terça-feira, 24 de julho de 2012


O caminho do deserto...

Deus nos leva por vários caminhos para realizar Seus propósitos em nossa vida. Alguns desses caminhos são árduos, são secos e pedregosos.


ABRAÃO foi chamado de sua cidade, Ur dos Caldeus, para uma grande obra: abençoar todas as nações do mundo. Mas entre Abraão e a terra onde ele deveria começar sua tarefa existia o deserto de Barom.

MOISÉs foi chamado por Deus para dar continuidade à obra de Abraão, uma obra imensa, que era levar todo povo de Deus até a terra prometida e lá fundar uma nação referencial, para abençoar todas as demais nações do mundo. Mas entre Moisés, o povo e a terra prometida estava o deserto do Sinai.

Elias (Meu Deus é Jeová), o príncipe dos profetas, antes do fogo descer e queimar o Holocausto e envergonhar os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, foi levado para o Querite (ser colocado no tamanho certo).

Jesus foi escolhido por Deus, ungido com Espírito Santo, batizado. Uma voz clamava do alto no seu batismo: “...este é o meu em quem tenho todo o meu prazer”.  Deus o escolheu para ser o redentor da humanidade, criar uma igreja e, através dela, abençoar toda a raça humana, transformar o mundo e preparar o caminho para uma nova terra e um novo céu. Mas havia o deserto da Judéia... A passagem diz que o Espírito Santo impeliu, levou, guiou Jesus para o deserto.

UM ESTUDO DE Luize Dortz.

Uma tese de doutorado em Psicologia Analitica que foi apresentada na Universidade da Califórnia. Ela apresentou esse estudo com o titulo: “O papel do Espírito Santo na transformação da personalidade do individuo”. Isso aconteceu em uma Universidade secular.

A doutora Luize descobriu, cientificamente, que há certos tipos de pessoas com quem Deus trabalha de uma maneira especial. São pessoas com todas as tendências para serem arruinadas, mas tiveram o quadro de sua vida totalmente revertido. E ela descobriu algo comum entre essas pessoas: todas estiveram no deserto de Deus.

Vejamos alguns exemplos que constam nessa pesquisa.

Ø O primeiro exemplo é o de Hans, um alemão que viu sua cidade ser destruída por bombas, viu a mãe com os irmãos dele fugir daquela violência. As memórias de sua infância e adolescência trazem gravadas a violência do pai que batia na mãe. Hans se tornou um missionário e pastor de renome!

Ø O segundo exemplo é de Grace. Ela foi violentada pelo pai, que lhe apontava um revolver para a cabeça. Ela teve depressão, cometeu várias tentativas de suicídio. Quem imaginaria que esta mulher se tornaria uma DAs grandes evangelistas do mundo?

Ø Doutora Luizes descobriu algo extraordinário em comum entre elas: receberam a obra do Espírito Santo em suas vidas. Só o Espírito Santo pode transformar situações ruins em maravilhosas. 

Ø Alguns aspectos comuns entre essas pessoas que passam no deserto de Deus: 1) Essas pessoas são vulneráveis. Pessoas abertas para tudo o quanto Deus quer; se abrem para o mundo e para tudo o que Deus designa a elas. 2) tais pessoas são buscadoras de Deus: pessoas que descobrem que no deserto não há mais nada, a não ser o próprio Deus; buscaram Jesus acima de todas as coisas. 3) Pessoas absolutamente dependentes de Deus, por estarem no deserto de Deus, que nos leva até lá para nos ensinar a dependência.

Ø Deserto  é a ausência de todas as ancoras emocionais, existências, espirituais. É o local do esvaziamento absoluto do homem. Não é ali que está a mãe, pai, igreja. Não. Só eu e Deus estamos lá. É nessa escola que Deus nos treina e nos ensina a viver única e exclusivamente dEle.

Ø Há pessoas muito idealistas, Deus as leva para o deserto da mesmice.

Ø Há pessoas estudiosas que confiam muito nos seus estudos, Deus as leva para o deserto da solidão, para aprender que os relacionamento do reino são melhores que idéias.

Ø Há pessoas muito tradicionais que não gostam de mudanças, Deus as leva para o deserto do vento do Espírito, para a fluidez do Espírito, que sopra onde quer e como quer.

Ø Há pessoas que são amantes do prazer, Deus as leva para o deserto da dor, para aprender que a suficiência é só de Jesus.

Ø Há pessoas que querem ter tudo sob  o controle, Deus as leva para o deserto de suas fraquezas e lhes mostra na sua face, fraquezas sobre as quais voce não tem controle.

Ø ENTÃO TEMOS QUE DEITAR OS NOSSOS JOELHOS NO CHÃO E PEDIR: “quando sou fraco, sou forte, porque minha fraqueza se aperfeiçoa no poder de Deus. E este poder se aperfeiçoa na minha fraqueza”.

Ø Deserto é o momento de identidade, porque lá voce só tem uma companhia: a sua sombra, uma falsa projeção, um sósia ilusório, que tem todas as suas formas, mas não é você. Muitas pessoas vivem das próprias sombras, máscaras que “vestimos” no dia-a-dia, que caem no deserto por não se sustentarem no calor. São maquiagem que borram no calor do deserto, personificações que se esvaem e se destroem, porque, lá, não tem utilidade alguma.

Ø Deserto é o momento da identificação do homem consigo mesmo. É lá que descobrimos quem somos na verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário