terça-feira, 9 de julho de 2013

A sexta trombeta do apocalipse. Ap 9:13-21

Introdução: Gafanhotos, a cavalaria do inferno (quinta-trombeta): atormentar os homens. 
Características dos demonios da quinta trombeta: 
São espíritos de obscuridade (9: 2-3).São espíritos de destruição (9:11). São espíritos que tem poder e domínio (9:7). São espíritos que tem inteligência (9:7). São espíritos de sensualidade (9:8). São espíritos de violência (9:8) São espíritos inatingíveis (9:9).

1)    O JUÍZO DE DEUS QUE DESABA SOBRE OS IMPIOS É RESULTADO DAS ORAÇÕES DOS SANTOS (Ap 9:13-15).
Ø As grandes operações de Deus na terra vêm em resposta às orações do povo de Deus (Ex. 3:7-8).  Tem sido assim ao longo da história. Sobretudo, o livro de apocalipse revela essa conexão entre o altar e o trono (Ap 6:9 e 6:12-17).

Ø Apocalipse 8:3-5 mostra as orações dos santos subindo do altar ao trono e descendo do trono em termos de juízos de Deus (AP 8:5-6). Agora novamente em Apocalipse 9:13-14 somos informados que a voz procedendo dos quatro ângulos do altar de ouro, o altar de ouro desencadeia a soltura dos quatro anjos do juízo sobre os ímpios.  

2)    O JUÍZO DE DEUS É EXECUTADO PELOS QUATRO ANJOS QUE ESTÃO CITADOS JUNTO AO RIO EUFRATES (AP 9:14).

Ø Esses anjos são agentes da justiça divina. Eles são anjos maus, anjos caídos, que executam o juízo de Deus sobre o mundo. QUATRO é o numero do mundo.

Ø Esses anjos estão atados junto ao Rio Eufrates. Foi justamente aqui no Rio Eufrates, onde ficava o Éden, que os poderes satânicos, levaram nossos pais à queda.

Ø O Eufrates é o limite oriental da terra prometida, onde estavam os terríveis inimigos do povo de Deus: a Assíria e a Babilônia, ou seja, o mundo ímpio (Is. 8:7).

3)    O JUÍZO DESENCADEADO PELA SEXTA TROMBETA É MAIS SEVERO DO QUE ANUNCIADO PELA QUINTA TROMBETA (9:15).

Ø EM primeiro lugar, os juízos vão se intensificando à medida que a história caminha para o seu fim.  Na quinta trombeta os gafanhotos não podiam destruir a vegetação , nem matar os homens, nem tocar nos selados de Deus. MAS, AGORA eles recebem poder para matar uma terça parte dos homens.

Ø Semelhanças entre os gafanhotos da quinta trombeta: EM AMBOS  os casos a natureza demoníaca dos seres torturados são vistos em figura de escorpiões (9:3-5) e em figuras de serpentes (9:19). Em ambos os casos, o poder desses reside na cauda. Sua atividade é causar dano (Ap 9:4,19). São comparados como leões (9:8,17) e cavalos de batalha (9:7,16). Ambos os textos falam de fumaça infernal (9:2,17,18). Mas a intensificação do flagelo na sexta trombeta é inegável: no lugar de tortura (9:5), aparece agora a matança (9:15,18,20).

Ø EM SEGUNDO LUGAR, os juízos descritos na sexta trombeta descrevem a guerra (9:15). Fala daquelas guerras espantosas que abalarão o mundo à medida que avançamos para o fim. As guerras resultam da resistência contra a honra de Deus e do cordeiro.

Ø EM TERCEIRO LUGAR, os agentes do juízo são uma multidão incontável (9:16). João não vê exércitos, ele ouve o seu número: vinte mil vezes dez milhares, ou seja, um exército de duzentos milhões de cavalos.

Ø Em quarto lugar, os agentes do juízo transformaram-se em máquinas assassinas (9: 17-19). Eles são seres anatingíveis (9:17). Eles tem couraça de fogo. Eles são seres mistos (cavalo, leão, serpente). Eles são seres ferozes (9:17).

Ø Esses cavalos tem um grande poder destruidor. Eles simbolizam máquinas e instrumentos de guerra de toda classe: tanque, canhões, aviões de combate, bombas, armas nucleares, químicas. Eles flagelam e matam os homens (9:18). Três flagelos: fogo, fumaça e enxofre. O fogo queima, a fumaça tira a visibilidade e o enxofre polui. 

Ø “Se não houver uma parada divina no processo estamos a caminho da autodestruição: energia fóssil, poluição, des-construção ambiental, envenenamento de recursos essenciais à vida, destruição de nossa proteção atmosférica, progressão da adaptação e resistência de vírus e bactérias, mudanças climáticas, descongelamento e envenenamento das geleiras polares, experimentos com alteração de DNAs, clonagem humana, desagregação mental, dissolvência psicológica, globalização econômica polarizada, controle hegemônico dos poderes da terra—política, economia, recursos naturais—e o choque civilizatório”.  (Caio Fabio).

Ø Os agentes do juízo tem o controle da imprensa (9:19). O poder desses agentes está na boca. Eles tem a comunicação em seu poder. Eles dominam a imprensa.

4)    O JUIZO DE DEUS NA SEXTA TROMBETA, POR MAIS DRAMÁTICO É AINDA LIMITADO (AP 9:15,18,20,21).

Ø Um terço da raça humana é destruída, com o objetivo de levar os outros dois terços ao arrependimento. Quando chegar a sétima trombeta, será tarde demais.

CONCLUSÃO: Em vez de se voltarem para Deus, os homens continuam na prática de seus abomináveis pecados (9:20-21). A idolatria conduz ao pecado da adoração de demônio (9:20). Os ídolos são obras das mãos do homem: são feitos de ouro, prata, cobre, pedra e pau. Por trás do ídolo estão os demônios (1 Co 10:19-20).  Os ímpios quebram as duas tabuas da lei de Deus (9:20-21). Eles deixam de adorar o Deus vivo para se prostrarem diante de ídolos, quebrando os dois primeiros mandamentos da primeira tábua da lei (9:20).

Esse tempo é marcado por intensa religiosidade, mas uma religiosidade falsa: adoração de ídolos e demonios. Eles quebram o sexto, o sétimo e o oitavo mandamentos da segunda tabua da lei (9:21).  Não há respeito à vida. As pessoas perdem o respeito pela dignidade da vida. Não há respeito à lucidez. Feitiçarias vem de farmakeia, de onde vem drogas. É uma geração entorpecida, drogada. Não há respeito à pureza moral. É  uma Sociedade pansexual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário