terça-feira, 28 de abril de 2015

A conversão de Cornélio (Atos 10).


Introdução: Conta-se que, quando Jesus retornou ao céu, após a ressurreição, um anjo lhe perguntou: “Senhor, tu completaste a tua obra na terra, morrendo na cruz e ressuscitando dentre os mortos, mas quem contará essa boa noticia ao mundo? Jesus então respondeu: “Eu deixei na terra doze homens preparados para essa tarefa”. O anjo redargüiu: “Mas, Senhor, e se eles falharem?”. Jesus prontamente respondeu: “Se eles falharem, eu não tenho outro método”.

Pedro está em Jope (Atos 9.43).

 Essa cidade, séculos antes, foi a primeira parada do profeta Jonas. Foi também em Jope que Deus constrangeu Pedro a ir à casa do italiano Cornélio para pregar-lhe o evangelho. Foi em Jope que Jonas, chamado por Deus para ir a Nínive, tomou o navio para a direção oposto, Társis (Jn 1.3). O verdadeiro nome de Pedro é Simão, filho de Jonas (Mt 16.17). Agora, esse Simão, filho de Jonas, ouve o chamado para avançar além dos limites do povo de Israel.

1)    Cornélio.
·        Era um soldado graduado (Atos 10.1). Cornélio era um centurião romano, destacado em Cesaréia, cidade edificada por Herodes o Grande, às margens do mar Mediterrâneo. Na organização militar a LEGIÃO ocupava o primeiro lugar. Tratava-se de uma força composta de 6 mil soldados. Em cada legião 10 coortes. Portanto, cada coorte tinha 600 homens e podia comparar-se a uma batalhão. A corte estava dividida em centúrias, composta por 100 soldados cada, sobre as quais mandava um centurião.

·        Era um homem generoso (Atos 10.2-3). Era um homem de coração generoso. Dava muitas esmolas ao povo, praticava obras que abençoavam as pessoas e até chegavam diante de Deus no céu (Atos 10.4). Portanto, Cornélio tinha o coração, as mãos e o bolso abertos para ajudar os necessitados.

·        Era um homem piedoso e temente a Deus (Atos 10.2). Tinha abandonado a religião ancestral dos romanos com seus muitos deuses e ídolos. Cansou-se do politeísmo e da idolatria do seu povo. Havia abraçado a fé judaica e passou acreditar em Deus. No entanto, o texto original sugere que Cornélio orava pedindo a Deus por uma revelação quanto ao verdadeiro caminho que deveria seguir, pois seu coração generoso ainda clamava pelo preenchimento do Espírito.

Ele possuía um conhecimento limitado, a ponto de se dobrar diante de Pedro e adorá-lo (Atos 10.25,26). Confundiu a criatura com o Criador  e o evangelista com o evangelho.

·        Quanto à sua vida devocional, um homem de oração (Atos 10.2,4). De contínuo orava a Deus. Suas orações subiam ao Senhor (Atos 10.4). Cornélio era um homem conhecido na terra e conhecido no céu. Foi às 15:00 de oração que o Senhor lhe enviou um anjo (Atos 10.30).

·        Era um líder exemplar (Atos 10.2). Cornélio não era um líder eficaz apenas fora de casa, mas também e, sobretudo, dentro de casa. Possuía autoridade com seus soldados e também com seus familiares. Era sacerdote do lar.  “Muitos homens tem medalhas fora dos portões, mas fracassam dentro do lar. Cornélio era um líder dentro e fora de casa. Sua vida era bela por fora e por dentro. Ele não vivia de aparências. Era um homem coerente e integro”.

2)    A conversão de Cornélio.
·        Ser religiosamente sincero não é suficiente para alguém ser salvo (Atos 10.4). Cornélio era piedoso e temente a Deus, dava esmolas ao povo, orava de continuo a Deus, era um sacerdote do lar, influenciador no seu trabalho e gozava de bom testemunho em toda a nação. Porém ainda não conhecia o evangelho e o anjo lhe ordenou que chamasse Pedro para que este lhe pregasse o evangelho da paz.

·        Aonde o evangelho da paz chega, os preconceitos caem por terra (Atos 10.34-35). Deus estava preparando o caminho do evangelho para os judeus, ao colocar Pedro na casa de Simão, o curtidor. Esse homem lidava com peles de animais. E todo individuo que tocava em um animal morto ficava impuro. Um judeu jamais aceitaria ficar na casa de um curtidor.

O evangelho quebra muralhas, despedaça grilhões, rompe tabus, quebra preconceitos e torna a igreja um único povo, um único rebanho, uma única família. Não importa a cor da sua pele, a sua tradição religiosa, o sobrenome da sua família; o evangelho se destina a todos”.

·        A evangelização é uma tarefa humana e não dos anjos (Atos 10.4-5). Um anjo do Senhor falou do céu a Cornélio e lhe deu ordens da parte de Deus, mas não lhe pregou o evangelho. Cornélio precisou enviar mensageiros ao apostolo Pedro, na cidade de Jope, a 50 Km de Cesaréia, para que viesse pregar o evangelho a ele e sua família. O método de Jesus é a igreja. Se a igreja falhar, Deus não tem outro método.

CONCLUSÃO:  a pregação de Pedro na casa de Cornélio.

O evangelho está centrado na vida e nas obras portentosas de Cristo (Atos 10.38). Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder para fazer o bem e curar todos os oprimidos do diabo.

O evangelho está centrado na morte de Cristo (Atos 10.39). A morte de Cristo é a nossa carta de alforria. Sua morte foi em nosso lugar e em nosso favor.

O evangelho está centrado na sua ressurreição (Atos 10.40,41). Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos. Ele rompeu as cadeias da morte. Abriu o tumulo de dentro para fora. Venceu o pecado, a morte e o diabo.

O evangelho está centrado no Senhorio de Cristo (Atos 10.36,42). Jesus é o Senhor de todos e o Juiz de vivos e mortos. Todos comparecerão perante ele pra prestar contas da sua vida.

O evangelho oferece remissão de pecados para todo aquele que crê (Atos 10.43). A remissão dos pecados, a salvação e a vida eterna não são alcançados pelas obras nem pela religião, mas pela fé em Cristo. Quem crê tem a vida eterna (Jo 6.47).

Aqueles que recebem o evangelho esses recebem o Espírito Santo e devem ser integrados na igreja (Atos 10.44-48). a casa de Cornélio creram e foram batizados com o Espírito Santo, e imediatamente também foram batizados com água e integrados à igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário