terça-feira, 11 de agosto de 2015

Davi e BatSeba. 2 Sm 11:1-5



Introdução: A Bíblia nunca lisonjeia os seus heróis. Todos os homens e mulheres da escritura tem os pés de barro e quando o Espírito Santo pinta um retrato de suas vidas, ele é um artista deveras realista. Não ignora, nega, ou esquece o lado escuro.

 Davi, era um homem que amava a Deus “um homem segundo o coração de Deus”. Ele pecou, mas o pecado de Davi não foi maior do que o seu ou o meu; os nossos, porém, não foram registrados para todos lerem. A Bíblia nos adverte: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” (1 Co 10.12).Espremida entre “de pé” e “caia” estão as palavras “veja que” (preste atenção). Precisamos fazer isso regularmente. Se não “prestarmos atenção” fugindo tão depressa quanto pudermos desse tipo de tentação, iremos cair, como fez Davi.

1)    Como iniciou a queda de Davi.
·        Davi tinha cerca de 50 anos. Ele reinara aproximadamente 20 anos e se distinguira como um homem de Deus, compositor de Salmos, pastor fiel de ovelhas, guerreiro valente no campo de batalha e líder do seu povo. Vale ressaltar, que Davi não caiu de repente, algumas brechas já tinham começado a se abrir em sua armadura espiritual (2 Sm 5.12-13). Embora a benção de Deus estivesse sobre ele, sobre o povo e sobre as suas decisões e liderança, ele aumentou o numero de esposas e concubinas. Eis uma advertência contra esse comportamento (Dt 17:14-17).

·        Deus disse que havia pelos menos três coisas que o rei de Israel não deveria fazer: multiplicar cavalos para si mesmo; não deveria multipicar mulheres para si mesmo; e não deveria aumentar muito o seu tesouro de prata e ouro. Davi foi fiel ao primeiro e ao terceiro mandamentos, mas, por ser um homem de paixões, fracassou no segundo.

“O fato em si é que a paixão sexual não se satisfaz com um HARÉM repleto de mulheres; ELA AUMENTA. Ter várias mulheres (homens) não reduz, mas excita e estimula a libido masculina. Uma das mentiras de nossa sociedade secular é que se você satisfizer esse impulso, ele diminuirá”.

·        Eis uma pergunta: Por quê o coração do rei se desviou do Senhor? Primeiro, a sensualidade e a poligamia de Davi começaram a corroer secretamente a sua integridade. Segundo, porque isso o tornou vulnerável. Entre os capítulos 5 e 11 não vemos nada além de uma história de sucesso. Davi está no seu apogeu: tem muito dinheiro, poder, autoridade e fama notável.

“O estilo de vida de Davi é semelhante uma flecha subindo cada vez mais para as nuvens, como a subida rápida de um jato depois de decolar, aumentando a atitude. A vida de Davi foi subindo de tal maneira, que ficou vulnerável”.


·        Nossos períodos mais difíceis não são aqueles em que as coisas estão complicadas. Os tempos difíceis geram indivíduos dependentes. Você não se deixa levar pelo orgulho quando depende de Deus. O orgulho surge quando tudo está indo bem na sua vida. Nesta situação, Davi não só é vulnerável, como também não precisa prestar contas a ninguém.

2)    A queda de Davi.

·        É primavera, a estação chuvosa foi embora e brisas mornas sopram por sobre a cidade de Jerusalém (2 Sm 11.1). Davi estava na cama e não na batalha. Nossas maiores batalhas geralmente não acontecem quando estamos trabalhando duro; mas, sim, quando temos algum lazer, quando temos tempo ocioso, quando estamos entediados.

·        Ele experimentara o que qualquer um pode experimentar de vez em quando: uma noite insone. Uma noite em que os pensamentos parecem correr e pular como cabritos selvagens, recusando-se a acalmarem. Davi levantou-se da cama e foi dar uma volta no terraço do palácio – para analisar a sua dificuldade. Desinteressadamente, ele olhou em várias direções, notando que a cidade estava dormindo melhor do que ele. De repente, à distancia, ouve alguém fazendo ruídos na água e talvez o cantarolar dessa linda mulher que mora junto ao palácio, bem à vista do seu quintal. O versículo diz ( Sm 11.2).

·        A Bíblia nunca suaviza o registro. Quando ela diz que uma mulher é formosa, é porque é fabulosa.  Quando diz que é bonita, ela é extraordinariamente bela, fisicamente atraente, além de qualquer descrição. Isto significa que nós devemos pensar em nossas ações, roupas, aparência e conduta. Portanto, ao defrontar-se com algo sedutor, vire as costas e se recuse a ficar. Davi parou. Davi olhou. Davi cobiçou. Davi a procurou. Davi perdeu o seu controle sobre a sua paixão. Ele deitou-se com ela.

“Existe em nós uma inclinação latente para o desejo, a qual desperta súbita e ardentemente. Com poder irresistível, o desejo domina a carne. De repente, um fogo secreto, sem chamas, se acende. A carne queima e arde. Não faz diferença que seja um desejo sexual, ambição, vaidade, desejo de vingança, amor pela fama e poder, ou cobiça pelo dinheiro... Neste momento Deus é praticamente irreal para nós. Ele perde toda a realidade e só o desejo pela criatura é real. A única realidade é o diabo. Satanas não nos enche aqui com ódio de Deus, mas nos faz esquecer dele...A cobiça assim despertada envolve a mente e a vontade do homem na mais profunda escuridão. Os poderes da discriminação e das decisões claras são tiradas de nós. Portanto, a Bíblia ensina que em tempos de tentação da carne, HÁ UM SÓ MANDAMENTO: FUJA DA FORNICAÇÃO. FUJA DA IDOLATRIA. FUJA DAS PAIXÕES DA JUVENTUDE. FUJA DA SENSUALIDADE DO MUNDO”. Dietrich Bonhoeffer.

·        Davi não deu apenas uma segunda olhadela, ele ficou olhando por tempo indeterminado. Em sua mente, alimentada pelo desejo, imaginou o prazer do sexo com aquela linda mulher. Cego de desejo por ela, foi dominado pela imaginação. Queria aquela mulher... agora! ( Sm 11.3).Em outras palavras, “A mulher é casada”.

·        Descontrolado, disse não a todas as coisas às quais deveria ter dito sim e sim a tudo que deveria ter dito não. A essa altura, seu desejo do prazer sexual com aquela mulher vinha em primeiro lugar. Agiu rapidamente, ignorando quaisquer advertências e todas as consequências ( 2 Sm 11.4).


·        “as águas roubadas são doces (Pv 9.17)”. O prazer acabou dentro de semanas, pois Bate-Seba “concebeu e mandou dizer a Davi: estou grávida”.  

·        O diabo nunca mostra as cartas da tentação. Ele só lhe mostra a beleza, o êxtase, o divertimento, a excitação, a aventura estimulante dos desejos roubados. Mas nunca diz ao embriagado: _ Voce vai ficar com ressaca amanhã. Acabará arruinando a sua família. No inicio ele nunca diz ao viciado em drogas: _Este é o começo de uma estrada longa, triste e sem saída. Ele nunca diz ao ladrão: _ Voce vai ser apanhado, amigo. Faça isso e vai acabar atrás das grades. Ele certamente não avisa o adultero: _Voce sabe que há uma boa certeza de ocorrer uma gravidez – ou – você pode contrair uma doença e correr o risco de vida. Quando o pecado é cobrado, o diabo nunca se encontra por perto. Ele sorri quando você cai... mas não dá a você qualquer encorajamento quando surgem as consequências. 

Conclusão:O fato de ter vivido uma mentira uma noite, se não for confessado, completamente, requer muitas mentiras para encobri-lo”. Viver uma mentira torna fácil o desencadeamento de outras mentiras; de fato, elas se tornam necessárias.


“Este é o primeiro segredo que escondi de minha esposa em dezoito anos”, confessou um esposo infiel. “Eu me sinto um miserável, tendo que inventar tantas mentiras, visto que nunca fiz isso antes”. A estratégia é sempre a mesma. As táticas imemoráveis: proteja-se, culpe os outros, elimine as evidencias. Através dos séculos, o homem ainda não inventou maneiras novas de se esconder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário