terça-feira, 11 de julho de 2017

Reavivamento nos dias de Neemias. Ne 8.1-11



Introdução: o que é Reavivamento?

É o sopro de Deus para tirar a poeira que foi acumulada no decurso dos anos, no período de tempo compreendido entre o último avivamento e o momento atual.  Para John Stott, Reavivamento é: uma visitação INTEIRAMENTO SOBRENATURAL do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é surpreendida por ela. O AVIVAMENTO OCORRE depois de um período de decadência moral e espiritual, depois da perda gradual e total do primeiro amor (Ap. 2.4), depois de concessões ao pecado, depois de um vasto vazio que se torna insuportável, depois de um culto frio e repetitivo, depois de um púlpito seco e não cristocêntrico e também depois de certas tragédias pessoais.

O Reavivamento recoloca a igreja em seu primeiro amor, produz convicção e confissão de pecado, santifica e movimenta a igreja. Desperta o gosto e a disciplina de práticas devocionais particulares, como a leitura e a meditação da Palavra de Deus, oração, desabafo, autosondagem (1 Tm 1.16), confissão espontânea de fraquezas e fracassos, sentimento de carência de Deus e vigilância pessoal.

1)    Quando o Espírito sopra... 


Um amante de literatura antiga descobriu num antigo salmo da Boêmia uma descrição de Wyclyffe acendendo uma centelha, John Huss colocando o fogo no carvão e Lutero ostentando uma chama. John Huss foi aluno de Wyclyffe e morreu queimado no ano de 1415, por defender somente a Bíblia como norma de fé e prática. Mas, suas últimas palavras foram: “Hoje vocês assarão um ganso magro, mas em cem anos ouvirão um cisne cantar. Não serão capazes de assa-lo e nenhuma armadilha ou rede poderá segurá-lo”. Cem anos depois, Martinho Lutero, em 1515, lendo as epístolas aos romanos descobriu a doutrina da Justificação pela fé, que acabou desencadeando a Reforma Protestante.

Alguns anos depois, na Escócia, viveu um pregador e escritor apaixonado pela Bíblia, John Knox. Uma vez ele disse a respeito de Mary, a rainha dos escoceses: “Ela é uma velha Jezabel”. Quando ouviu os seus comentários, Mary respondeu: “Temo a sua língua e a sua caneta mais do que ao exército da Inglaterra”. Duzentos anos depois, temos a figura emblemática de Jonh Wesley, que nos seus 50 anos como pregador, pregou 40.000 sermões. Falou a uma multidão enorme de 20.000 pessoas sem a ajuda da mídia. Viajou 360.000 Km, a maior parte à cavalo, proclamando a Palavra de Deus.


2)    O primeiro Reavivamento...
O Reavivamento aconteceu na Porta das águas (Ne 8.1): “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel”.  O projeto de reconstrução do muro terminara. Agora todos estavam protegidos residindo em suas casas, trabalhando; Mas ainda alguma coisa estava faltando. Disso depreendemos que ter uma superestrutura bem organizada não é o bastante se não houver, ou se houver pouca vida no seu interior. Porquanto, a reconstrução do lado de dentro deles iniciou através do escriba Esdras.

3)    A fonte do Reavivamento (1-3).
Primeiro, houve a leitura da Palavra de Deus.E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei” (v.3). 


A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. Revelação vem do grego “apocalipsis” significa o ato de tirar o véu que encobre o desconhecido. Ela é inspirada por Deus, no grego é “Theopneustos”. Então, Deus é o autor da Bíblia.

Importância da Palavra de Deus: “A palavra de Deus é comprovadamente pura; ela é um escudo para quem nele se refugia”. Pv 30.5

“A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus” Sl 119. 89

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”.  2 Timóteo 3:16

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. Hebreus 4:12

Segundo, houve um respeito obvio para com a verdade. O povo ouviu atentamente. E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra (v.6). 



Terceiro, a verdade foi explicada e assim todo aquele que ouviu, compreendeu (v.8). Depois, da leitura do livro em voz alta, aqueles dotados na verdade traduziram-na a fim de dar um sentido ou significado. A palavra traduzir em hebraico significa “tornar algo distinto, separado de outra coisa, a fim de que esta coisa flua e adquira um estilo”. Por que precisam traduzir as escrituras?  A Bíblia estava em hebraico e o povo falava a língua aramaica; língua babilônica. Ouviram a Bíblia hebraica mas com os ouvidos babilônicos. Assim, esses escribas treinados pegaram o texto em hebraico e o tornaram significativo aos ouvidos dos que escutavam. Depois do texto traduzido, o verso diz que “interpretando-o e explicando-o a fim de que entendesse”. Eles destrancaram a porta levando-os ao entendimento – a habilidade de ver algo além da superfície. PRIMEIRO LERAM O TEXTO, DEPOIS EXPLICARAM. EXEGESE, PREGAR O QUE ESTÁ NA BÍBLIA. EISEGE, É QUANDO VOCE IMPÕE ALGO QUE NÃO ESTÁ NO TEXTO. 


Quarto, a verdade foi aplicada. Aqueles que a ouviram, responderam. Então Neemias, que era o governador, e Esdras, o ministro e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: “Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e choro! Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da lei” (v.9). “O que é uma pregação? A pregação é uma ponte entre dois mundos, entre o texto antigo e o ouvinte dos dias atuais. De tal maneira que você não prega diante da congregação,  você prega à congregação”.  Martin Loyd Jones.

Conclusão: Passos para o Reavivamento.
O povo entendeu as palavras dos escribas:” E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”

O povo chorou. POR QUE CHORAVAM? Porque sabiam que eram culpados. Também recordavam os pecados dos seus antepassados que os tinham levado ao cativeiro. Sentiram uma culpa tão profunda que ela provocou um pranto intenso.


O povo se alegrou: Neemias levantou-se e disse: “Agora, parem com isso. Deus é perdoador. Vamos mudar. Este é um dia santo. Este não é um dia de choro, mas de celebração”. A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.
  


                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário