domingo, 15 de dezembro de 2013

Pescadores de homens Mc 1:16-20.



Introdução: três ocasiões em que os discípulos foram chamados:

·                   A primeira, foi a chamada para a salvação. Essa chamada aconteceu na Judéia e está registrada em João 1.35-51. Jesus chamou André e Pedro e estes deixaram as fileiras de João Batista e o seguiram. Mas nessa ocasião, elas ainda voltaram para a Galiléia e continuaram com sua atividade pesqueira.

·                   A segunda, foi a chamada para o discipulado. Essa ocasião é descrita em Marcos 1.16-20, no Mar da Galiléia, quando Jesus chamou Pedro e André, Tiago e João para segui-lo. Esse é o chamado para o discipulado. Eles seriam treinados para serem pescadores de homens.

·                   A terceira, foi a chamada para o apostolado. Esse chamado está registrado em Marcos 3:14-21, quando Jesus separou dentre seus discipulos, doze apóstolos para estarem com Ele e para os enviar a pregar e expulsar demônios.

·                   Jesus chama para o seu trabalho pessoas ocupadas. Pessoas escolhidas por Deus para uma missão especial normalmente não são pessoas desocupadas e ociosas. O trabalho de Deus exige energia e disposição. Quem coloca a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus. O Senhor chamou  a Moisés quando ele estava pastoreando as ovelhas no Sinai (Ex. 3.1-14). Chamou a Gideão, quando estava malhando trigo no lagar (Jz 6.11). Chamou a Amós quando estava nos prados de Tecoa cuidando de Gado (Amos 7.14,15). Tirou Davi detrás das ovelhas para o colocar no palácio (Sl 78.70-72). Jesus chamou esses discipulos quando estavam pescando e consertando as suas redes. William Barclay, citando Josefo, diz que nesse tempo havia muitos pescadores e podia-se ver no Mar da Galiléia cerca de 330 barcos de pesca. A pescaria era a principal indústria para cerca de trinta cidades ao redor do Mar da Galiléia durante os dias de Jesus. Dentres esses pescadores, Jesus chamou esses quatro homens para uma missão especial.

·                   Jesus chama para o seu trabalho pessoas humildes. Jesus não foi buscar seus discipulos entre os estudantes de Teologia das escolas rabínicas nem dentre a elite sacerdotal. Nem mesmo chamou aqueles de refinado saber, ou possuidores de riquezas, mas recrutou-os das classes operárias, no meio de pescadores. Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios (1 Corintios 1.26,27). Jesus chamou homens iletrados e com eles revolucionou o mundo. Deus não precisa de estrelas, precisa de homens preparados por Ele e capacitados pelo Espírito Santo. João Wesley disse: "Dê-me cem homens que não temam nada senão a Deus e com eles abalarei o mundo".

1) A natureza do chamado para serem pescadores de homens.

·                   Em primeiro lugar, o chamado de Cristo é soberano. O chamado de Cristo se dá verticalmente. Jesus os viu com um olhar de qualidade especial. Abrangeu-os não só com os olhos, mas também com o coração. E abrangeu-os com o coração para não mais perdê-lo de vista: "VINDE APÓS MIM" é uma expressão, onde Jesus exercita sua soberania sobre Simão e André. Jesus pesca esses homens para serem pescadores de homens. Eles foram pescados para fora do anonimato. O chamado de Cristo é direto, imperativo e soberano. Jesus não deu explicações nem ofereceu vantagens; simplesmente os chamou e os chamou soberanamente.

·                   Em segundo lugar, o chamado de Cristo é para uma relação pessoal com Ele. A expressão "SEGUE-ME" é o principal termo para descrever o chamado para o discipulado no Evangelho de Marcos (2.14; 8.34; 10;21). William Barclay comenta esse chamado. Jesus não diz aos pescadores: "TEnho um sitema teológico que gostaria que voces investigassem; tenho algumas teorias que gostaria que voces conhecessem; tenho desenvolvido um sistema de ética que gostaria de discutir com voces. Antes lhes disse: Sigam-me".

·                   Em terceiro lugar, o chamado de Cristo exige pronta e imediata resposta. O que esses discipulos responderam em palavras ao chamado de Cristo, nós não sabemos, mas a ação deles é cheia da melhor eloquencia. Os discipulos não hesitaram, não objetaram, não discutiram, não pediram tempo para pensar, não duvidaram, não questionaram, não impuseram condições, eles simplesmente obedeceram e atenderam ao chamado imediatamente.

·                   Em quarto lugar, o chamado de Cristo passa por uma preparação. "VINDE APÓS MIM, E EU VOU FAREI PESCADORES DE HOMENS" (1.17). O termo fazer está no furturo. Simão o incostante e covarde, haveria de tornar-se um ousado apóstolo. João, o filho do trovão, haveria de ser o discipulo amado. Aqueles iletrados pescadores haveriam de revolucionar o mundo. O vaso é de barro, mas o poder é de Deus. Os instrumentos são frágeis, mas a mensagem é poderosa. Os pescadores são limitados, mas a pesca será gloriosa.

·                   Em quinto lugar, o chamado de Cristo para pescar homens é um trabalho de consequencias eternas. Jesus não os chamou para o ócio, mas para o serviço. Chamou-os para um trabalho glorioso: serem pescadores de homens. Pescar homens não é um hobby nem um passatempo. Não é um esporte nem algo que fazemos para nos distrair. É o mais importante e mais urgente trabalho que se pode fazer no mundo. PESCAR HOMENS É ARREBATÁ-LOS DO FOGO. É TIRÁ-LOS DAS TREVAS PARA A LUZ, DA CASA DO VALENTE PARA A LIBERDADE, DO REINO DAS TREVAS PARA O REINO DA LUZ, DA POSTESTADE DE SATANÁS PARA DEUS.

2) As exigencias do chamado para ser pescador de homens.

·                   Em primeiro lugar, o chamado de Cristo implica rompimento com o passado.

·                   Em segundo lugar, o chamado de Cristo implica consagração do presente.

·                   Em terceiro lugar, o chamado de Cristo implica investimento do futuro (Pv 11.30).

3) Conclusão: O aprendizado prático para tornar-se um pescador de homens.

·                   Em primeiro lugar, saiba o que voce está pescando. Um bom pescador precisa entender de peixes. Na evangelização é a mesma coisa. Jesus usou métodos diferentes de evangelismo para alcançar as diversas pessoas. Precisamos compreender tres coisas fundamentais: primeiro, o homem tem um valor infinito para Deus. Segundo, o homem pode perecer ou ser salvo eternamente. Terceiro, na missão de pescar homens, não usamos truques, mas a verdade.

·                   Em segundo lugar, VÁ ONDE OS PEIXES estão famintos. Primeiro o principio da receptividade. Na parabola do semeador, Jesus falou sobre tipos de pessoas: insensiveis, superficiais, distraidas e receptivas (4:1-20). Segundo, há tempo de pescar e tempo de parar de pescar. Devemos concentrar nossos esforços onde há portas abertas e campos maduros para a ceifa (Mateus 10:11-14). Terceiro, precisamos atrair os peixes. Quarto, é preciso pescar em alto-mar, onde os peixes estão.
·                   Em terceiro lugar, certifique-se de que está usando o método certo. Há dois grandes riscos no evangelismo: o primeiro é mudar a mensagem; o segundo é engessar os métodos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário