sábado, 23 de agosto de 2014

O clack e seus efeitos.



Com custo relativamente baixo e alto potencial para gerar dependência química, o crack é, dentre as substâncias entorpecentes, aquela que tem causado as consequências mais nefastas em nossa sociedade. A droga atinge grave e diretamente a saúde física e mental dos usuários. Mais do que isso, e de forma muito rápida, debilita laços familiares e relações sociais. Nesta medida, constitui indiscutível fator de aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas.

O crack mata


Segundo a bióloga Mariana Araguaia, “cerca de 30% dos usuários [de crack] perdem a vida em um prazo de cinco anos -- ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, ‘prestação de contas’ com traficantes, comportamento de risco em busca da droga)”.

O suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens. E muitos deles se matam em decorrência da dependência do álcool e outras drogas.

O crack mente



Ele promete fornecer ao usuário sensações de grande prazer, de grande euforia, de extrema autoconfiança, de poder e de ausência de cansaço. E cumpre sua palavra. Só que tudo dura apenas de 5 a 10 minutos, quando muito. Porém, o crack esconde o que vem junto: a agitação, a irritabilidade, as alterações de percepção e de pensamento, a taquicardia, os tremores, a perda de apetite e de sono, a perda da saúde e, em alguns casos, a perda da vida.

O crack escraviza


Porque a sensação foi boa, mas durou pouco, a pessoa tem vontade de usar mais uma vez, mais outras vezes e, em muito pouco tempo, o uso do crack se torna compulsivo e incontrolável. Em outras palavras, o usuário é levado a um consumo desenfreado da droga e passa a integrar o triste rol dos dependentes químicos. Por toda a vida. Por toda a vida mesmo, a não ser que ele aceite fazer um tratamento para abster-se do crack, o que nem sempre acontece. Nem sempre acontece porque essa dependência exige um tratamento difícil e complexo, pois é uma doença crônica e grave que deve ser acompanhada por longo tempo.

O crack é caro


O crack cobra um preço altíssimo de seus usuários. A dependência química afasta as pessoas de seus pais, cônjuges, filhos e amigos. Ela os faz perder o emprego, a projeção social, os bens, a saúde e, às vezes, até a fé. Quase sempre os dependentes químicos são levados a fazer coisas que jamais imaginaram, como furtos, roubos, assaltos e assassinatos. Às vezes, a dependência obriga-os a se comprometerem com o tráfico e com o crime de seduzir alguém às drogas. Mais ainda: o crack pode levar as suas vidas muito prematuramente.

Fonte: Revista Ultimato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário