terça-feira, 14 de outubro de 2014

Daniel e o fim do mundo. Dn 12



            O menino de quartoze anos que conhecemos no capítulo 1 agora é um ancião de oitenta e sete anos. Através de logos anos, ousou permanecer firme com Deus, estando sozinho em um ambiente hostil, pesado, cercado de inimigos. Aquele que andou com o Senhor no AMANHECER de sua vida anda muito mais perto dele no anoitecer (II Tm 4:6-7).

            Deus levou o idoso profeta a contemplar o futuro mais distante, e, no final do capítulo 11, Daniel viu um individuo perverso que surgirá no fim do mundo. Esta pessoa será completamente ímpia e muitíssimo poderosa, em todo o mundo. Infligirá perseguição inimaginável e sem precedentes contra o povo de Deus, “mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra” (Dn 11.45).

1)    O Fim do mundo (Dn 12:1-4).



De acordo com o sermão profético do Senhor Jesus, o fim do mundo pode ser compreendido por meio do cumprimento de vários sinais: engano religioso, guerras, terremotos, pestilências, apostasia, perseguição, esfriamento do amor, a pregação do evangelho em todo o mundo e o aparecimento do anticristo.

A Bíblia nos fala que, naquele tempo, todas as hostes malignas terão liberdade para agir contra a igreja de Jesus Cristo. Mas não é só isto; “naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que foi achado inscrito no livro” (Lc 10.20; Ap 20.15). São os nomes daqueles a quem Deus amou eternamente e por quem deu o seu Filho. São as ovelhas por quem o pastor morreu, aqueles que o seu Espírito chamou para crerem e serem salvos.

O que será mais importante nesse tempo de “grande tribulação”? Somente o fato de os nossos nomes estarem naquele livro. Não daremos importância à nossa reputação e realizações entre os homens e mulheres. Nossas posses terão sido todas destruídas na grande tribulação.

O dia do aniquilamento do anticristo (Dn 11.45) será também o dia quando nosso Senhor descerá do céu com uma palavra de ordem, a voz do arcanjo e o som da trombeta de Deus (1 Ts 4.16; 1 Co 15.51,52).

O último dia será o dia da ressurreição. “Muitos dos que dorme no pó ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”. O dia da ressurreição será um dia de divisão. O Rei em sua glória separará os membros da raça humana uns dos outros, como um pastor separa os cabritos  e as ovelhas (Mt 25.32). Todos os túmulos entregarão os seus mortos (Jo 5.28-29). Onde quer que tenham sido colocados, os mortos serão chamados ao grande julgamento (Ap. 20.13-15).

Quem são os “sábios” do versículo 3? Quem são os que “a muitos conduzirem à justiça”? Para compreender isto, precisamos retornar ao capítulo 11, verso 33. Ali fomos informados que nos dias mais severos da opressão de Antíoco Epifânio havia aqueles que circulavam entre o povo, instruindo-os na verdade de Deus. Embora, perseguidos, aprisionados, torturados e assassinados. Durante os dias do anticristo, HAVERÁ OUTRAS PESSOAS “sábias”, que a muitos conduzirão à justiça. Apesar das consequências.  POR MANTEREM A LUZ BRILHANDO NA HORA MAIS ESCURA, “resplandecerão como o fulgor do firmamento; “... como as estrelas, sempre e eternamente” (v.3).

Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro”, diz o nosso Senhor. Estas são as coisas que te revelei na visão. Sela-as”. O velho costume persa era que, uma vez copiado um livro e colocado a público, selava-se uma cópia e colocava-se na biblioteca. Assim, as futuras gerações poderiam lê-lo. É importante notar que isto era feito somente depois que muitas pessoas o tivessem lido.  O QUE O FUTURO NOS TRARÁ ESTÁ GRAVADO NO LIVRO QUE TEMOS CONSIDERADO.

“...O saber se multiplicará” (v.4). Nunca antes houve tanto conhecimento acessível às pessoas. Porém, jamais houve tanta ignorância quanto ao futuro. Em toda sua esperança e temor, os homens tem se mostrado incapazes de adinhar os eventos futuros.

2)    O final do livro de Daniel.
Jesus Cristo permaneceu com Daniel durante todo o tempo da revelação. Mas agora, encontra-se acompanhado por dois outros visitantes celestiais, um de cada lado do rio (v.5). Jesus Cristo não está em nenhuma das margens, mas sobre as águas do rio (v.6). Será que, ao andar sobre as águas, na época dos evangelhos. Jesus tencionava chamar a atenção para passagem e identificar com Aquele que falou com Daniel?



      Enquanto Daniel olha, escuta um dos anjos recém-chegados perguntar a seu Senhor: “Quando se cumprirão estas maravilhas? “ O anjo está indagando quando se cumprirão os eventos profetizados a respeito do fim do mundo.  “O homem vestido de linho”, responde levantando ambas as mãos (v.7). Levantar uma das mãos no Antigo Testamento, era o sinal de um solene juramento. LEVANTAR AMBAS AS MÃOS SIGNIFICAVA QUE O JURAMENTO É EXCEPCIONALMENTE SOLENE. Jesus levanta as duas mãos jurando “por aquele que vive eternamente”.

E qual foi a resposta? “Que seria depois de um tempo, dos tempos e metade de um tempo” (v.7). Encontramos essa expressão em Dn 7.25. O que significa isto? O texto bíblico não diz: “Um ano, dois anos e metade de um ano”; fala de “tempos”! O anticristo dominará o mundo por um tempo. Ao parecer que ele já permaneceu por tanto tempo quanto lhe era possível, continuará dominando o mundo pelo DOBRO daquele tempo. Então, ter-ser-á a impressão de que ele permanecerá pelo dobro deste tempo, como se fosse ficar para sempre.

Exatamente neste ponto, o anticristo será abatido, no auge de seu poder e no ápice de sua influencia. Até então, praticamente terá destruído o povo de Deus (v.7). CHEGAREMOS AO PONTO, NA HISTÓRIA, QUANDO PARECERÁ QUE A ESCURIDÃO REALMENTE OBTEVE A VITÓRIA E QUE O ANTICRISTO PERMANECERÁ PARA SEMPRE. Parecerá que a igreja foi inteiramente aniquilada, pois não haverá mais qualquer sinal dela.  O MAL NÃO SERÁ DESTRUÍDO QUANDO ESTIVER EM BAIXA, MAS EM SEU AUGE!

O profeta Daniel ouvindo a respeito dos dias maus que virão, solicita informação sobre os estágios finais daquele período (v.8). Os dias maus, aqui descritos, estão reservados para o fim do mundo. Qual será a evidencia de que estes dias estão chegando à sua consumação? A RESPOSTA DIVINA É: “Não pergunte mais nada, Daniel. Deixe de lado este assunto. Não indagues mais, “porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim” (v.9).

Conclusão: “Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim” (v.13). Daniel, prossiga em sua vida espiritual, como já está fazendo”. “Pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário