terça-feira, 1 de julho de 2014

Uma Igreja poderosa (Atos 2:42-47).



Introdução: o que faz uma igreja morrer?

As sete igrejas da Ásia Menor, conhecidas como as sete igrejas do Apocalipse: Èfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. Essas igrejas estão literalmente mortas. Restam apenas ruínas de um passado glorioso que se foi. Hoje, nessa região, há menos de 1% de cristãos. Diante disso, uma pergunta lateja em nossa mente: O que faz uma igreja morrer?

·        A morte de uma igreja acontece quando ela se aparta da verdade. As igrejas de Pérgamo e Tiatira deram espaço à perniciosa doutrina de Balaão e se corromperam na ética (Ap 2.10;2:20).

·        A morte de uma igreja acontece quando ela se mistura com o mundo. A igreja de Pérgamo estava dividida entre a fidelidade a Cristo e o apego ao mundo. A igreja de Tiatira tolerava a imoralidade sexual entre seus membros. Na igreja de Sardes, a maioria dos crentes tinha suas vestiduras contaminadas pelo pecado (Ap. 3.4). “FUI PROCURAR A IGREJA E A ENCONTREI NO MUNDO; FUI PROCURAR O MUNDO E O ENCONTREI NA IGREJA”. (1 João 2.15-17), exemplos: divórcios e prostituição entre jovens.

·        A morte de uma igreja acontece quando ela não discerne sua decadência espiritual. A igreja de Sardes olhava-se no espelho e dava nota máxima a si mesma, declarando ser uma igreja viva, enquanto aos olhos de Cristo já estava morta (Ap. 3.1). A igreja de Laodiceia considerava-se rica e abastada, quando na verdade era pobre e miseravel. “O pior doente é aquele que não tem consciência de sua enfermidade”.

·        A morte de uma igreja acontece quando ela não associa a doutrina coma vida. A igreja de Éfeso foi elogiada por Jesus pelo seu zelo doutrinário, mas foi repreendida por ter abandonado seu primeiro amor. Tinha doutrina, mas não vida (Ap. 2.3). “Doutrina sem vida produz orgulho e aridez espiritual; vida sem doutrina desemboca em misticismo pagão”.

·        A morte de uma igreja acontece quando lhe falta perseverança no caminho da santidade. As igrejas de Esmirna e Filadélfia foram elogiadas pelo Senhor e não receberam censura alguma. Contudo, em dado momento, nas dobras do futuro, essas igrejas também se afastaram da verdade e perderam sua relevância. “Não basta começar bem; é preciso terminar bem. Falhamos, muitas vezes em passar o bastão da verdade para a próxima geração”.

1)    Igreja primitiva: uma igreja que tem zelo pela teologia.

·        Firmeza doutrinária. “e perseveravam na doutrina dos apóstolos” (Atos 2.42). A igreja de Jerusalém nasceu sob o bastão da verdade.
Desvios da verdade no decorrer da historia: a) as heresias da Idade Média introduzidas pela igreja; o movimento liberal – a razão acima da revelação; c) o movimento neopentecostal: a experiência acima da revelação.

·        Perseverança na oração. E perseveravam (...) nas orações (Atos 2.42). Exemplos de oração na igreja primitiva (Atos 1.14; Atos 4.31; Atos 6.4; Atos 12.5). Sem oração, a pregação produz morte, e não vida. Sem oração, não há poder. Sem oração, não há vida cristão vitoriosa.

·        Havia temor de Deus na igreja. “Em cada alma havia temor...” (Atos 2.43). Hoje as pessoas estão acostumadas com o sagrado.há uma banalização das coisas de Deus. Falta temor nas igrejas contemporâneas. Falta temor nos púlpitos. Falta temor a deus nas musicas. Falta temor a Deus nas conversas.

·        Havia presença da intervenção extraordinária de Deus...e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos (Atos 2.43). Exemplos: o paralitico é curado Atos 3.6-7; o lugar onde a igreja ora, treme Atos 4.31; muitos sinais e prodígios são feitos Atos 5.12-15, etc).

2)    Uma igreja que tem entusiasmo no culto.
·        A igreja tinha prazer de estar na casa de Deus. “diariamente perseveravam unânimes no templo...(Atos 2.46). o culto era um deleite. Eles amavam a casa de Deus (Sl 84:1-2).

·        O louvor da igreja era constante. “Louvando a Deus...(Atos 2.47). uma igreja alegre, canta. Uma igreja viva tem um louvor fervoroso, contagiante, restaurados, sincero, verdadeiro.
·        A alegria da igreja era acima das circunstancias. “E tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração (Atos 2.46).

3)    Uma igreja que valorizava a comunhão.
·        os crentes tinham prazer de estar juntos... e perseveravam na comunhão ...todos os que creram estavam juntos...partiam pão de casa em casa ... (Atos 2.42,44,46). Todos estavam juntos.
·        Os crentes eram sensíveis à condição dos necessitados (Atos 2.44,45).

Conclusão: Uma igreja que produz impacto na sociedade. Dois fatos:
·        Pelo estilo de vida, a igreja contava com a simpatia de todo o povo. “... e contando com a simpatia de todo o povo... (Atos 2.47). os crentes eram alegres, festivos e íntegros. Uma alegria contagiante, por isso eles contagiavam as pessoas. O estilo de vida impactava a sociedade. Pela graça de Deus, eles se tornaram melhores maridos, melhores esposas, melhores filhos, melhores pais, melhores estudantes, melhores profissionais.

·        Pela ação soberana de Deus, a igreja experimentava crescimento numérico diário. “... enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2.47). vejamos o crescimento da igreja primitiva (Atos 1.15: 120 membros; Atos 2.41: 3 mil membros; Atos 4.4: 5 mil membros; Atos 5.14: uma multidão é agregada à igreja; Atos 6.17: o numero dos discípulos é multiplicado; Atos 9.31: a igreja se expande para a Judéia, Galiléia e Samaria; Atos 16:5: igrejas são estabelecidas e fortalecidas no mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário