terça-feira, 11 de abril de 2017

Cada coração sem Cristo é um campo missionário. Atos 8: 26-40



Introdução: frases

"Quando Jesus diz: "Vinde" - Ele vem nos encontrar.
Quando Ele diz: "Ide" - Ele vai conosco."

"Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma estação, plante flores;
Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma vida, plante árvores;
Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma eternidade, plante igrejas”.

"O evangelismo ocorre quando o crente fica tão inflamado em contato com o fogo central de Cristo, que, por sua vez, põe fogo nos outros."

"Se os pecadores serão condenados, que eles o sejam pelo menos passando por cima de nossos corpos. Se os pecadores hão de perecer, que eles o façam pelo menos tendo os nossos braços a agarrar-lhes os joelhos, implorando que fiquem. Se o inferno tem de ser cheio, que o seja pelo menos contra o vigor de nossos esforços, e não permitamos que ninguém vá para o inferno sem que o tenhamos advertido e por ele tenhamos orado."

"Cada coração com Cristo é um missionário e cada coração sem Cristo é um campo missionário."

"De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão."

1)    Missão e Missões. 

Missões: o conceito é ligado a enviar missionários para outros países. É como se a missão da igreja fosse delegada para algumas pessoas que tiveram um chamado especial para esse encargo de anunciar o evangelho. Anunciando o evangelho em outro país, com cultura e língua diferente. A frase nos cultos de missões era: ou você vai, ou você paga quem vai, ou você ora.

Missão: a compreensão que toda a igreja está missão. E que a missão não é missão da igreja, mas de Deus. Ou seja, Deus manda o Filho, o Filho manda o Espírito Santo; e, o Pai, o Filho e o Espírito Santo enviam a igreja.

Qual é a missão da igreja? O Cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de sabotagem. Quando você vai à igreja, na verdade vai receber os códigos secretos mandados por nossos amigos: não é por outro motivo que o inimigo fica tão ansioso para nos impedir de frequentá-la. Ele apela à nossa vaidade, preguiça e esnobismo intelectual. C.S. LEWIS

2)    Quatro Empecilhos ao evangelismo. 

Ignorância. Não sabemos como evangelizar. Não temos um método, ou uma técnica comprovada que nos faça sentir à vontade, quando falamos de Cristo para os outros.

Temor. A maioria dos cristãos simplesmente tem medo. Medo de que a pessoa faça perguntas que não sabemos responder.

Indiferença. Muitos cristãos não importam nem um pouco com o destino espiritual dos outros. “Se as pessoas querem crer assim, tudo bem. Cada um viva do jeito que quer”.  Quando William Carey propôs evangeliza os indianos, recebeu a seguinte resposta: “Jovem senta-te. Quando Deus resolver converter os pagãos, ele fará sem a minha ou a sua ajuda”. Mas, Carey não ficou indiferente aos povos não alcançados e disse: “Esperai grandes coisas de Deus, praticai proezas para Deus”.

Experiência negativa. Pessoas que antes da conversão, foram abordadas por pessoas sem sabedoria. Exemplo: Alguém me escreveu: “uma pessoa da minha família, disse que de nada adianta meu primo orar, pq DEUS não ouve suas orações, pq ele é gay....Ele orava pq estava com dores no corpo e dps disso, comentou q não sabe mais o q pensar”.

1)    Filipe – o evangelista. 

Felipe levou o evangelho a Samaria, podemos ler isto em Atos 8.5-8, onde a Palavra nos fala dos sinais miraculosos, das curas, e pregação poderosa do diácono Felipe. Um avivamento estava acontecendo em Samaria, todos estavam eletrizados. De repente, Deus intervém ali, e faz uma coisa muito estranha. Diz a palavra de Deus que “um anjo do Senhor disse a Felipe: Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém à Gaza”( Atos 8.26).

Filipe tinha sensibilidade espiritual.
Como teria sido fácil para Filipe deixar-se envolver totalmente pelo empolgamento e toda agitação daquele avivamento samaritano – onde Deus estava operando visivelmente. Então, Deus afastou Filipe de Samaria, sem explicar por que, sem revelar o objetivo final, e o deixou em uma estrada deserta.  Uma viagem longa de aproximadamente 60 quilômetros, para um lugar deserto, atravessando uma cidade contrária à sua pregação, e por uma estrada praticamente inutilizada, por isto chamada de “deserta”. 


Filipe estava disponível.
O texto continua dizendo: ... “No caminho encontrou um Eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes...”  A bíblia nos diz algumas coisas a respeito dele. A primeira é que era um EUNUCO. Eunuco é um homem privado da sua sexualidade, castrado por castigo, ou castrado de nascença. Um eunuco não pode ter filhos.  A lei mosaica era clara em Deuteronômio 23:1 lemos – “Ninguém que se tenha tornado eunuco, por acidente ou por mutilação, entrará na assembleia do Senhor”. Um homem castrado, ou Eunuco, era excluído da congregação, não poderia exercer nenhum tipo de atividade sacerdotal, nem tão pouco entrar no templo e como tal, também estava destituído da sociedade como um todo, sua vida estaria fadada à escravidão. 

A palavra diz que este homem era um etíope, oficial importante, encarregado de todos os tesouros de candace. Ele era o ministro da fazenda da Etiópia. Lá está o sujeito, numa carruagem no meio do deserto, lendo as escrituras. E lendo justamente o capítulo 53 de Isaias, a passagem que fala do sacrifício do Messias e da salvação mediante o sacrifício. E DEUS DIZ ao seu servo Filipe: “Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”.

Filipe tomou iniciativa.
“Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaias, e perguntou: Compreendes o que vens lendo” (Atos 8.30). 


Filipe indagou: “Voce compreende o que está lendo?”. Queria realmente saber se aquele desconhecido que viajava na carruagem estava entendendo as palavras que lia. Uma cantora evangélica chegava nas pessoas e perguntava: “Posso cantar uma música para você?”. Esta é uma forma inteligente de iniciar uma conversa.

Filipe tinha tato.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Atos 8:30-34

Felipe ouviu o homem confessar sua ignorância e não disse nada. Depois, polidamente, esperou que o outro o convidasse para subir a carruagem, e então subiu. Em seguida, em vez de começar a despejar nele um sermão preparado, PARTIU DO PONTO ONDE ELE ESTAVA. E em momento algum procurou diminui-lo, ou mostrar-se importante. Nem tentou impressioná-lo. Aquele homem era gentio. Não tinha a menor idéia sobre quem Isaias, o profeta judeu, estava falando. E Filipe se mostrou calmo e respondeu com tato.

Filipe tinha objetividade.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. Atos 8:34,35

Filipe não apelou para explicações confusas, nem jargões, nem ameaças agressiva do tipo: “Aceita agora, senão você vai para o inferno”. Mas falou de Jesus – da sua Pessoa e da sua obra, do seu amor pelos pecadores, da sua vida exemplar, do seu sacrifício, da sua ressurreição e do perdão dos pecados.
Quando estivermos testemunhando da nossa fé, limitemo-nos a falar de Jesus. Não falemos de igreja, nem denominação, nem religião, nem de questões doutrinárias. FALEMOS OBJETIVAMENTE DE JESUS, O SALVADOR.

Conclusão: a salvação do enuco.            
O enuco quis ser batizado, com muita sabedoria, Filipe colocou as coisas em seus devidos lugares. Com um firme discernimento, ele explicou que, para uma pessoa ser batizada, ELA PRECISA CRER EM CRISTO, primeiro. O homem creu e depois foi batizado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário