sábado, 23 de maio de 2015

Testemunhas de Jeová.( 1 João 2:19: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”). 


O que eles dizem: “ (...) as Testemunhas de Jeová não são uma ramificação de alguma igreja, mas entre elas há pessoas procedentes de todas as rodas da vida e de muitas formações religiosas. Não consideram nenhum humano como seu líder, mas unicamente Jesus Cristo”.

Analisando a frase: 1) Afirmam que “não são uma ramificação de alguma igreja (1 jo 2:19). O fundador Charlez Taze Russel foi da igreja Prebisteriana e da Congregacional; o segundo líder, Rutherford, foi da igreja Batista; o terceiro, Knorr, foi da igreja Reformada; o quarto, Franz da igreja Presbiteriana. Ora saíram do nosso meio, e o que é mais grave: são apostatas, pois repudiaram a verdadeira fé, que inclui a crença na doutrina trinitária, na divindade de Jesus e do Espírito Santo.
 2) Os Testemunhas de Jeová afirmam que “não consideram nenhum humano como seu líder mas unicamente Jesus Cristo”.  Eles são governados mundialmente  por um grupo de quase dez homens, conhecidos como “corpo governante” , que é porta-voz do “escravo fiel e discreto” (os 144 mil) e o “canal de comunicação de Jeová”.  Afirmam: a menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Biblia (Sentinela 01/08/1982).

·        Quando a vida de alguém entra em jogo e quem dá as cartas é o corpo governante (e até mesmo acima da Bíblia) muitos morreram por recusar transfusão de sangue; e no passado a liderança já proibiu vacinas (1931 – 1952) e transplantes de órgãos (1968 -1980). Se seguissem somente Jesus, não poriam a própria vida e a de entes queridos em risco.

1)    Os fundadores.

            )Charles Russel( 1852 -1916)  Em 1874 ele profetizou a vinda visível de Jesus para o ano de 1914, as instituições políticas e religiosas seriam destruídas, os judeus seriam repatriados e Jeová e Jesus implantariam a era do julgamento final ou milênio. Contudo, 1914 chegou e passou! A profecia não se cumpriu. Em vez de reconhecer seu erro, Russel remarcou a data para 1918.


            Joseph Franklin Rutherford (1869 – 1942). Ele profetizou, em 1920, que os patriarcas hebreus Abraão, Isaque e Jacó e outros fieis do antigo testamento seriam ressuscitados em 1925 para governarem a terra na qualidade de “príncipes”. O ano de 1925 veio e passou sem que os “príncipes” ressuscitassem, e os “milhões” que então viviam e que jamais morreriam jazem no tumulo. Antes de sua morte, em 1942, ele havia remarcado o Armagedom para 1941. Outro fracasso.        Foi dele a iniciativa de proibir a comemoração de aniversários natalícios, do Natal, a participação no serviço militar e o uso de vacinas, em 1931, todos vistos como atos de rebeldia contra Deus. Destacou-se também que Jesus Cristo não morrera numa cruz, mas numa estaca de tortura. 


             Nathan Homer Knorr(1905 -1977). No campo da literatura, criou-se a tradução do Novo Mundo. Foram proibidos as transfusões de sangue, em 1945, e o uso do tabaco, em 1973. Em 1952, foi revogada a proibição das vacinas; mas em 1967 os transplantes de órgãos foram proibidos. Nathan também navegou e afundou nas águas das profecias. Dessa vez, o Armagedom e o inicio do reinado de Cristo foram agendados para 1975.


Conclusão
Doutrinas principais. Jeová não é onipotente nem onisciente. A Trindade é uma invenção de Satanás; Jesus foi criado por Jeová, portanto não é eterno, ele é um deus, assim como Satanás é um deus; o Espírito Santo é uma força ativa de Jeová, uma força impessoal; A organização de Jeová é a única religião verdadeira, a restauração do Cristianismo primitivo; Crêem na ressurreição espiritual para quem é da classe dos 144 mil e na ressurreição física em outro corpo para os que viverão para sempre na terra. Para o céu irão 144 mil pessoas, que, assim como Jesus, terão o poder de purificar do pecado e da imperfeição as pessoas que viverão para sempre no paraíso na terra.



 Testemunha de Jeová – Deturpando a Palavra de Deus. 2 Tm 3:15.


·        Baseando-se em Mt 24:45-47, os testemunhas de Jeová ensinam que Jesus profetizou a existência de uma classe chamada “escravo fiel e discreto”. Essa classe teria como porta-voz um colegiado conhecido como Corpo Governante, que se encontra na sede mundial da organização, No Brooklyn, Nova York, EUA. Composto por nove homens, a tarefa desse grupo é interpretar a Bíblia para os testemunhas de Jeová, os quais não podem contrariar suas interpretações. “a menos que estejamos em contato com esse canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia”.

·        As Testemunhas de Jeová são levados a crer que não existe vida fora da religião. Abandona-la é abandonar o próprio Jeová. A conseqüência disso é imediata: fora da organização, não há salvação. “Não há outro lugar onde se possa obter o favor divino e a vida eterna” (A sentinela 15/11/1992).

1)    Fabricando testemunha de Jeová.

·        O que faz de alguém um testemunha de Jeová não é realmente a leitura da Bíblia, mas é o estudo da literatura produzida pelo Corpo Governante. Essas publicações – A Sentinela, Despertai!, Raciocínios à base das Escrituras etc – são vistas como o “alimento espiritual”.

·        Tudo começa quando a pessoa se torna um “estudante” (pessoa que recebe um estudo domiciliar da seita). Em seguida, a pessoa será incentivada a freqüentar uma das seguintes reuniões semanais: 1) reunião publica. Consiste num sermão. 2) Estudo da Revista A Sentinela; 3) Estudo Bíblico de Congregação. Estuda-se uma publicação por meio de perguntas e respostas; 4) Escola do Ministério Teocrático. Voltado especialmente para os “publicadores” ( que trabalha de casa em casa); 5) Reunião do Serviço. Estuda-se o periódico Nosso Ministério do reino.

·        A liderança alerta os adeptos de não lerem a Bíblia em particular, pois isso pode conduzi-los a algo muito “estranho”. “Dizem que basta ler exclusivamente a Bíblia, quer em particular, quer em pequenos grupos em casa. Mas, o que é estranho é que por meio de tal “leitura bíblica” voltaram novamente para trás, para as doutrinas apostatas” (A Sentinela 01/06/1982). Ou seja, se alguém deixar do alimento espiritual do “escravo fiel e discreto” e passa a ler somente a Bíblia, deixa de crer no corpo doutrinário da seita.

2)    A suficiência das Escrituras.

·        “as escrituras tem suficiente autoridade por si mesma. E nestas Escrituras Sagradas a igreja universal de Cristo tem uma completa exposição de tudo o que se refere à fé salvadora e ao padrão de uma vida aceitável a Deus” (2 Tm 3:15-17). Portanto, “as Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamento são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática”.

CONCLUSÃO: Textos mal interpretados. Lc 23:26: “..puseram Jesus numa estaca”. João 1:1: “No principio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus e a Palavra era (um) deus. João 8:58: “Digo-vos em toda a verdade:Antes de Abraão vir a existência, eu tenho sido”. A expressão ego eimi utilizada por Jesus, equivale a mesma expressão empregada pelo Todo- poderoso no Antigo Testamento (Ex 3:14), ou seja, Jesus estaria afirmando sua divindade, ao identificar-se com o “Eu sou” do Antigo Testamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário