quarta-feira, 10 de abril de 2013



Os Salmos de penitencia de Davi e o pecado. Sl 32, 38, 102 e 51.




·        Davi pecou! Em vez de enfrentar imediatamente o fato e admiti-lo, ele o ocultou com um crime premeditado. Durante a maior parte de um ano, usou de hipocrisia e engano para com todos e passou a viver num mundo repleto de segredo e cautela. O profeta Nata, lhe diz: Tu és o homem!  Precisamos lembrar que, como muitos pecados, os de Davi ficaram em segredo – pelo menos por algum tempo.  Os atos de Davi foram deliberados.


·        Salmo 32: “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava”. Vss. 3 e 4: Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro. De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho. O sofrimento continuou até  que admiti minha culpa e confesse a ti o meu pecado. Alguém descreveu a maneira como as pessoas lidam com a culpa, usando a figura da luz de aviso no painel do carro.
·         
·        Salmo 38: “Não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecadoO pecado introduz uma substancia estranha em nossa alma (38:3-8): todo o meu corpo está doente, não há saúde nos meus ossos, minhas feridas cheiram mal e supuram, estou encurvado e muitíssimo abatido, estou ardendo em febre, sinto-me muito fraco e totalmente esmagado, meu coração geme de angustia, meu coração palpita, as forças me faltam, até a luz dos meus olhos se foi.

·        Salmo 102: “Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará”. (vss. 2-11): rejeitado por Deus, fechado numa fornalha ardente, relva arrancada de suas raízes ressequida, uma coruja do deserto, um passaro solitário no telhado, zombado por inimigos, sobrevivendo com uma dieta de cinzas e lágrimas, com o olhar afastado, os ouvidos surdos. Isolado, sozinho, desprezado, abandonado. Sem Deus e seu amigos.
1)    Um momento súbito de verdade.

·        “O Senhor enviou Nata a Davi”.Quando Natã foi enviado?  Alguns eruditos do Antigo Testamento crêem que houve pelo menos um intervalado de doze meses antes que Nata fizesse a sua visita. Deus esperou pela oportunidade certa. Ele permitiu que as rodas trituradoras do pecado completassem a sua obra e então entrou em cena. Tu és o homem!  O queixo de Davi caiu! Ele piscou e ficou olhando para Nata enquanto seus pecados desfilavam silenciosamente pela sua cabeça (Pv 27:6).  Por causa do seu pecado “não se apartará a espada jamais da tia casa”.
·         
CONCLUSÃO:. Vemos quatro coisas no Salmo 51 que me ajudam a identificar o verdadeiro arrependimento: 1) Quando o arrependimento é verdadeiro, haverá confissão aberta. Pequei contra ti e contra ti apenas, e fiz o que era mau. 2) Quando há verdadeiro arrependimento, há o desejo de deixar completamente o pecado. (Pv. 28:13).  3) Quando há verdadeiro arrependimento, o espírito se mostra quebrantado e humilde (v.17). 4) Arrependimento verdadeiro é pedir perdão e a restauração de Deus. Você não morrerá, mas haverá conseqüências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário