terça-feira, 21 de maio de 2013


Para onde caminha a história? (Ap 5:1-14).




Quando falamos em História nos referimos a história da humanidade. Enquanto existirmos haverá uma história pra ser contada e estudada. Nos dias hodiernos existe um ponto de interrogação sobre o destino da humanidade. Uma terceira guerra mundial se aproxima sorrateiramente, e, dizimará um terço da população mundial. Sabemos das grandes guerras mundias, primeira e segunda guerra (1914-1918 - 1939-1945). E agora, o que ocorrerá com o mundo? Quem tem o comando da história?

1)    Duas visões humanistas da história: Primeiro, a visão cíclica dos antigos gregos. A história não se move para uma meta. Não há esperança, não há redenção. O que é, é o que foi,  o que foi, será. Não há uma consumação. Segundo, a visão do existencialismo ateu. A história é uma sucessão de fatos sem significados. Não há plano, não há esperança.  

·        Winston Churchill disse “que os homens cresceram em poder e conhecimento, mas não evoluíram moralmente. Sob pressão, o homem moderno praticará os mais terríveis atos”.

·        O historiador Gibbon, no seu livro Declínio e Queda do Império Romano disse que “a história é pouco mais que um registro dos crimes, loucuras e infortúnios da humanidade”.

·        Thomas More em seu livro Utopia antevê um tempo na terra em que o homem construiria um paraíso por suas mãos.  Mas no século XX, assistimos duas sangrentas guerras mundiais e o otimismo humanista desvaneceu. O mundo está como uma panela de pressão, quase explodindo. Há alguma esperança para a história?

2)    O Deus que está assentado no Trono do universo tem um propósito para a história.
·        Deus tem em Sua mão um livro. Esse livro contém todos os decretos de Deus, as linhas gerais de todos os acontecimentos até o fim dos tempos. Este livro contém o registro antecipador da história. 


·        Deus escreveu o livro da história, antes dela acontecer. Ele conhece, controla e dirige todas as coisas para uma consumação final. O livro tem seqüência e conseqüência. Toda a história da humanidade está na mão de Deus. O livro da história está escrito por dentro e por fora. Tudo está traçado, escrito e determinado. O futuro está nas mãos de Deus.

3)    O digno procurado?
·        O livro está selado com sete selos (5:1). O rolo selado indica o plano não revelado e não cumprido de Deus. Se permanecesse selado este rolo, os propósitos de Deus não seriam realizados, nem se levaria a cabo Seu plano. O numero sete significa completo.

·        Ninguém foi achado digno!!! Primeiro ninguém foi achado digno no céu: Miguel, Gabriel, serafins, querubins, anjos, Abraão, Moises, Elias, Paulo, Pedro, Maria... ninguém foi achado digno para dirigir a história. Segundo ninguém foi achado digno na terra: nenhum homem, por mais poderoso e influente, pode decifrar o sentido da história. Terceiro ninguém foi encontrado digno debaixo da terra: nem o diabo, nem os demônios, nem os espíritos atormentadores podem revelar a voce o sentido da história e da vida. 


·        Quem é digno? Há uma grande constatação: ninguém podia abrir o livro. Há uma grande decepção: João diz, “EU CHORAVA MUITO”. Por que João chorou? Primeiro, porque isso parecia frustrar a promessa de Apocalipse 4:1. Segundo, porque a história estaria à deriva como um barco sem leme.

4)    O digno encontrado!

·        Há consolo para nós: Não chores! Às vezes, choramos como João com medo do futuro. O que vem pela frente? Como será o meu amanhã, a minha velhice? A voz ecoa no céu: Não chores! Deus tem a solução para todas as nossas dificuldades e nossas lágrimas.

·        O livro da história está na mão de Jesus (5:5-7). Ele tem todo o poder e toda a autoridade. Jesus é o Leão de Judá e a Raiz de Davi. Ele venceu o diabo, o mundo, o pecado e a morte. Jesus só é apresentado como o Messias Vencedor, porque antes foi o Messias Sofredor.  Ele só é o Leão, porque antes foi o Cordeiro. 


·        Jesus está em pé (ação e poder); Jesus está no meio do trono (autoridade). Deus governa o mundo por meio do Cordeiro.

·        Jesus é digno de desvendar o sentido da vida. Primeiro, porque Ele é onisciente: é cheio de olhos. Segundo, porque ele é onipotente: tem sete chifres. Terceiro, porque Ele é onipresente: os sete espíritos de Deus são enviados por toda a terra.

4.1)        Jesus é o Alfa e o Omega: A até Z.
·        A: Alfa Omega                  
·        B: O bom pastor
·        C: Criador de todas as coisas
·        D: Deus Todo Poderoso
·        E: Emanuel
·        F: Filho do Deus Vivo
·        G: Grande Eu Sou
·        H: Homem de Dores
·        I: Intercessor
·        J: Juiz dos Juízes
·        K: Kaiser _ Imperador dos Imperadores.
·        L: Lírio dos Vales
·        M: Messias
·        N: Nazareno
·        O: Onipotente Deus
·        P: Pão da Vida
·        R: Redentor
·        S: Sumo Bom Pastor
·        T: Todo Poderoso
·        U: Único Mediador entre Deus e os homens
·        V: Videira Verdadeira
·        X:  da equação da Vida, sem ele nada faz sentido.
·        Z: Zeloso.

5)    Conclusão: Quais as implicações de Jesus estar com o livro da história nas mãos.
·        A primeira é que isso deve levar-nos a orar confiadamente acerca do destino das pessoas (5:8)
·        A segunda deve levar-nos à evangelização fervorosa (5:8). Cristo morreu para comprar com o Seu sangue pessoas que procedem de todo grupo étnico: tribo; de todo grupo lingüístico: língua; de todo o grupo político: povo, e de todo o grupo social: nação.
·        A terceira deve levar-nos a tomar posse da nossa alta posição espiritual (5:10). Nós fomos constituídos reino: já reinamos com Cristo espiritualmente, pois estamos assentados com Ele nos lugares celestiais e reinaremos com Ele plenamente na Sua segunda vinda.
·        A quarta deve levar-nos a dedicar tudo que somos ao Cordeiro de Deus (5:11-12). A Ele sejam o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.


bibliografia: Hernandes dias lopes - apocalipse
Biblia Almeida Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário