terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Indícios de maturidade.  1 Pedro 3:8-12

·        Pergunta. O que é maturidade? Como determinar se somos adultos? Pelos cabelos grisalhos? Não! Crescer é um objetivo definido para cada membro do corpo de Cristo (HB 5:12 – 6:3).
Bíblia A Mensagem.
voces já deveriam ser mestres, mas percebo que ainda precisam de alguém que se sente com voces e ensine de novo os princípios elementares acerca de Deus, desde o início. Estão bebendo leite materno, quando deveriam estar, há muito tempo, ingerindo alimento sólido! O leite é para principiantes, inexperientes nos caminhos de Deus; o alimento sólido é para quem tem maturidade e alguma prática em discernir o certo do errado. Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo. As verdades fundamentais estão estabelecidas: virar as costas para a “salvação da autoajuda” e se voltar para Deus com toda a confiança...”.

·        Os vendedores dizem que vendem mais comida de bebê aos idosos do que aos pais de recém-nascidos. A medida que envelhecemos, voltamos, de muitas formas, à infância. “Deixe pra trás ensinamos elementares”. “prossiga para a maturidade”.  Voce está crescendo?

1)    Maturidade.

1.1)        Unidade. “Sede todos de igual ânimo”. Isso se refere a uma unidade de coração, uma semelhança de propósitos e uma concordância quanto aos pontos mais importantes da doutrina. Não é uniformidade mas unidade.
·        Qual é o seu nível de maturidade no que tange à unidade? Voce está em harmonia com os membros da família de Deus? Trabalha bem com os outros?

1.2)        Interesse mútuo. “sede todos compadecidos”.  A raiz grega desse vocábulo dá origem à palavra SIMPATIA, que também significa sentir com. Isso que dizer que, quando os outros choram, voce chora; quando se alegram, voce se alegra; e isso caracteriza a ausência de competição, inveja ou ciúme entre cristãos (Rm 12:15-16).
·        “a MATURIDADE começa a crescer quando voce consegue sentir sua preocupação com os outros pesando mais que a sua preocupação consigo mesmo”.

1.3)        Amizade Carinhosa. “sede todos fraternalmente amigos”. a palavra traduzida nesse versículo como fraternalmente se origina do termo grego philos, que denota o amor carinhoso de um amigo. Jônatas e Davi (1 Samuel 18:3-4).

1.4)        Misericórdia. “sede todos misericordiosos”. O termo grego usado em 1 Pedro 3:8 também pode ser traduzido como compassivos, e é usado nos Evangelhos para descrever Jesus (Mt 9:36).
·        Em nossa era cibernética e de alta tecnologia, é muito fácil permanecermos distante dos demais. Em um mundo veloz, não é difícil tornamo-nos emocionalmente secos e preocupados apenas  com nossos próprios compromissos.

1.5)        Humildade. “sede todos humildes”. A palavra humilde significa modesto ou despretensioso de espírito. Refere-se mais a uma atitude interna do que externa.
·        Uma pessoa verdadeiramente humilde procura oportunidades de doar-se aos outros, e não de reter; de liberar, em lugar de armazenar; de edificar, em lugar de destruir; de servir, em lugar de ser servido; de aprender com os outros, em lugar de lutar pela posição de ensino.

1.6)        Perdão. “Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes benção por herança”.
·        PRIMEIRO: quando temos o verdadeiro perdão em nosso coração, nós nos recusamos a revidar ou a vingar-nos. SEGUNDO: evitamos responder com ofensas;  TERCEIRO: pagamos o mal com o bem, abençoando, e não insultando; QUARTO: conscientizamo-nos de que fomos chamados para suportar esse duro tratamento (1 Pe 2:20-21)

1.7)        Uma língua controlada.pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”.

·        Mostre uma pessoa que aprendeu a evitar a fofoca, a não passar adiante informações confidenciais, bem como a evitar fazer comentários inverificáveis, e eu lhe mostrarei alguém que está progredindo na estrada rumo à maturidade. 

·        “há três coisas que não regressam: flecha lançada, a palavra falada e a oportunidade perdida. Uma vez pronunciada a palavra, não há maneira de fazê-la regressar. Nada é tão difícil de sufocar como um rumor; nada há tão difícil de cicatrizar como os efeitos de uma história maligna e ociosa”. 

·        A língua controlada é uma marca de maturidade, Salmo 141:3: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”.

1.8)        Pureza e Paz. “aparte do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcança-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”. 

     Aparte-se do mal pratique o que é bom.
·        Busque a paz e empenhe-se.
·        Porque os olhos repousam sobre os justos.
·        Mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.
                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário