terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Esperança que supera a tentação.  1 Pedro 1:13-20.

Introdução: a sedutora mentalidade do cosmo.
·    
    Em João 17:14-15: Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. MUNDO: Jesus estava falando sobre uma filosofia que envolve os habitantes da terra. Cristo não se referia a um lugar, mas a um sistema, que encontra suas origens no próprio inimigo (1 João 2:15-17). Trata-se de um sistema mundial manipulado pela penetração de Satanás e seus demônios, que movem as cordas para atingir os objetivos perversos do adversário.

·        Então, qual é o sistema? Qual é a sua filosofia? Qual é o sistema de referencia do cosmo – seu pensamento, suas atividades, suas metas? È um sistema que opera separadamente de Deus e em desacordo com Ele. Foi projetado para nos atrair, para nos seduzir com sua aparência resplandecente de fama, fortuna, poder e prazer.

·        Kosmos se refere a um sistema ordenado do qual Satanás é o cabeça, seus anjos caídos e demônios são seus emissários e os não salvos da espécie humana são seus súditos. Muito nesse sistema mundial é religioso, cultural, refinado e intelectual. Contudo, ele é anti-Deus e anti-Cristo.

1)    Desafio para ser diferente.

·        VIVENDO EM SANTIDADE (1 Pe 1:13-16). Perceba a força de suas sentenças: Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça. Hoje, podemos dizer: “Tenha postura!”; “leve a vida a sério!”. E, então, declaramos o argumento decisivo de Deus, que diz, em essência: “Seja santo como Eu sou”.
·        O que é santidade? Não é obedecer a regras. Santidade consiste em absorver os valores dignos de outra pessoa. Quando andamos com alguém, especialmente alguém que amamos e admiramos, é normal que comecemos a absorver os valores daquela pessoa: assumimos seus trejeitos, sua maneira de falar, de se comportar, de agir. A medida que gastamos tempo com Jesus, os seus valores santos vão sendo incorporados a nós, e passam a fazer parte de nossa natureza: isto é santidade (1 Jo 4:18). Ser santo, portanto, é absorver os valores da pessoa que voce mais ama e admira: Jesus!

·        ANDANDO EM TEMOR ( 1 PE 1:17). Hoje não ouvimos muito sobre o temor do Senhor, e alguns, quando ouvem , lembram apenas da imagem de um pregador fervoroso, esmurrando o púlpito. NTH: Portanto, durante o resto da vida de voces aqui na terra tenham respeito a ele. Assim, a questão é: se vamos dirigir-nos a Deus como Pai, devemos conduzir-nos na terra de uma forma que reflita nosso respeito, nossa reverencia a Ele (Rm 14:12).
·        Um teste de A.W. tozer: “quem quiser conhecer sua verdadeira condição pode faze-lo verificando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias. Em quem voce pensou nestas últimas horas do dia de hoje? Em que pensou quando estava livre para pensar o que lhe agradasse? Para o que se voltou o íntimo do seu coração quando estava livre para voltar-se para onde quisesse? Quando o pássaro do pensamento foi posto em liberdade, voou para longe, como o corvo, para pousar sobre as carcaças flutuantes ou, como a pomba, circulou e voltou para a arca de Deus? É fácil realizar este teste, e se formos sinceros conosco, poderemos descobrir não só o que somos, mas também o que vamos ser. Logo seremos a suma dos nossos pensamentos voluntários”.

·        FOCANDO SUA MENTE. (1 Pe 1:18-20). O que Cristo fez por nós? A primeira coisa que Cristo fez por nós foi livrar-nos da escravidão, de um estilo de vida fútil. Que tivéssemos conhecimento disso ou não, estávamos presos a um viver que nos oferecia apenas prazeres vazios e desejos que nos levavam a becos sem saída.  A única forma de sermos libertos daquela escravidão era alguém nos redimir. Esse resgate foi pago por Cristo, não com ouro nem com prata, mas com Seu sangue precioso.
·        A segunda coisa que Cristo fez por nós foi aproximar-se e fazer-se conhecido; Ele, que foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo,  mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de nós; e por ele cremos em Deus...para que a nossa fé e esperança estivessem em Deus (1 Pe 1:20-21). Como é a vida sem Cristo (1 Pe 4:3-4).  

2)    TÉCNICAS PARA LEMBRAR.
·        1) Preste muita atenção para aquilo que olha. Isso nos remete ao texto de 1 Pedro 1:13, no qual lemos que devemos preparar nossa mente para a ação, mantendo-nos sóbrios no espírito e fixando nossa esperança completamente na graça revelada em Jesus Cristo.  A Biblia diz que Moisés, pela fé, abriu mão dos passageiros prazeres do pecado para caminhar com o povo de Deus (Hb 11:24-26).
·        2) PENSE MAIS NAS CONSEQUENCIAS DO PECADO DO QUE EM SEUS PRAZERES. Uma das características do cosmo é que ninguém jamais menciona o lado feio dos prazeres pecaminosos.  O que o pecado causa: Entristece o Senhor; teremos que prestar conta dos nossos atos; magoar a esposa ou esposo, perdendo a confiança; magoar os filhos; destruir a credibilidade; dar espaço para o diabo me acusar, etc.
·        3) COMECE CADA DIA RENOVANDO SEU SENSO DE REVERENCIA A DEUS. Inicie o seu dia conversando com o Senhor, mesmo que essa primeira conversa tenha de ser breve.
·        4) PERIODICAMENTE AO LONGO DE CADA DIA CONCENTRE TOTALMENTE EM CRISTO.  Separe deliberadamente alguns minutos todos os dias para que seu olhar se perca, para que voce não se dê onde está, para que o toque do telefone não signifique nada porque voce está totalmente concentrado em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário