terça-feira, 5 de agosto de 2014

Ouse ser como Daniel. Dn 1:1-21.




Introdução: Um pouco de história de Israel.

·        Deus chamou Abraão. Ele constituiu uma família. A família tornou-se uma nação. A nação desceu ao Egito, onde permaneceu quatrocentos anos. Deus tirou Israel do cativeiro com mão forte e poderosa. Dez pragas vieram sobre o Egito, desbancando as divindades do maior império do mundo. Israel perambulou no deserto quarenta anos sob a liderança de Moisés. Durante sete anos conquistou a terra, sob a liderança de Josué.

·        Surge a Teocracia (governo de Deus) – 120 anos – no período dos juízes. Israel oscilou entre pecado, juízo, arrependimento e restauração.

·        Depois vem a Monarquia – governo de um rei. Foram cento e vinte anos de Reino Unido sob Saul, Davi e Salomão. Com a morte de Salomão em 931 a.C., sob o governo de seu filho Roboão se dividiu em: Reino Norte e Reino do Sul.

·        O Reino Norte, formado por dez tribos teve dezenove reis, com 8 dinastias e nenhum rei piedoso. Por causa do pecado em 722 a.C, esse reino é tomado pela Assíria, e jamais foram restaurados.

·        O Reino Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamin, procedia da linhagem de Davi. Esse reino teve vinte reis e experimentou altos e baixos, momentos de glória e tempos de calamidade, reis piedosos no trono e reis perversos e maus. Por causa do pecado, o Rei Nabucodonozor, invadiu a cidade no ano de 606 a.C., levando consigo os nobres (dentre eles Daniel) e os vasos do templo.

ü LIÇÃO PRINCIPAL QUANTO A DANIEL: é possível viver para Deus quando as circunstancias lhe são totalmente adversas? Um garoto de 14 anos foi tirado de sua casa, família e amigos e forçado a marchar até uma terra estranha. Esteve rodeado pelo mal, na juventude, na maturidade e na velhice. Quase não há tentação conhecida que ele não tenha enfrentado. É POSSÍVEL, SIM, VIVERMOS PARA DEUS EM UM MUNDO HOSTIL. A VERDADEIRA SANTIDADE PODE DESENVOLVER-SE E FLORESCER DIANTE DE CONDIÇÕES NÃO-IDEAIS.

ü Qual era o segredo de Daniel? É simples. Antes de interpretar o sonho de Nabucodonozor, o que Daniel fez? (Dn 2.17-19). O que ele estava fazendo, quando houve conspiração que resultou em ser lançado na cova dos leões? (Dn 6.10). OUTRO SEGREDO DE DANIEL É BEM SIMPLES. No capitulo 9 encontramos Daniel examinando e entendendo os livros (v.2). Quais livros? Os livros proféticos do Velho Testamento. Nos versos 11 e 13, vemos Daniel se referindo à “lei de Moisés”. Daniel lia e conhecia a Bíblia. Seu segredo é fácil definir, mas nem sempre fácil de praticar.

1)    Daniel – um jovem fiel a Deus apesar de um passado de dor.
ü No meio de uma geração que se corrompia, Daniel possuía valores absolutos. Ele era ainda um adolescente, mas conhecia a Deus. Era um jovem que tinha coragem de ser diferente.  Vivia no meio de uma geração que estava colhendo o que seus pais haviam semeado (Dn 1.2). os judeus tinham confiado no templo (Jr 7.7). Confiar no templo não era um substituto para o arrependimento.

ü Daniel perdeu sua liberdade. Ele saiu de casa não como estudante, mas como escravo. Ele estava debaixo de um jugo. Sua cidade foi cercada. A fome desesperadora tomou conta do seu povo até  o ponto das mães comerem seus próprios filhos (Lm 2.20).

ü Daniel perdeu sua religião. O templo do Senhor foi derrubado. Seu povo estava debaixo da vergonha. Longe de casa: país estranho, língua diferente, sem a Palavra de Deus nas mãos, sem o templo, sem sacerdotes e sem os rituais do culto. TODAVIA, Daniel não era um jovem influenciado, mas um influenciador.

2)    Daniel – não quis dividir sua adoração.
ü ELE FOI ESCOLHIDO PARA ESTUDAR NA UNIVERSIDADE DA BABILÔNIA. O vestibular era composto de três exames: 1) qualidades sociais: linhagem real e dos nobres; 2) qualidades físicas e morais: jovens sem nenhum defeito e de boa aparência; 3) qualidades intelectuais: instruídos em toda sabedoria, doutos em ciência, competentes para assistir no palácio. Era um curso intensivo (Daniel 1.5), pois durava apenas três anos. Depois do curso ia estar servido Nabucodonozor. ERA TUDO O QUE QUALQUER JOVEM QUERIA NA VIDA!

2.1 ) Perigos – sinal vermelho: pare!

ü ACULTURAÇÃO.  O primeiro perigo foram as iguarias do mundo. Os jovens além de ter a melhor universidade do mundo de graça, ainda teriam comida de graça, e da melhor qualidade. As iguarias do rei eram comidas sacrificadas aos ídolos. DITADO: “todas as maçãs do diabo são bonitas, mas elas têm bichos”.  Os banquetes do mundo são atraentes, mas o mundo jaz no maligno.

ü MUDANÇA DE VALORES. Seus nomes foram trocados. Com isso a Babilonia queria que eles esquecessem o passado. Queria remover os marcos e arrancar as raízes.  ENTRE OS HEBREUS O NOME ERA RESULTADO DE UMA EXPERIENCIA COM DEUS.  “Quando olhamos os quatro nomes originais, vemos que dois deles terminal em “El”, que indica um dos nomes de Deus, e dois terminam em “ias”, uma versão abreviada de Jeová”.

Daniel: “Deus é meu juiz”. Deram-lhe o nome de Beltessazar, cujo significado é : bel proteja o rei.
Hananias: Jeová é misericordioso. Passou a ser chamado de Sadraque, que significa iluminado pela deusa do sol.
Misael: “quem é como Deus?”. Deram-lhe o nome de Mesaque, que significa “quem é como Vênus?”.
Azarias: “Jeová ajuda”. Lhe chamaram de Abednego, cujo significado é: servo de nego.
Assim, seus nomes foram trocados e vinculados às divindades pagãs de Bel, Marduque, Vênus e Nego.

ü OFERTAS VANTAJOSAS! Muitos judeus se dispuseram a aceitar as ofertas generosas da Babilônia. Pensaram: é melhor esquecer Sião. É melhor esquecer os absolutos de Deus. Estamos estudando ciências. Além do mais, a Babilônia oferece riquezas, prazeres e Jerusalém era muito repressora.

 “As pessoas dizem para voce: que nada! Os tempos mudaram,  sexo antes do casamento, roupas indecorosas, corpo com tatuagens e piercing, dançar nas noitadas não tem nada a ver, ficar com um rapaz ou moça hoje e com outro isso é normal. Visitar sites pornográficos na internet, etc., (Mt 5.29)”. “Pessoas caem em pecados sérios somente porque aprenderam a tolerar pecados menores”.

“Não! Não comerei, e me absterei de qualquer aparência do mal. Embora signifique grande perigo pessoal e possa custar-me a vida, é melhor apodrecer em uma masmorra ou morrer executado e associar-me à idolatria”.

ü O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS OFERTAS VANTAJOSAS. A guerra das idéias, a lavagem cerebral, a relativização da moral, a filosofia “nada tem nada a ver” é procedente do maligno. Daniel não negociou seus valores. Ele não se corrompeu.

CONCLUSÃO: Resultados da fidelidade de Daniel e seus amigos.
ü Daniel ganhou a confiança do chefe dos enucos. “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que nos dêem legumes a comer e água a beber”. Daniel e seus amigos se tornaram maus robustos que os outros estudantes.

ü Daniel foi aprovado com grande honra. Foram tidos dez vezes mais sábios que os outros estudantes. Como resultado, cada um dos quatro foi colocado em um alto cargo(v.19).

ü Daniel passou a servir diante do rei. Tornou-se representante da Rei da Babilônia. Muitos crentes anseiam por posições mais altas, mas para isso negociam valores, vendem a consciência, se corrompem e envergonham o nome de Deus.

ü Daniel foi maior que a própria Babilônia. A Babilônia caiu, mas Daniel continuou em pé (v.21).







Nenhum comentário:

Postar um comentário