sábado, 5 de dezembro de 2015

Aplicando a Palavra de Deus no seio familiar. Tito 2.1-8



Introdução: 
Cuidado com os falsos profetas. Como são? São insubordinados (Tito 1.10); Eles são enganadores (v.10): negavam a eficácia do sacrifício de Cristo e a necessidades de observância de ritos judaicos para a salvação; Eles são proselitistas em seu ensino, eram itinerantes indo de casa em casa espalhando o veneno da heresia; são gananciosos quanto à motivação (v.11); São violentos; são glutões e preguiçosos (v.12) e são legalistas (vss, 13 e 14): Os falsos mestres criavam longas listas de pecados. Era pecado tocar isto ou aquilo; era pecado comer esta ou aquela comida. As coisas que eram boas em si mesmas eles as transformavam em coisas contaminadas e impuras;

Em primeiro lugar, a melhor maneira de combater a heresia é ensinar a verdade. “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (2.1).  A palavra hygiainouse, “sã”, significa “estar saudável; ser íntegra”. Essa palavra é com frequência usada nos evangelhos com respeito a pessoas que, tendo sido curadas de algum defeito físico ou de uma incapacidade, agora estão “totalmente sadias”, com todos os seus órgãos e faculdades funcionando normalmente.

"Certa feita, alguém perguntou a um alto funcionário de um grande banco, especialista em identificar notas falsas, qual era o seu critério para identificá-las. Ele respondeu: “Eu não sou um especialista em notas falsas; sou um especialista em notas verdadeiras. Eu as estudo  cuidadosamente. Assim, identifico as falsas”.

Em segundo lugar, a melhor maneira de reprovar a vida desregrada é viver de modo irrepreensível (2.7). Não há nada mais escandaloso do que alguém professar uma coisa e viver outra; ser exigente com os outros e indulgente consigo mesmo.

Os preceitos de Deus para os Homens idosos (2.2) 

Em primeiro lugar, deveriam ter domínio próprio.“Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes...” “Os prazeres desenfreados custam muito mais do que valem” (Pv 16.32).


Em segundo lugar, deveriam ter reputação aprovada. “Quanto aos homens idosos que sejam [...] respeitáveis...” (2.2). Trata-se de uma pessoa que tem vida ilibada, caráter impoluto, bom testemunho dos de fora.

Em terceiro lugar, deveriam ter equilíbrio nas atitudes. “Quanto aos homens idosos que sejam [...] sensatos...”(2.2). Trata-se daquela pessoa que mede suas palavras, seus gestos, suas ações e suas reações.

Em quarto lugar, deveriam ter maturidade espiritual. “Quanto aos homens idosos que sejam [...] sadios na fé, no amor e na constância” (2.2).

Os preceitos de Deus para as mulheres idosas (2.3,4) 

Paulo destaca duas coisas importantes que devem caracterizar as mulheres idosas, aspectos positivos.
Em primeiro lugar, elas devem ser cuidadosas quanto à maneira de viver (2.3a). Paulo escreve: “Que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, nao escravizadas a muito vinho...” (2.3a).

 Quanto ao aspecto positivo as mulheres idosas devem ter um procedimento irretocável, exemplar. A idade avançada nos torna mais responsáveis.

Quanto ao aspecto negativo, as mulheres idosas devem evitar dois sérios pecados: O pecado da maledicência. A palavra grega usada para descrever “caluniadoras” é diabolos. O diabo é o patrono das pessoas que se entregam à calúnia, à fofoca e à maledicência. Tiago diz que a língua é fogo e veneno. A língua fere, destrói e mata (Tg 3.1-11). Salomão diz que “a morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18.21). Podemos matar ou dar vida a um relacionamento dependendo da maneira pela qual nos
comunicamos.

Em segundo lugar, elas devem ser cuidadosas quanto à maneira de ensinar (2.3b,4). Paulo conclui: “[...] sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem seus maridos e a seus filhos” (2.3b,4).



Os preceitos de Deus para as mulheres jovens (2.4b,5). 


Em primeiro lugar, deveriam amar o marido e os filhos (2.4b). Paulo deu várias instruções para o marido amar a esposa da mesma forma que Cristo ama a igreja (Ef 5.25- 33; Cl 3.19).

Em segundo lugar, deveriam ser sensatas (2.5). A palavra grega sophronas descreve uma pessoa que tem domínio próprio, autocontrole.

Em terceiro lugar, deveriam ser honestas (2.5). A palavra grega hagnos descreve aqui a pureza moral no matrimônio. As mulheres deveriam ser “puras de mente e coração”. Elas deveriam fechar todas as janelas da tentação e do desejo proibido.

Em quarto lugar, deveriam ser boas donas de casa (2.5). A palavra grega oikourgos, traduzida por “boas donas de casa”, significa literalmente “trabalhando em casa”. Paulo está combatendo aqui aquele estilo de vida ocioso de algumas mulheres que viviam andando de casa em casa, adotando um estilo de vida fútil (T m 5.13).

Em quinto lugar, deveriam ser bondosas (2.5). A bondade é atitude de investir o melhor da vida na vida dos outros. O único homem que é chamado de “bom” na Bíblia é Barnabé (At 11.24). A marca desse homem foi investir na vida daqueles que haviam sido rejeitados. Ele investiu na vida de Saulo depois que foi rejeitado em Jerusalém pelos discípulos (At 9.26,27) e na vida de João Marcos, depois que Paulo se recusou a aceitá-lo na caravana da segunda viagem missionária (At 15.36-39).

Em sexto lugar, deveriam ser sujeitas ao marido (2.5). O marido sábio permite que a esposa administre o lar, pois esse é o ministério dela. Apesar de a esposa ser a “dona da casa”, o marido é o líder do lar, de modo que a esposa deve ser obediente. Mas onde existe amor, a obediência não é dolorosa.

Qual motivação deveria regular a conduta  da mulher crente? O vetor principal a nortear-lhe a postura é “para que a palavra de Deus não seja difamada”. A insubmissão da esposa ao marido seria um escândalo para o evangelho. A nossa vida é uma ponte ou uma muralha; aproxima as
pessoas de Deus ou as afasta.

Os preceitos de Deus para os jovens (2.6) 

“Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos” (2.6). A palavra grega usada por Paulo é novamente sophron, autodisciplina, autodomínio, autocontrole. Paulo está pensando no controle de temperamento e da língua, da ambição e da avareza, e especialmente dos apetites carnais, inclusive compulsões sexuais, de modo que o jovem cristão permaneça dentro do imutável padrão cristão de castidade antes do casamento e de fidelidade depois dele.

Os preceitos de Deus para Tito (2.7,8) 

Tito deveria imprimir nos membros da igreja uma impressão forte e indelével. A palavra grega lypos, “padrão, protótipo”, é exatamente a marca que uma máquina de escrever deixa no papel.

Em primeiro lugar, o líder deve ser padrão nas boas obras (2.7). A vida do líder é a vida da sua liderança. Ele ensina não apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo.
Em segundo lugar, o líder deve ser padrão no ensino da Palavra (2.7,8). Com respeito ao ensino da Palavra, quatro pontos vitais devem ser observados;

O conteúdo correto. “No ensino, mostra integridade...”(2.7). A palavra “integridade” é a tradução de afihoria, que literalmente significa “incorruptibilidade”.

O método correto. “No ensino, mostra [...] reverência”(2.7). A reverência tem a ver com a forma que a mensagem é transmitida, ou seja, a maneira de ensinar.

O instrumento correto. “Linguagem sadia e irrepreensível...”(2.8). O púlpito não pode ser um palco nem um picadeiro em que o pregador usa piadas e gracejos inconvenientes e incompatíveis com a santidade da mensagem.

O propósito correto. “[...] para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhum a que dizer a nosso respeito” (2.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário