terça-feira, 14 de setembro de 2021

 Santidade – Fp 2.12-18

Introdução:

Uma pergunta: “Uma vez salvo pela fé em Cristo, o que acontece na minha vida cristã depois da salvação e antes de ir para o céu?”. RESPOSTA: SANTIFICAÇÃO. A salvação tira o homem do mundo e a santificação tira o mundo do homem.  O apostolo afirmou: “O viver é Cristo” (Fp 1.21) e instou aos irmãos filipenses a se portarem de modo digno do evangelho de Cristo (1.27). No entanto, a questão permanece: o que eles devem fazer para viver para Cristo? Como viver de um modo digno de seu chamado? O que fazer para progredir na vida cristã?

1)    Obediência

“Assim, meus amados” (Fp 2.12). Essa injunção “meus amados”, vemos na epistola de Judas também “Amados”. Portanto, destina-se aos que estão no circulo do amor redentivo de Deus. Existe um amor benevolente de Deus por toda a humanidade, mas também existe um amor especifico pelos cristãos. O amor que ele tem por nós é muito mais profundo do que seu amor geral “...a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). 

Paulo continua: “Como sempre obedeceste”. Desde o momento de sua conversão, os filipenses estavam empenhados em guardar os mandamentos de Deus. Quando você nasce de novo. Deus removeu seu velho coração de pedra, que era espiritualmente endurecido contra a Palavra, e implantou um novo coração de carne que está vivo e responde ao governo de Deus e aos seus comandos “Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito. Removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei dentro de vocês meu Espírito, para que sigam meus decretos e tenham cuidado de obedecer a meus estatutos” (Ez 26.26-27).

2)    Realizai a vossa salvação”

Na Bíblia “salvação” é representada de três maneiras diferentes, em três tempos: passada, presente e futura. Isto é, justificação, santificação e glorificação. Na justificação os crentes são imediatamente salvos da penalidade do pecado. Na santificação, somos salvos progressivamente do poder e da prática do pecado. Na glorificação, seremos salvos da presença do pecado. Portanto, o uso de “salvação” nesse versículo significa a santificação na vida cristã diária. 

Ao escrever a palavra “realizai”, Paulo carrega um verbo imperativo que carrega a força de um mandamento divino! Essa palavra é usada para “trabalhar uma mina” ou “trabalhar um campo”. Portanto, essa palavra significa dedicar-se ao trabalho, esforçar-se para executar uma tarefa. Então, a salvação é um processo, é uma busca, a perseguição de um alvo, uma disputa, uma corrida. Olha o que Paulo afirma: “...esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de haver pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1 Co 9.27).

Portanto, todo crente deve se “esforçar na busca pela santidade. Os indolentes (preguiçosos) crescem pouco em graça ou santidade. Está em oração, estudar a Bíblia, frequentar os cultos, viver em comunhão e obedecer a Palavra de Deus na vida diária requer muito esforço. Todo crente deve resistir à tentação (Tg 4.7) e exercitar-se na piedade (1 Tm 4.7-8). Pergunto: VOCE ESTÁ GASTANDO A ENERGIA NECESSÁRIA NA BUSCA DE SANTIDADE PESSOAL?

“...Temor e tremor”, que é o resultado de uma profunda reverencia a Deus. Temor é “medo” (fobos) e significa terror, medo, alarme, reverencia. A cena de Isaias 6 é exemplificada: “Ai de mim, não tenho salvação...sou um homem de lábios impuros... e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6.5-6). Esse é um temor que toma conta da alma a ponto de causar “tremor” (tromos). Essa expressão transmite a idéia de um cristão que está fazendo o máximo para cumprir o seu dever porque sabe a quem deve responder. 

“Deus produz... tanto o querer como o realizar”. “Deus” refere-se a Deus Pai, a primeira pessoa da Trindade. Ele enviou o seu Espírito para conformar todos os crentes à imagem de seu Filho e usa sua palavra a fim de poder seu povo para a maior frutificação (Jo 15.3). O verbo trabalhar está no gerúndio indicando que Deus está continuamente ativo na vida de um cristão. Deus não é passivo, mas dinâmico na produção ativa de nossa santificação. DEUS ESTÁ OPERANDO EM VOCE! ELE É AQUELE QUE NOS DÁ FORÇAS E QUE DÁ ENERGIA À NOSSA DILIGENCIA

“Para o seu bom prazer”. Deus realiza essa obra santificadora porque gosta de cultivar pureza de mente, coração e caráter em seus filhos. Assim como um pai procura encorajar e exortar e disciplinar seus filhos a viverem de acordo com os padrões de sua família, traz grande prazer a Deus ver seu povo crescer em santidade pessoal. QUANDO FAZEMOS O SEU BOM PRAZER, A VIDA É SIGNIFICATIVA.

3)    Não murmurem

“Fazei todas as cousas sem murmurações nem contendas” (Fp 2.14). “Murmurar” significa reclamar ou resmungar; queixas particulares, ditas em voz baixa. “Contendas”, significa argumentar contra, contender. Então, murmurar não se trata de algo feito alto e bom som, com plena voz, mas são comentários negativos, quase mudos, queixando-se em tom de lamúria. Contenda, por outro lado, é algo vocal, uma argumentação acalorada...acompanhada por expressões verbais de desacordo...desconfiança. FAZEI TODAS AS COUSAS SEM....EM CASA, NO TRABALHO, NA ESCOLA, NA IGREJA, NAS DIVERSÕES, NO CASAMENTO, NA CRIAÇÃO DOS FILHOS, NAS AMIZADES E NO MINISTÉRIO. 

“Deixem a luz brilhar”

“Para que proveis ser irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus acima de qualquer reprovação no meio de uma geração torta e perversa, na qual resplandeceis como luminares no mundo” (Fp 2.15). “Irrepreensíveis” significa que eles não merecem censura, que estão livres da culpa. Para ter uma vida irrepreensível é preciso, entre outras coisas viver sem reclamar murmurar. Porque somos filhos de Deus “luzes resplandecentes” no meio de uma geração torta e perversa; “torta” significa sinuosa, curvada, torcida; enquanto “perversa” significa estar distorcida ou ser desviada. 


“Falem a Palavra”

“Retendo a Palavra da vida” (Fp 2.16). a palavra traduzida por “retendo” transmite a ideia de falar com confiança e por um longo tempo sobre determinado assunto. De fato, se estivermos apegados ao evangelho – porque sua mensagem de salvação contem seu próprio imperativo para anunciar essa mensagem. Assim, Paulo se refere à mensagem como “a palavra da vida”, o que significa que ela possui e dá vida. Só essa palavra é “viva e eficaz” (Hb 4.12) e concede vida espiritual.

Conclusão:

“Mas, ainda que eu seja derramado como oferta de libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e compartilho minha alegria com todos vós” (Fp 2.17). A oferta de libação era um sacrifício ordenado por Deus que era derramado sobre o sacrifício de um animal (Ex 29.38-41). O vinho era derramado em frente, ou sobre o animal em chamas. Quando o vinho evaporava, o vapor subia. Portanto, a vida de Paulo está sendo derramada sobre a vida dos filipenses. 

Paulo acrescenta: “....e também pela mesma razão, alegrai-vos e compartilhai vossa alegria comigo” (Fp 2.18).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário