terça-feira, 24 de novembro de 2020

 Jonas e Deus . Jn 4


Introdução:  Jonas

É compreensível que, a principio, Jonas não quisesse ir pregar na Assíria. No entanto, quando ele finalmente anunciou que o julgamento de Deus estava próximo, houve um arrependimento em massa. Em resposta a isso, Deus suspendeu a pena e não destruiu a cidade.

Isso nos levaria a esperar que o livro terminasse no capítulo 3 com uma nota de triunfo, uma afirmação do tipo “e Jonas retornou a sua terra regozijando-se”. Mas, “o que Deus fez foi tão terrível para Jonas que ele ardeu em fúria” (Jn 4.1). “Isso tudo deixou Jonas aborrecido e muito irado” (NVT).

1)    Por quê?

No versículo 2, ele diz: “Senhor, não foi isso que falei quando ainda estava na minha terra natal?” Ou seja, “Eu sabia que tu poderias fazer algo assim! Essas pessoas são más e só mudaram porque ficaram com medo. Elas não se converteram e começaram a ter adorar. Simplesmente prometeram que começarão a mudar -  e tu concedes misericórdia a elas por isto. É bom que seja um Deus de misericórdia, mas desta vez foste longe demais!”

O nome YAHWEH, traduzido por “Senhor”, não aparece desde o capítulo 2, mas agora literalmente clama: “Ai, YAHWEH!”. É o mesmo nome que ele se revelou a Moisés no Sinai, é justamente o nome do pacto entre Deus e Israel, que Jonas tem em mente. Em outras palavras, “Como podes cumprir suas promessas de preservar seu povo e, ao mesmo tempo, mostrar misericórdia aos inimigos de seu povo!” Lutero chamou Jonas de “santo esquisito, singular. Se fosse por ele, invejaria toda e qualquer parte na graça e no amor de Deus”. 



 TEM MAIS?

Quando ele diz que quer morrer (Jn 4.3) e Deus, com extraordinária gentileza, repreende-o por sua raiva desmedida (v.4), então a coisa está num nível mais profundo, o coração.

Na realidade, quando Jonas diz: “sem isso não tenho vontade de continuar a viver”, ele está dizendo que perdeu algo que havia substituído Deus como a principal alegria, razão e o amor de sua vida. ELE TINHA UM RELACIONAMENTO COM DEUS, MAS HAVIA ALGO QUE VALORIZAVA MAIS DO QUE O SENHOR. Sua fúria explosiva mostra que ele está disposto a descartar seu relacionamento com Deus, se não conseguir o que tanto preza. 


Quando a pessoa diz: “Eu não vou te servir, Deus, se tu não me deres tal coisa X”. Então, esse x é o seu ponto mais crucial, seu maior amor, seu verdadeiro deus, a coisa que mais confia e descansa. A outro disse Jesus: Segue-me. Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

 Mau uso da Bíblia

Quando começa a repreender o Senhor, Jonas cita para Deus as palavras do próprio Deus. Elas estão em Exôdo 34.6,7: YAHWEH, YAHWEH, Deus compassivo e misericordioso, longanimo, cheio de amor, paciente e fiel; que persevera em seu amor dedicado a milhares, e perdoa a malignidade, a rebelião e o pecado” No entanto, ele faz uma leitura seletiva da Bíblia, ignorando a ultima parte de Exodo 34.7, na qual está escrito que Deus não deixa “culpados sem castigo”. 


 É uma mensagem simplista, de um Deus que ama a todos sem julgar o mau. Ele usa o texto para justificar sua indignação desmedida, raiva e amargura desproporcionais. SEMPRE QUE LEMOS A BIBLIA PARA NOS SENTIR JUSTOS E SÁBIOS AOS NOSSOS PROPRIOS OLHOS, ESTAMOS USANDO A BIBLIA PARA NOS FAZER DE TOLOS OU COISA PIOR, UMA VEZ QUE A BIBLIA DIZ QUE A MARCA DOS TOLOS PERVERSOS É SER “SABIOS A SEUS PROPRIOS OLHOS” (Pv. 26.12).



