sexta-feira, 11 de julho de 2014

PROFETAS CORAJOSOS!!

“SE ALGUÉM não estiver preparado para pagar um alto preço, maior do que seus contemporâneos e colegas estejam dispostos a pagar, não deverá aspirar a liderança no trabalho de Deus. A verdadeira liderança exige custo elevado, a ser cobrado do líder e, quanto mais eficiente a liderança, maior o custo”.


Tres profetas corajosos

1)    Ezequiel fala a uma congregação volúvel (Ez 2:1-3,6-7). O profeta Ezequias estava no exílio, junto com mais de dez mil judeus (SL 137:1-4).

·        O chamado de Ezequiel exigia que se prestasse atenção a Deus, não às pessoas ao redor (2:1-3).
·        A mensagem de Ezequiel deveria ser proclamada, quer as pessoas o ouvissem ou não (Ez 3:7-11).

·        Ezequiel deveria permanecer firme, independentemente da maneira como fosse tratado (33.30-33). O povo diz: “fale o que eu quero ouvir, diga-me que sou legal. Apresente alguns princípios de autoajuda para que eu possa me sentir bem. Mas, pelo amor de Deus qualquer coisa, não fale do meu pecado. Versiculos 33:30-31, 32 e 33.

·        “voce é um simples entretenimento – um cantor popular com suas melancólicas canções e seu instrumento musical”. Eles consideram Ezequiel um orador eloqüente de voz agradável e excelente pronúncia. Contudo, depois dos aplausos, tudo voltava a ser como era antes. Esqueciam a mensagem; os pecados continuavam.

2)    Amós adverte a respeito de uma fome vondoura .
·        Um garoto do interior natural de TEcoa, cidade de Judá. Além de sua vocação de profeta, Amós também era pastor de ovelhas e plantador de sicômoros, qualidades que o tornavam um autentico caipira colhedor de figos .

·        Amos 7:17: “voce precisa dizer ao rei que sua esposa em breve se tornará uma prostituta e todos os seus filhos serão mortos à espada”.

·        Amos 8:11-12: Amós predisse a vinda de uma época em que a terra sentiria saudades dos grandes profetas de outrora, ansiando por uma voz poderosa da parte de Deus – ou seja, qualquer pessoa que defendesse a verdade de modo corajoso e politicamente incorreto.

·        As pessoas anseiam por alimento para a alma, pelos nutrientes da Palavra de Deus; porém, não encontram esse sustento. Repito: há uma terrível escassez de alimento em nossa terra.

·        LIDERANÇA: a liderança de Israel estava corrompida e arruinada, carente de uma confrontação direta com a verdade, por meio de um pregador intransigente. “SE ALGUÉM não estiver preparado para pagar um alto preço, maior do que seus contemporâneos e colegas estejam dispostos a pagar, não deverá aspirar a liderança no trabalho de Deus. A verdadeira liderança exige custo elevado, a ser cobrado do líder e, quanto mais eficiente a liderança, maior o custo”.

·        Papa Leão X: “um porco selvagem está a pilhar a vinha de Deus” (Rm 16:17-18). Sempre existiram enganadores e impostores com sua esperteza e duplicidade, encrenqueiros que atacaram vários apóstolos e companheiros cristãos (Atos 20:28-31). Um inimigo implacável de Paulo era “Alexandre, o ferreiro” (2 Tm 4:14). O idoso apostolo João adverte que Diótrefes “gosta muito de ser o mais importante” (  3 Jo 9), um mandachuva na igreja.

3)    Joel prediz um futuro promissor.
·        Todos os tipos possíveis de gafanhotos se puseram a destruir o solo: os que rastejam, os que migram, os que cortam e os que destroem. Joel escreveu a partir da fascinante perspectiva de Deus, referindo-se a esses insetos como “o meu grande exercito que enviei contra vocês” (Jl 2:25).

·        O que seria preciso para restaurar os anos de devastação causados pelos gafanhotos. De que maneira? Joel 2:12-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário