terça-feira, 24 de junho de 2014


Características de uma igreja contagiante. 2 TM 2:1-4.



O que torna um ministério tão atrativo e tão importante para nós a ponto de administrarmos nossa vida de modo a participar das programações, trazer nossas crianças e inclusive convidar outras pessoas?

A melhor palavra para descrever esse tipo de atração é contagiante, da raiz latina contagium, que o dicionário Aurélio define como: “transmissão de doença dum individuo a outro por contato imediato ou mediato”.  Quando uma igreja se encontra nessa categoria, as notícias se espalham rapidamente: as pessoas vêem o fervor do nosso entusiasmo e ouvem o regozijo em nossa voz. 

Não devemos olvidar dos quatro fundamentos bíblicos de uma igreja prescritos no livro de Atos: ensino, comunhão, partir do pão e oração (At 2:42).

1)    A ultima carta de um mentor a seu amigo.
·        Paulo e Timóteo eram como pai e filho, dois homens crescendo em intimidade ao longo de vários anos de ministério, amizade e aconselhamento. Como você se sentiria no lugar de um Timóteo, sabendo que o grande apostolo lhe escreveu sua ultima carta? Essa carta foi escrita na prisão de Roma. Paulo estava sozinho em um calabouço escuro nos subterrâneos de Roma.

2)    Qualidades de uma igreja contagiante.

2.1) Local de graça (2 Tm 2:1). O verbo fortifique-se fornece a primeira característica de uma igreja contagiante: é sempre necessário permanecer forte na graça. Paulo proclamava e promovia a graça: vivia de graça; sua mensagem era o evangelho da graça, FAVOR IMERECIDO (Rm 3:23-24; Ef. 2:8; Tito 3:4-7).

·        Essa é a primeira grande parte dá grande comissão de Cristo à igreja (cf. Mt 28:18-20). Imagine o impacto que nossas congregações teriam em nossas comunidades se cada cristão se dispusesse a compartilhar o evangelho da graça de Deus uma vez por semana com alguém que estivesse necessitado.

·        A igreja orientada pela graça é uma igreja viva, disposta a correr riscos, livre de julgamentos e cheia de esperança de realizar a obra de Deus... mas não se engane: não é uma igreja desprovida de santidade. Eis a grande diferença (2 Tm 4.1-2). Lembre-se das palavras de Paulo: “pregue, repreenda, exorte”. Infelizmente, em um numero alarmante de igrejas, hoje o povo de Deus está ouvindo o que deseja ouvir, e não o que precisa ouvir. 

2.2) Local de mentoria (Mt 28:19-20).A ordem para “fazer discípulos” tem duas partes. A primeira, “batizando-os”, presume compartilhar nossa fé com o ímpio. A segunda, “ensinando-os a obedecer” orienta-nos a compartilhar nossa vida de fé com os que creram em Jesus.
·        2 Timóteo 2:2: igrejas contagiantes orientam fielmente aqueles que estão trilhando a vida cristã. Essa diretriz é fornecida por meio do verbo “confie”, cujo termo original significa literalmente entregar “algo a alguém, como custódia”.
·        PAULO --- TIMÓTEO ---- HOMENS E MULHERES FIÉIS --- OUTROS.
·        O apostolo Paulo transmitiu a Timóteo seu coração, sua alma, suas verdades, suas confrontações, seus estímulos e suas asserções, enfim, sua vida. Timóteo era um recebedor, da mesma maneira que, em uma corrida de revezamento, o segundo corredor recebe o bastão do primeiro. Mais tarde, Timóteo também passaria o bastão a outros fieis, que, por sua vez, fariam o mesmo, um movimento que vem desde Jesus e seus apóstolos, incluindo Paulo.

·        Todo cristão precisa, de pelo mesmo, três pessoas na vida. Primeiro, alguém que lhe mentoreie; segundo, alguém com quem compartilhar as dificuldades; e terceiro, alguém a quem possa servir de mentor. Do contrário, não cresceremos. 

·        “precisamos de alguém que acredite em nós, permaneça ao nosso lado, oriente-nos e seja um modelo de Cristo para nós. Precisamos do estímulo, da sabedoria, do exemplo e do acompanhamento de outra pessoa. Precisamos de seus sorrisos, abraços, correções e lágrimas”. O dicionário define a palavra mentor como: “pessoa que serve a alguem de guia, de sábio e experiente conselheiro”. 

2.3) Local de sofrimento e comunhão (2 Tm 2:3).
·        A igreja, justamente o local em que deveria haver autenticidade, infelizmente é onde exibimos um sorriso falso no rosto, damos tapinhas nas costas e usamos de dissimulação para esconder o que temos no coração: o fato de que estamos verdadeiramente machucados. 

·        “suporte COMIGO os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”. Quando alguém se machuca, todos sofrem juntos. Ninguém sofre sozinho.

2.4) local de resistência abnegada (2 Tm 2:10). A idéia é permanecer firme sob a pressão das dificuldades e sofrimentos decorrentes da lealdade. Enfrentamos todos os transtornos juntos, sem reclamar e sem desistir. Líderes que não renunciam quando a situação se torna difícil. Mantemos nossa palavra e integridade; não servimos por interesse próprio.

CONCLUSÃO: GRAÇA, MENTORIA, COMUNHÃO, RESISTENCIA. SE NOSSAS IGREJAS ACRESCENTASSEM ESSAS CARACTERISTICAS AOS FUNDAMENTOS DE ATOS 2:42, NÃO HAVERIA ESPAÇO PARA RECEBER AS MULTIDÕES. NOSSAS REUNIÕES SERIAM INCRIVELMENTE DIFERENTES E MARAVILHOSASAMENTE ATRAENTES. EM UMA PALAVRA, CONTAGIANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário