terça-feira, 18 de abril de 2017

O PERIGO DE COMPRAR PASSAGEM PARA Társis  - Jonas 1


Introdução.

  Dois fatos importantes:

Pela primeira vez Deus está enviando um profeta a uma cidade pagã para uma missão de anunciar a Palavra de Deus. JONAS É O MISSIONÁRIO DE MISSÕES MUNDIAIS.

O segundo fato que a diferença entre Jonas e os que o antecederam é a sua atitude: “...LEVANTOU-SE PARA FUGIR DA PRESENÇA DO SENHOR”.

1)    Quem era Jonas? 


Seu pai chamava-se Amitai (2 Rs 14.25), era natural de Gate-Hefer, região da Galiléia. O nome Jonas significa “pomba”. Historicamente, Jonas viveu no tempo do rei Jeroboão, Rei de Israel, portanto podemos situá-lo entre 782 à 740 a.C.

2)    Ordem de Deus: “Levanta-te, vai a à grande cidade de Nínive”.

POR QUE JONAS NÃO QUERIA FAZER MISSÕES EM NÍNIVE?  Nínive é tradução do assírio Ninua ou Nina, nome da deusa Isthar, uma das divindades dos assírios, que a chamavam de rainha dos céus. Chegou a ser adorada em Judá, como se vê em Jeremias 7.18. Era a deusa da guerra e do amor, entendendo-se por AMOR A PALAVRA SEXO.  Nínive, também era capital da Assíria, tornou-se famosa por sua crueldade. Seus métodos de tratar os vencidos incluíam decepar as mãos, vazar os olhos, empalhamento etc. Chegou a cobrar impostos  de Israel, reino do norte (2 Rs 15.20) e, por fim, destruiu a Israel (2 Rs 17). 




Jonas conhecia o caráter de Deus. Sabe que ele é misericordioso, longânimo e grande em benignidade (Jn 4.2) e que vai dar oportunidade a Nínive se houver conversão na cidade. A dificuldade de Jonas é que ele era radical em seus pontos de vista e faz de si mesmo a palavra final. Ele é a verdade.

“Jonas possuía uma compreensão de Deus rígida. Ele não estava disposto a mudar nenhuma das suas convicções . Ele não desejava crescer na sua compreensão de Deus. Ele sentia-se satisfeito por permanecer como estava. Ele conhecia as escrituras, mas nunca as havia aplicado no seu coração”.

3)    “Levantou-se para fugir da presença do Senhor”. 



Enquanto Isaias se oferece para ir (Is 6.8), Jonas, escolhido, foge para não ir. Por quê Jonas quis ir para Társis?  Társis é Gibraltar, ou Espanha; o fim do mundo; os portões da aventura. PARA JONAS, ir à Nínive para pregar não era uma missão cobiçada por um profeta hebreu com boas recomendações. Társis, todavia, ERA OUTRA HISTÓRIA. Era um lugar exótico. Uma aventura. Nas referencias bíblicas, Társis era “um ponto distante e às vezes idealizado”. O livro de 1 Reis 10.22 relata que a frota de Salomão ia a Társis pegar ouro, prata, marfim, macacos e pavões. Outrossim, conforme lemos em Isaias 66.19, Társis era uma cidade onde a Palavra de Deus não está.

Assim Jonas começa a se movimentar. Seu movimento é descendente: descendo e desceu são encontrados no versículo 3. Descerá mais uma vez no versículo 5 (descera) e depois descerá ao ventre do peixe. Ou seja, o caminho da desobediência é um caminho descendente.  




De Jope, Jonas, seguirá para Társis, comprou uma passagem, e entra no navio “para ir (...) da presença do Senhor”.  PRESENÇA em hebraico significa literalmente “face”, uma metáfora carregada de experiências complexas e íntimas. O salmo 139.7-8, afirma: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua PRESENÇA? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também”. Jonas, tentou fugir da presença do Senhor, enquanto que Moisés, desejava ver a presença de Deus (Ex 33.18-20).


4)    Fugindo da tempestade. 



Deus, enviou uma grande tempestade, mas Jonas está no porão do navio dormindo. A expressão “sono profundo” é, no hebraico, a mesma utilizada como “pesado sono” (Gn 2.21). A septuaginta, que é o Antigo Testamento traduzido para o grego, acrescenta que JONAS RONCAVA.

O capitão do navio o encontrou ali e disse:
— Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer.
E são feitas quatro perguntas para Jonas: qual é o seu trabalho, de onde vem, de que terra e de que povo é. E, ele responde: Sou hebreu, temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra”. E estou FUGINDO DA PRESENÇA DO SENHOR.
Os marinheiros ficaram espantados. Que é isto que fizeste? Ou, como é que fizeste uma coisa dessa. Ele tem noção da gravidade dos atos de Jonas, ao passo que este não se preocupa com o fato. Enquanto Jonas, homem de Deus, diz “temo ao Senhor”, dos marinheiros, os homens sem Deus, se diz que tiveram “grande temor”. O sentimento deles para com Deus era maior do que o sentimento de Jonas.

Conclusão: Jonas é lançado no mar e Deus envia um peixe para salvá-lo; dentro do peixe, Jonas ora.
Primeiro, descreve sua situação: “Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das aguas me cercou; todas as suas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim” (Jn 2.3). Jonas, se preocupa com o templo de Deus: “(     ) como tornarei a olhar para o teu santo templo” (v.4). No versículo 6, o profeta descreve a sua situação no mar: desceu até os fundamentos dos montes. A Bíblia na Linguagem de Hoje traduziu para expressão assim: “Desci até as raízes da montanha, desci a terra que tem o portão trancado para sempre”. Ou seja, mundo dos mortos. Não havia mais esperança. As algas, as plantas do fundo do mar, o estavam cobrindo.
Jonas, continua: “(...) mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida”. A palavra cova é o hebraico xeol.Enquanto Jonas tentou controlar sua vida, tudo deu errado. Agora na mão de Deus, tudo dará certo. HÁ ESPERANÇA PARA SUA VIDA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário