quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Andaimes



A famosa Tiananmen (Praça da Paz Celestial) em Pequim, China, estava fechada e rodeada de andaimes de bambus. A estrutura impressionante, originalmente construída durante o reinado do imperador Yung Lo, em 1417, havia sido restaurada em 1651, mas o antigo portão exibia as marcas do tempo, da brutalidade das guerras e revoltas e do ataque da poluição, de modo que uma restauração muito necessária estava em andamento. 

Estive na China em 1980 com meu irmão e duas irmãs como parte de uma romaria de duas semanas ao nosso antigo lar. Ao termino da peregrinação, despedimo-nos em Hong Kong. Rosa, minha irmã mais velha, nunca havia viajado para a Europa, e aquela era uma oportunidade imperdível. Então, embarcamos juntas no avião com destino a Atenas.

Na capital grega, conseguíamos enxergar o Pathenon da janela do hotel, mas ele estava fechado, rodeado de andaimes. A poluição havia realizado em poucos anos aquilo que o tempo e as guerras não conseguiram em dois milênios e meio. 



Nossa próxima parada era Paris. Jeanette Evans, alguém que conhecemos desde os tempos de colégio, nos recebeu e nos levou a um tour rápido por vários lugares de Paris, e depois nos levou à casa da família de seu marido. como a casa era perto de Versailles, fomos conhecer essa cidade no dia seguinte. Na realidade, conhecemos apenas uma pequena parte dela.

Versailles, completada em 1689, após trinta anos de construção. É um lugar que precisa ser visto pessoalmente para se acreditar! No século 18, anexou-se a Capela Real, construída a tempo para celebrar o casamento de Luís XVI e Maria Antonieta. E o que encontramos? O lugar estava fechado com andaimes. 



Depois disso, viajamos 65 quilômetros para ver a magnífica catedral de Chartres, uma das mais belas representantes do estilo gótico francês. Mais uma vez, o lugar estava rodeado de andaimes.

De Paris voamos até Londres, onde um passeio relâmpago é sempre melhor que passeio nenhum, especialmente se inclui uma visita à abadia de Westminster. E o que encontramos ao nos aproximarmos da extraordinária abadia tão cheia de histórias? Isso mesmo: andaimes. 



Será que é assim que o mundo vê a igreja?

Apesar de a igreja estar deformada pelas guerras, golpeada pela tempestades e erodida pela contaminação, Deus está trabalhando para restaurar o que é seu - consertando, limpando e purificando. Ele vê o fim a partir do início. Ele nos vê "aperfeiçoados em Cristo". Eis que se aproxima o dia em que "seremos semelhantes a ele". Enquanto isso, porém, o mundo vê principalmente os andaimes.

Ruth Graham.



Nenhum comentário:

Postar um comentário