terça-feira, 2 de outubro de 2012


A sina de Noemi. Rute 1:1-17.

“Josué é um livro de vitória. Juízes é um livro de derrotas. Enquanto  que o livro de Josué fala da conquista de sete nações em sete anos, Juízes descreve sete apostasia, sete opressões e sete libertações”.

Lema do livro, Jz 17:6. Uma geração que não conhecia o Senhor (Juizes 2:10). CICLO: pecado (3:7); servidão (3:8); súplica (3:9); salvação (3:10) e silencio (3:11). 
"EXISTE UMA ÚNICA MANEIRA DE CRIAR UM FILHO NO CAMINHO EM QUE ELE DEVE ANDAR; E ESTA MANEIRA É SEGUIR ESTE CAMINHO, VOCE MESMO”.

·        Noemi, procedente de Belém de Judá, havia emigrado com seu marido e os seus dois filhos para terras moabitas, onde morreram os três, deixando Noemi “desamparada de seus dois filhos e de seu marido” (1:5). Naquela situação trágica, resolveu regressar a Belém; e assim o fez, acompanhada da sua nora Rute, a qual, num gesto de extraordinária lealdade, lhe havia declarado: “o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (1:16).

1)    NÃO FUJA DAS TUAS DIFICULDADES.

·        Havia fome em Belém (casa do pão) e Elimeleque vende sua terra e juntamente com sua família vai em direção a Moabe. Moabe (era descedente de Ló, incesto) passava por um período prospero.

·        “Deus quer dar a voce ombros largos para suportar os momentos difíceis”. Cremos no futuro da nossa terra, do nosso Brasil!  

·        Se voce diz eu gostaria, é um sonhador.  Se voce diz, eu acho que sou capaz, está acordando ainda; se voce diz eu posso, já entrou no caminho; se voce diz estou tentando é porque voce é fiel; mas se voce diz eu já consegui em nome de Jesus, voce é mais do que um vencedor”.

2)    Não se abata, se a batalha se arrastar por muitos anos.

·        Morre Elimeleque em Moabe; dez anos depois morrem os dois filhos no mesmo dia!
·        Meu irmão, não desanime! Deus ainda está no controle da tua história! “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Hc 3:17-19).

·        Voce quer a resposta de Deus? Deus quer ter a ultima palavra! 

·        O que é poder? Revestimento! Falar em línguas! Estamos precisando, nestes últimos dias de poder para perseverar. Poder para ir até o fim. Poder para não cair no meio da batalha. Poder para resistir as intempéries da vida. Poder para começar e terminar.
·        Hino da harpa cristã 212: “...a luta é renhida...” Ela se arrasta. Temos que ter galhardia para não desistir no meio da batalha”.

·        1 Tm 1: 12: “e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”.

3)    Em tempos difíceis saiba retroceder, v.6.
·        O orgulhoso não volta! Aprenda a voltar, se arrepender. Sl 51:17: coração contrito, ele não resiste”. Apocalipse 2:5: Lembra-te onde caíste e retorna ao primeiro amor”. Paulo fala em Filipenses: “Uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo premio supremo da vocação de Deus, em Cristo Jesus Nosso Senhor”.

CONCLUSÃO: NÃO PERMITA QUE A VIDA LHE ROUBE A TERNURA.
·        Noemi manteve-se dócil e não ácida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário