quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ele pelejará por vós e vós vos calareis (Exodo 14:1-14).


“crises que testam a alma dos homens”.  Essa expressão está vinculada ao momento em que enfrentamos situações difíceis. Ou você está no topo da montanha – onde tudo está bem -; no meio da montanha – onde há normalidade e algumas lutas esporádicas -; ou você está no vale – em meio a uma intensa luta –. É assim que estavam os israelistas.

Em Exodo 13:21, diz: E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Seguindo a Deus – a um beco sem saída.
Ø Ex. 13:18. Note a frase: “Deus fez o povo rodear pelo caminho...” O povo de Israel chegou a esse impasse guiado por Deus. Ele sabia que precisavam da experiência do mar vermelho para aprender coisas que queria ensinar-lhes.  (Ex 13:21,22).

Ø Ex 14:1: “....Acampem diante de Baal-Zefom..”. Os hebreus haviam morado na terra de Gósen, numa localidade chamada Ramessés. Depois do Exodo os hebreus saíram de Ramessés e viajaram para o sul, chegando a Etã. E ali acamparam. Agora, Deus disse: “Voltem”  e vão para Baal-Zefom.

Ø Esse localidade era uma rua sem saída, uma armadilha, pois   ao norte de Baal-Zefom ficava algumas formidáveis fortalezas egípcias; Ao sul havia o vasto deserto egípcio chamado Mizraim; Ao oeste ficava Ramesses e ao leste o Mar Vermelho. 



Ø Surge uma pergunta: Qual era o sentido espiritual de Baal-Zefom?Deus responde:  “Olhe, Moisés, tenho um plano bem feito. Enquanto andarem de lá para cá no deserto, Faraó vai ouvir, por meio informal, que vocês estão caminhando sem rumo, e pensará: Ah, eles estão indo para o norte. Vou emboscá-los ali! Essa, Moises, é a armadilha na qual Faraó vai cair (Ex 14:5-8). Vão ter que confiar em mim”.

1)    Não temais (v.14)

Ø Há um ditado popular que diz: “Deus ajuda os que se ajudam”. Não, Deus ajuda os indefesos! Deus quer que nessas horas difíceis confiemos nEle.

Ø “Ei, Moisés, os egípcios estão chegando. Eles tem carros, arcos e flechas, e lanças pontudas. Você ainda diz ‘Não temais’? O que há com você, homem? Precisa mudar a receita dos ósculos? Não está vendo que eles estão quase aqui? Deus, salve-nos deste pastor míope!”

Ø Reação humana: primeira temos medo, segunda  fugimos. Terceira lutamos e Quarta contamos a todos. Mas o principio bíblico é esse: Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor.       

Ø  Quatro poderosos milagres: Primeiro, o Senhor disse a Moises que avançasse (v.15).

Ø Segundo, Ele mudou a nuvem da frente para trás deles (v.19), porque Deus fez isso (v.20)? A nuvem se movia da frente para trás dos hebreus, separando-os dos egípcios,como também impediu que os hebreus olhassem para trás e tremessem de medo.

Ø Terceiro, Ele abriu caminho no mar (v.20), o vento oriental fez secar a lama do mar e o povo atravessou em seco.


Ø Quarto, Ele criou confusão entre os egípcios (VS. 24-25). O V.30 nos conta que posteriormente os hebreus passearam pela praia e “Israel viu os egípcios mortos na praia do mar”. Note que a Biblia não diz que os israelitas mataram um único homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário