ela está a caminho, se aproximando. Portanto, podemos aguardá-la com fervor, em vez de ansiedade.

Pelo que aguardamos? Afirmamos que podemos viver hoje à luz da nossa acolhida e glorificação futura, certa e garantida nos braços de Deus, pois sabemos que, “se és filho de Deus, és também herdeiro por obra de Deus” (Gl 4.7).

Hebreus 10: 37: “Porque ainda um poucochinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará”.

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão  primeiro.  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.
1 Tessalonicenses 4:14-18

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:50-58 


NENHUM OUTRO SER HUMANO, NINGUÉM DO MUNDO SECULAR, NENHUM SEGUIDOR DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO PODE ENCARAR O PROPRIO FUTURO DESSA MANEIRA.  DEVEMOS VIVER HOJE SABENDO QUE SOMOS, E SEMPRE SEREMOS, PRECIOSIDADES ABSOLUTAS AOS OLHOS DE DEUS. OU, SOMOS TÃO AMADOS E HONRADOS POR DEUS COMO SEREMOS QUANDO ESTIVERMOS PERFEITAMENTE GLORIOSOS NO CÉU.

4)    SEM VALOR ALGUM
Primeiro, “Nem a circuncisão (representando as obrigações religiosas) nem a incircuncisão (representando o paganismo ou a imoralidade) VALEM COISA ALGUMA; mas, sim, a fé que atua pelo amor” (v.6). A palavra traduzida por “valem” significa “ter poder”, quando empregada para descrever pessoas. Mas, quando utilizada para coisas, significa “ter serventia” ou “ser aproveitável”.


Nem a religião nem a falta dela contam no sentido do estabelecimento de uma relação com Deus. Paulo afirma: meu bom desempenho não me acerta com Deus, nem meu desempenho ruim me torna mais perdido e desesperado. Tudo permanece tão perdido quanto antes e tão apto a ser salvo quanto antes.

Conclusão:

Nem a religião nem a falta de religião contam no sentido da mudança interior de caráter e do coração cheio de amor verdadeiro. A circuncisão e a incircuncisão não “valem coisa alguma, mas, sim, “a fé que atua pelo amor”. A FÉ LITERALMENTE ENERGIZA O AMOR. 

Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade Gálatas 5:7




Nenhum comentário:

Postar um comentário