O JUIZO FINAL:
APOCALIPSE 18 À 20.
·
Ap 6:10. “Até quando, Ó Soberano Senhor, santo e
verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”.
É uma pergunta
antiga. O desejo de ver o julgamento, muitas vezes se transformando em uma
exigência, está profundamente impregnado na vida do povo que ora a Deus. “até
quando, Senhor? (Sl 13:1-2). A expressão
repetida quatro vezes aqui nesse texto é reproduzida e elaborada em todas as
circunstancias possíveis na história da salvação – doença, exílio, dúvida,
derrota, dor e aflição.
·
Até quando será permitida a violação da bondade, beleza e
verdade por manipuladores insensíveis e ímpios? Até quando teremos que suportar
a arrogância deles, que acreditam que força é sinônimo de direito? Ap. 6:11: “então, a cada um deles foi dada uma
vestidura branca, lhes disseram que repousassem ainda por um pouco de tempo, até
que também se completasse o numero dos seus conservos e seus irmãos que iam ser
mortos como igualmente eles foram”.
·
A combinação de
injustiça e demora é como sal na ferida; não é bálsamo. Uma das características
mais notáveis das comunidades de fé é que, mesmo diante de injustiça sem
punição, elas perseveram crendo na justiça e no julgamento de Deus.
1)
Adoração,
cântico de Moises (Ap 15:3-4).
1.1)
Antiadoração, diante da demora do juízo, temos:
·
Desanimo: deixa de freqüentar
a casa do Senhor; Subversão: Transformam a casa
de Deus num lugar de entretenimento (diversão) para alivio de consumidores
entediados e cansados, transmitindo-lhes um pouco de animo; Preguiça: indiferença.
·
João demonstra a
continuidade orgânica entre os atos de Deus e o nosso testemunho e louvor, que
é adoração, a partir dos quais Deus cria sua ação entre nós e no mundo. Nada
que fazemos tem mais influencia no céu
ou na terra do que o culto a Deus. Ap 15:2: “vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da
besta, da sua imagem e do numero do seu nome, que se achavam em pé no mar de
vidro, tendo harpas de Deus”. Púlpito, mesa e pia batismal compõem o mobiliário
do culto cristão. Na pia os pecados são lavados (Rm 6:4); a mesa, recebemos o
alimento do corpo e sangue de Cristo; e, do púlpito, a palavra de Deus é
pronunciada com autoridade.
1.2)
As
taças da ira de Deus.
·
As dez pragas na época do Êxodo não aconteceram por serem
os egípcios extraordinariamente maus, mas por uma única razão que não tem
qualquer conteúdo moral aparente: eles estavam determinados a evitar que o povo
de Israel fosse adorar a Deus. A tarefa de Moisés, era formar um povo que
adorasse ao Senhor (Ex 4:31).
·
Faraó
pecou ao impedir. As pragas de julgamento aconteceram por esse único motivo. O
pior inimigo externo que o povo de fé enfrenta é a obstrução à adoração. O pior
inimigo interno que o povo de Deus enfrenta é a subversão da adoração.
1.3)
A
grande prostituta (Ap 17 -18).
·
Êxodo 14 narra a história do julgamento do Egito, que foi,
ao mesmo tempo, a salvação de Israel; o
capitulo 15 traz um cântico sobre o mesmo tema. João também usa esse padrão de
fala/cântico, mas substitui o Faraó e os egípcios pela Grande Prostituta e seus
amantes.
·
O símbolo da Grande Prostituta como experiência cotidiana é
uma cidade onde a vida corre tranqüila. A mulher e a besta escarlate sobre a
qual ela se assenta abrangem as ruas que percorremos as lojas em que compramos
verduras enquanto conversamos trivialidades com o proprietário.
·
O mais terrível com relação à prostituta não é o fato de
ela se deitar com estranhos, mas que, fazendo isso, ela usa o corpo para mentir
sobre a vida: não há união de vidas; só de órgão genitais. Lutero identificou a
lascívia como uma batalha espiritual, não apenas como uma batalha física. A
lascívia estimula nosso afastamento do sexo planejado por Deus, substituindo-o
por um atalho: um mundo ilusório de autogratificação.
Conclusão: A Noiva de Cristo e a Adoração a prostituta.
Para
a prostituta, o sexo está a serviço do comércio; para a Noiva (Ap 19), um ganho
para toda a vida. Para a primeira, o sexo é ganho, para a outra é dádiva. A adoração prostituta é um assunto para
momentos e ocasiões. A Adoração Noiva envolve e une todas as partes da vida. A
Adoração prostituta é praticada sob o principio da atração e do prazer. A
relação adoração-noiva é no melhor ou no pior, na a saúde e na doença, até que
a morte nos separe. A adoração-prostituta traz-nos grandes ganhos: conseguimos
tudo o que queremos, na hora em que queremos. Já adoração-noiva envolve doação:
nos entregamos e não sabemos quanto tempo teremos de esperar pela satisfação de
nossa ansiedade.
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