A
DOUTRINA DO INFERNO. Lc 16.19-31
Introdução: “No meu
entendimento, existe um defeito muito sério no caráter moral de Cristo, que é
acreditar no inferno. Eu não acho que uma pessoa que seja profundamente humana
possa crer na punição eterna”.
Bertrand Russel, ateu.
“O inferno é o grande cumprimento que Deus presta à realidade da
liberdade humana e à dignidade da escolha humana”. Chesterton, cristão.
Após a morte, há um julgamento final, e aqueles
que morrem em seus pecados passarão a eternidade no inferno. Muito embora esta
doutrina seja frequentemente ridicularizada e rejeitada, não podemos ignorar o
claro ensinamento das Escrituras: há um lugar para julgamento eterno dos
perversos.
No
Novo Testamento, dois termos específicos são utilizados para se referir ao
inferno: HADES E GEENA.
HADES. Este termo aparece dez vezes no Novo Testamento (Mt 11:23; 16:18; Lc 10:15; 16:23; Atos 2:27, 31; Ap 1:18). Em Lucas 16:23 a expressão Hades refere-se a um lugar onde os perversos são atormentados. Portanto, o HADES é a moradia temporária dos perversos desencarnados até a ressurreição e o julgamento final, quando os perversos são reunidos com seus corpos e transferidos para um lugar de tormento eterno chamado GEENA (Ap 20:14).
GEENA. A palavra Geena aparece doze vezes no Novo Testamento (Mt
5:22; 10:28; 18:9; 23:15,33; Lc 12:5).
Ela é a forma grega da expressão em aramaico GEHINNAM, que se refere ao Vale de
Hinom (Js 15:8).
Durante
o reinado dos perversos Acaz e Manassés, sacrifícios humanos ao deus amonita
Moloque foram realizados em geena (vide
Jeremias 32:35; 2 Reis 16:3; 21:6). Josias profanou o vale por causa das oferendas
pagãs que realizou naquele lugar (2 Rs 23.10; Jr 7.31,32). Com o passar do
tempo, esse vale se transformou num grande depósito de lixo, constantemente em
chamas, o que fez a palavra significar o lugar dos perdidos, imprestáveis e
destinados ao fogo que nunca se apaga. O HADES um dia será destruído (Ap. 20.14) ) enquanto o
sofrimento no Geena é interminável (Marcos 9:47-48).
1) A NATUREZA DO INFERNO.
1.1) Exclusão da presença favorável
de Deus.
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Não é
a ausência de Deus que faz do inferno um lugar de tormento, mas a ausência de
sua presença favorável. De fato, o inferno é o inferno porque Deus está lá na
plenitude de sua justiça e ira ( Conferir: 2 Ts 1:9-10:
“estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu Poder”. Mt 7:23: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”. Lc 13:27: “mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos que praticais a iniqüidade”. Mt 8:11-12: “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
“estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu Poder”. Mt 7:23: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”. Lc 13:27: “mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos que praticais a iniqüidade”. Mt 8:11-12: “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
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IMPORTANTE: O inferno é o Inferno porque Deus está
lá na plenitude de sua justiça e ira - Ap 14:9-10:
“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua imagem na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira e será atormentado com fogo e enxofre...”
“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua imagem na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira e será atormentado com fogo e enxofre...”
1.2) Sofrimento indescritível.
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As
escrituras, e especialmente Jesus; falam sobre o inferno como um lugar de
sofrimento indescritível. É importante entender que o inferno na é um lugar
onde os perversos são cruelmente torturados, mas onde eles sofrem a perfeita
justiça pelos seus pecados. Deus não é tirano, não se compraz na morte do ímpio
(Ez 18:23,32: “acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? Diz o Senhor
Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?
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Como
o Inferno é descrito? A) Um lugar de
tormento (Lc 16:23: “no inferno, estando em tormentos, levantou os
olhos e viu ao longe Abraão e Lazaro no seu seio”;
b) Um lugar onde há choro e ranger de dentes (Mt 8:12: “ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e range dos dentes”;Ap. 14:9-11: “a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não tem descanso algum, nem de dia e nem de noite...” de ; Mt 13:42: “e os lancará na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger dos dentes;
b) Um lugar onde há choro e ranger de dentes (Mt 8:12: “ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e range dos dentes”;Ap. 14:9-11: “a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não tem descanso algum, nem de dia e nem de noite...” de ; Mt 13:42: “e os lancará na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger dos dentes;
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O
sofrimento no inferno será de acordo com o pecado da vida de cada um. Mt
11:20-24: “ai de ti Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em
Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito tempo que
elas teriam arrependido com pano de saco e cinza. E contudo, vos digo: no dia
do juízo, haverá menos rigor para tiro e Sidom do que para vós outros”; Lc
12:42-48: “Aquele a quem muito for dado, muito lhe será exigido”.
1.3) Punição eterna.
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Possivelmente
a mais assustadora verdade sobre o inferno é que ele é eterno. Qual é a coisa
mais abominável que alguém pode praticar nesta vida? Escarnecer, desonrar e
recusar-se a amar a pessoa a qual devemos absolutamente tudo, o nosso criador,
o próprio Deus (Sl 145:3: “grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a
sua grandeza é insondável” (Mateus 18.8; Mt 25.41,46).
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Tal
pensamento: “eu não ligo a mínima para o propósito pelo qual fui colocado aqui;
não ligo a mínima para os seus valores e para a morte do seu filho por mim, vou
ignorar tudo isso”.
2 ) Uma
descrição bíblica do céu.
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O inferno é um
lugar de literais fogo e trevas, de enxofre e fumaça? Não! É aceitável
considerar estas descrições como sendo figurativas no sentido de que sejam uma
tentativa de descrever algo tão aterrorizante que vai além da capacidade da
mente humana de conceber e além do poder de comunicação de nossa linguagem
humana. Para descrever os horrores do inferno, os autores bíblicos usaram os
maiores horrores conhecidos pelo homem na terra, mas pode-se afirmar que o
inferno é pior do que qualquer coisa encontrada na terra. Fogo, trevas,
enxofre, e fumaça são apenas uma tentativa débil de descrever a realidade muito
mais aterrorizante do que qualquer uma destas palavras possa comunicar.
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Mateus 3.10: : Ao longo das
Escrituras, a ideia de fogo é utilizada para comunicar o julgamento e a ira de
Deus revelados contra o pecado e o pecador. É a reação santa e justa
de Deus para com todo o que contradiz Sua natureza e vontade. É feroz,
aterrorizante, e irresistível.
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Mateus 25.41: A ênfase aqui é que os
sofrimentos dos perversos no inferno são para sempre. Não há esperança de redenção ou
restauração para aqueles que estão no inferno.
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Mateus 3:12: A ideia comunicada aqui é que
os tormentos do inferno não apenas serão eternos, mas irredutíveis. Não haverá qualquer alívio para
os condenados.
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Apocalipse 20:10: Esta descrição é dada para
comunicar a imensidão do poder do inferno. Não é apenas um pingo ou um
pequeno riacho de tormento, mas os habitantes do inferno serão como aqueles
perdidos no mar em um oceano massivo e agitado da ira de Deus, surrados e
lançados, indo e vindo pelas violentas e eternas ondas da justa indignação de
Deus, como homens se afogando em um massivo e agitado caldeirão de fogo.
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Mateus 13:42: A
verdade comunicada aqui é intensa. Em
uma fornalha, todos os elementos aterrorizantes do fogo são intensificados — há
pouca chance do calor escapar, nenhuma chuva para refrear as chamas, e nenhuma
brisa para trazer refrigério ou alívio.
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Mateus 8:12; Mt 22:13: A verdade comunicada aqui é de
alienação. Os
habitantes do inferno são expulsos e não se acha lugar para eles. Eles não são
apenas alienados de Deus, mas da comunhão com outros. É um lugar de absoluto e
insuportável isolamento, aparte da vida e da luz de Deus.
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Judas 13: Há pouquíssimas coisas mais solitárias ou que
mais aprisionam do que a negridão das trevas. Relacionado a tal escuridão está
a maior sensação de condenação ou desesperança.
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Apocalipse 20:14; 21:8: O destino final dos perversos é
justamente o oposto do destino do crente. Para o crente não existe mais o
medo da morte (Hebreus 2:15) porque não existe mais morte (Apocalipse 21:4). Em
contraste, os perversos viverão em um estado de morte infinita. Eles terão uma
existência consciente, mas sem nenhuma das bênçãos, esperanças ou alegrias da
vida.
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