terça-feira, 17 de novembro de 2015

Eu te envio para lhes abrires os olhos – 2 Coríntios 4:1-7.



Introdução: a festa de Mateus.

Lucas 5.27-29, diz que Jesus saiu certo dia, viu um coletor de impostos sentado em sua cabine de coleta de impostos e disse ao homem para segui-lo. “Siga-me!”, disse ele a um Mateus surpreso naquela tarde. E em um relance, o cobrador de impostos deixou tudo – inclusive a sua caixa registradora aberta – para seguir a Cristo:  Mateus tornou-se discípulo de Jesus. Talvez tenha pensado: Agora, tenho certeza da minha salvação eterna, tenho certeza de que quando meu tempo aqui na terra terminar, passarei o resto da eternidade no céu. Estas são grandes noticias! Mas o que devo fazer quanto aos meus companheiros coletores de impostos? Eles não tem a menor noção do que a minha nova vida representa...

Mateus elabora um plano. “E se eu desse uma festa?”, ele murmura para si mesmo. “Quer dizer, seu como dar uma festa; a minha reputação prova isso! E se eu desse uma festa e convidasse os companheiros da minha antiga vida e as pessoas da minha nova vida para a mesma casa, para estarem dentro da mesma sala. Mateus olha pra Jesus e pergunta: “O que acha, Senhor?” Jesus não hesita. Ele não apenas concorda que aquele é um grande plano, mas também diz que irá a festa. E nos dias que se seguem todos os amigos de Mateus aceitam o convite também – velhos e jovens, tanto os que ainda não eram salvos quanto os crentes inteiramente devotos.

Quanto a nós....

·        Em 1 Pedro 1:23, Pedro aduz: “Fostes regenerados... mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” , seguida pela explicação dada no versículo 25: “Esta é a palavra que vos foi evangelizada”. Deus produz o novo nascimento mediante o evangelho – as boas novas de que Deus enviou seu Filho ao mundo para viver uma vida perfeita, morrer por pecadores, receber sobre Si a ira de Deus, tirar a nossa culpa, oferecer o dom da justiça e dar alegria eterna em Cristo, por meio da fé somente, sem as obras da lei (Efesios 2.8-10).

·        As pessoas nascem de novo depois de ouvir essas notícias, e jamais nascem de novo sem ouvi-las (Rm 10: 14-17). Então , quando perguntamos: o que devemos fazer para ajudar as pessoas a nascer de novo? A resposta bíblica é nítida: fale às pessoas as boas-novas, com um coração amoroso e uma vida dedicada a servir.

1)    Deus faz a Luz brilhar em Nosso Coração

·        2 Corintios 4.4 destaca a condição das pessoas que não tem a Cristo – “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (Ef 2:2). As pessoas que não crêem em Cristo são cegas. 



 ·        Portanto, é necessária uma obra de Deus na vida delas para abrir-lhes os olhos e dar-lhes vida, para que vejam e recebam Cristo como Salvador, Senhor e o Tesouro de sua vida. Essa obra de Deus é chamada o novo nascimento. Consideremos o versículo 6: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu a luz em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”.  (João 1:12).

O que acontece no novo nascimento? Surge uma vida que não existia antes. Uma nova vida começa no momento do novo nascimento. Não se trata de uma atividade religiosa, de disciplina, trata-se, sobretudo, do surgimento de uma nova vida (João 3.1-3). 


2)    Deus Envia Você para abrir-lhes os Olhos.

·        2 Corintios 4:5 diz: “Não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus”. Essa proclamação  é chamada nosso evangelho no versículo 3: “mas, se o nosso evangelho  ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto”.

·        Assim, a nossa resposta à pergunta “o que devemos fazer para ajudar as pessoas a nascer de novo?” é: conte-lhes as boas novas de Cristo  com um coração amoroso e uma vida dedicada a servir.

·        Exemplificando: em Atos 26 descreve Paulo falando ao rei Agripa sobre a sua conversão e o seu chamado para o ministério. Paulo relatou o encontro espetacular com Cristo na estrada de Damasco. Depois, falou sobre a comissão que Cristo lhe deu (Atos 26:15-18). Jesus lhe disse: “Eu te envio, para lhes abrires os olhos”. Observe o que acompanha a missão: “convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança, entre os que são santificados pela fé em mim”.

·        Temos que orar: “Senhor, enche tua igreja com um desejo de abrir os olhos dos cegos. Enche-nos do desejo ardente de fazer o que Deus promete fazer por tornar-nos instrumentos para realizares o novo nascimento”.

3)    Alguns encorajamentos.

(3.1) Saiba disto: Deus Usa Vasos de barro.

·        Entendamos o contexto: No versículo 6, Paulo afirmou que o Deus que criou a luz no universo faz o mesmo tipo de coisa no coração de pecadores cegos como nós. Ele dá a “iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”. No versículo 4, essa luz  foi chamada de “a luz do evangelho da glória de Cristo”.  Agora, no versículo 7 Paulo diz: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”. 



·        Temos “este tesouro”. Que tesouro? O “conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” ou “a luz do evangelho da glória de Cristo”. Vasos de barro é uma referencia a nós, somos barro. Não somos ouro, o evangelho é ouro. Não somos prata, as boas novas de Cristo são prata. Não somos bronze, o poder de Cristo é bronze. (1 Co 3:5-7).

·        Uma história: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelencia do poder seja de Deus e não de nós” (2 Co 4:7). 
Lembro-me de certa vez em que visitei uma senhora que me recebeu na luxuosa sala de estar de sua casa. Acho que ela devia ser decoradora de interiores, porque cada móvel, cada quadro, cada cortina, cada almofada até cada fibra do tapete estavam impecavelmente arranjados. Contudo, ao reparar nos objetos que decoravam o ambiente, notei um lindo buquê de flores na mesinha. Nâo foram as flores que chamaram a minha atenção, e sim o “vaso” no qual elas se encontravam um vidro de maionese! Eu nem acreditava no que via. O que um vidro daqueles estava fazendo ali?
Nesse momento, a anfitriã, entrou na sala, acompanhada de sua filha de cinco anos. “Howard, gostaria de apresentar-lhe minha filha Christine. Ela estava ansiosa para conhecê-lo, porque sabe que voce mora no Texas. Ela acha que no Texas só há cactos e areia (isso não é verdade!); por isso, colheu estas flores para que voce visse flores de verdade. O pior é que ela as colocou no primeiro vidro que encontrou. Mas não importa. As flores é que contam”. As flores eram de fato lindas. Mais tarde pensei que foi isso que Paulo quis dizer quando falou sobre nosso tesouro estar num vaso de barro. É o tesouro que conta, e não o vaso. Não passamos de um vidro de maionese nos quais a beleza de Cristo precisa de ser exibida”.

3.2 ) Convide as pessoas à Igreja.

·        Em qualquer lugar, faça a pergunta "De que forma voce se converteu" e encontrará os seguintes resultados: 10% por causa de uma pregação; 2% por causa de um folheto; 3% porque leram a Bíblia sozinhos; 2% porque foram a igreja; 3% através do rádio ou da televisão, e 80% por causa de relacionamentos com amigos e familiares. A maior parte dos resultados é fruto do relacionamento e isto é a essência do discipulado.

3.3) Encha a Cidade com a Doutrina do Evangelho.

·        Atos 5:28: “Encheste Jerusalém de vossa doutrina”. Se todos os cristãos estivessem falando de Cristo, distribuindo literatura sobre Ele, mandando mensagens, convidando pessoas à ir à igreja e sendo generosas por amor a Ele, alguém poderia dizer: “Esses cristãos encheram a cidade com a doutrina deles”. 


3.4) Use seus Dons.
·        Todo o cristão deve ser um servo (Gl 5.13), mas alguns têm o dom de servir (Rm 12:7). Todo cristão deve ter um coração misericordioso (lc 6:36), mas alguns tem o dom de misericórdia (Rm 12:8). Todo o cristão deve falar aos outros sobre Cristo (1 Pedro 2:9), mas alguns tem o dom de profecia, de exortação e de ensino (Rm 12:7).

Conclusão: ORE POR OUSADIA (2 Ts 3.1; Cl 4:3; Efesios 6.18-19). Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário