Introdução: temos dois fatores que contribuem para que muitas
pessoas deixem de estudar o livro de apocalipse.
1.
A idéia de que ele é um livro selado,
que trata de coisas encobertas. Todavia, apocalipse é um livro aberto no qual Deus revela
seus planos e propósitos à sua igreja.
·
Apocalipse
significa tirar o véu, descobrir, revelar o que está escondido, descobrir algo
que está encoberto.
·
Apocalipse
é uma palavra composta de duas partes: Apo “desde dentro para fora” e Kalupsia
“cobertura ou véu”. Apocalupsis, portanto, significa tirar o véu ou descobrir o
que estava oculto (Ap. 22:10). Portanto, a palavra apocalipse significa
literalmente “descobrir” de uma forma ou de outra, toda Bíblia é apocalipse, ou
revelação.
2.
A idéia de que ele é um livro que
fala de catástrofe, tragédia e caos. A palavra apocalipse tornou-se sinônimo de tragédia. Mas o
apocalipse não fala de caos, mas da Pessoa e do plano vitorioso e triunfante de
Cristo e da sua igreja. É revelação de Deus e não especulação humana, é a
Palavra de Deus e o testemunho fiel (Ap. 1:2).
·
Apocalipse
é também um livro prático e não apenas para transmitir informações sobre o
futuro. Ele foi dado para ajudar o povo de Deus no presente. Ele contém muitas
exortações à fé, paciência, obediência, oração e vigilância.
·
Cristo
veio ao mundo para revelar o Pai (João 17.6). No Apocalipse é o Pai quem revela
a Jesus (1:1).E como o revela? Cabelos como a neve; olhos como chamas de
fogo;pés semelhante ao bronze polido; voz de muitas águas e rosto que brilha
como o sol.
I)
Um retrato do Noivo da Igreja (Ap.
1:5).
·
Como
a igreja deve ver o seu Noivo? Qual é o seu perfil? Quais são seus títulos? O apóstolo
João menciona três títulos gloriosos de Jesus.
I.I ) Em primeiro lugar, Ele é revelado como a Fiel Testemunha (1:5).Jesus foi fiel durante todo o seu
ministério. Nunca deixou de testemunhar sobre o Pai, mesmo na hora do
sofrimento e da morte. “Eu vim para fazer a vontade do Meu Pai”,
I.2) Em segundo lugar, Jesus é revelado como Primogenito dos Mortos (1:5).Ele foi o primeiro a ressuscitar
em glória. Ele está vivo para sempre. Ele é o primogênito porque é o primeiro
da fila e nós vamos logo atrás. Jesus matou a morte. Ele venceu nosso ultimo
inimigo.
I.3) Em terceiro lugar, Jesus é revelado como o Soberano dos Reis da Terra (1:5). A igreja precisa ver Jesus
como o presidente dos presidentes, diante de quem todos os poderosos vão se
dobrar. Jesus está acima de Roma e dos imperadores. Ele esta acima dos impérios,
dos reis da terra e dos presidentes que ostentam riqueza e poder (Sl 93:1-2).
II) Uma doxologia ao Noivo da Igreja
(Ap 1:4-6).
·
Como
a igreja deve se posicionar diante do seu Noivo? Quando João vê a gloria do
Noivo, ele prorrompe numa doxologia suprema, diante da suprema glória de
Cristo.
Por que a igreja deve adorar o seu noivo?
2.1
)
Em primeiro lugar, porque Ele nos ama (1:4-5). O verbo
está no presente. O amor de Cristo é algo que permanece. Ele nos amou, ainda
nos ama e nos amará até o fim.
2.2
)
Em segundo lugar, porque Ele nos libertou dos nossos pecados
(1:4-5). Isto fala de um ato de redenção concluído. O que é maravilhoso é que
Ele nos amou quando estávamos sujos e perdidos e depois nos libertou.
2.3
Em terceiro lugar, porque ele nos constituiu Reino e Sacerdotes (1:4-6). A igreja não foi amada e
libertada para nada. A redenção cria um povo sacerdotal. Ele nos ama, nos
levanta da lama e depois nos coloca a coroa e a mitra. Já estamos assentados
com Cristo nas regiões celestiais (Ef 1:3), mas haveremos de ser co-regentes
com Ele, pois reinaremos com Ele.
III)
A Gloriosa aparição do Noivo da
Igreja (Ap 1:7).
·
A
volta de Jesus é a verdade mais preciosa que contém a Bíblia. Enche o coração
do crente de gozo de gozo e o cinge com força para a batalha. Jesus na sua
gloriosa vinda, as nuvens serão a sua carruagem; os anjos, a sua escolta; o
arcanjo, o seu arauto e os santos, o seu glorioso cortejo.
·
Quando
Jesus virá? Sua vinda será pessoal, pública, visível, poderosa, vitoriosa, irresistível
(1:7). A Bíblia desconhece uma segunda vinda invisível ou secreta. Quando Cristo
voltar, todo olho O verá. Essa expressão “todo olho o verá” indica a inclusividade
de todas as pessoas, de todos os tempos (1:8).
IV)
Com os pés no vale, mas com a cabeça
no céu (Ap. 1:9-11). Como João se identifica?
·
Irmão e companheiro na tribulação (1:9). A tribulação é o quinhão do
povo de Deus nesta era (Jo 16;33; Atos 14:22). A igreja está no meio do
conflito entre o Reino de Deus e o Reino das Trevas. A igreja sempre foi e será
atribulada no mundo. Em Mateus 24 Jesus fala desse sofrimento de forma
crescente: os VS. 4-8 descrevem o “principio das dores”, os VS. 9-14 os “Tormentos”
na forma de perseguição aos discípulos, os VS. 15-28 a “Grande Tribulação” que
culminam na segunda vinda de Cristo.
·
Irmão e companheiro no Reino (1:9). A igreja é o povo sobre o
qual o Reino já veio e que herdará o Reino quando este vier na sua plenitude. Por
isso que somos perseguidos.
·
Irmão e companheiros na Perseverança
em Jesus (1:9). Por causa
desta perseguição e males precisamos ter uma perseverança triunfadora (Mt
24:13).
Conclusão: As circunstancias são descritas (1:9-11). O local
é definido. João foi banido para a ilha de Patmos, uma colônia penal romana,
onde se exilavam prisioneiros políticos. A ilha era inóspita, por causa das
rochas escarpadas e da constituição do solo, sendo praticamente desabitada
naquele tempo. João foi condenado no ano quartoze depois de Nero, e posto em
liberdade ao morrer Domiciano, isto é, esteve preso entre os anos 94-96 d.C.
João
é preso na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus
Cristo.
Bibliografia:
Hernandes Dias Lopes - Apocalipse - Hagnos
William Blaclay - Comentário Apocalipse
Biblia de Estudo Almeida.
Bibliografia:
Hernandes Dias Lopes - Apocalipse - Hagnos
William Blaclay - Comentário Apocalipse
Biblia de Estudo Almeida.
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