SOMENTE ESTAMOS LENDO A BÍBLIA DE FORMA CORRETA QUANDO ELA NOS HUMILHA, NOS CRITICA E NOS ENCORAJA COM O AMOR E A GRAÇA DE DEUS, APESAR DE NOSSAS FALHAS.

2)    E, Deus? Paciente 


Jonas pregou em Ninive que em quarenta dias, Deus iria destruir a cidade. Mas, então, a cidade não foi destruída. Por que Deus estendeu sua misericórdia a eles? Da mesma medida que a misericórdia foi estendida a Jonas dentro daquele peixe, mas a memoria de Jonas era curta, e se recusa em ver o bem dos ninivitas.

Apesar de tudo, Deus é paciente com ele. Desta vez, ele não envia uma tempestade violenta; ao contrário, começa aconselhá-lo: “Achas bom que sintas tanta ira” (Jn 4.4). Muitos pensam que depois da conversão tudo se torna às mil maravilhas, mas Paulo fala de dois homens que lutam dentro dele – o velho homem e o novo homem -. Jonas mostra isso explicitamente.

Deus que chora 

Quando Jonas vê que Deus começa a ter misericórdia de pecadores, fica ofendido. Depois disso, Jonas decide ficar perto da cidade, fazendo para si um abrigo temporário “queria ver o que aconteceria com a cidade” (v.5).

 Para deixar Jonas mais confortável – a tradição afirma que Jonas era calvo -, Deus designou “uma espécie de mamoneira” (BKJ), também conhecida como Mamona, que cresce rápido e fornece sombras com suas folhas largas. E “Jonas ficou bastante alegre por causa da planta” (Jn 4.6). Mas, “no dia seguinte” (BKJ), Jonas ficou chocado e zangado quando Deus enviou um verme para roer e fazer murchar o pé de mamona.

Aí Jonas murmura: “Inacreditável, além de tudo o que já aconteceu, mais isso? Por que Deus não pode me dar um tempo? A ira de Jonas ganha forças junto seu desespero: “Estou zangado e abatido o suficiente para morrer” (Jn 4.9).

Mas, Deus responde: “Tu tiveste compaixão da planta” (v.10). Em outras palavras, Deus está dizendo: “Você chorou por ela, Jonas. Seu coração se apegou a planta . Então, o que Deus está dizendo, em essência, é: Voce chora por plantas, mas eu tenho compaixão por pessoas”.

Deus chora pela maldade e perdição de Nínive. Quem dedica seu amor a alguém só consegue ser feliz se esse alguém for feliz. A aflição dessa pessoa, também se torna sua aflição. Genesis 6.6 diz que, quando Deus viu a maldade que reinava na terra “seu coração se encheu de dor”, Deus olhando para Israel, que se afunda no mal e no pecado, e falando que o coração dele se comove por dentro dele: “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso te entregar nas mãos de outros, Israel? Meu coração se comove dentro de mim; a minha compaixão se torna cálida e suave” (Os 11.8).

Conclusão: Deus é generoso

A compaixão de Deus não é somente um conceito, mas, sim, uma realidade. É intrigante o fato que ele fala desses pagãos violentos e pecadores como pessoas “que não sabem diferenciar a mão direita da esquerda” (Jn 4.11). O que é isso? Eles estão espiritualmente cegos, perderam-se no caminho e não tem a menor idéia da fonte de suas dificuldades ou o que fazer a respeito delas.

 Há muitas pessoas que não tem ideia alguma de por que eles deveriam viver, do sentido de sua vida, tampouco tem qualquer parâmetro para distinguir o certo do errado.

Deus está dizendo a Jonas: Estou chorando e lamentando por esta cidade – por que você não está? Se é meu profeta porque não tem a mesma compaixão que eu? Jonas não chorou pela cidade, mas Jesus, o verdadeiro profeta, sim.

Quando Jesus viu a cidade de Jerusalém chorou sobre ela e disse: “Se você, mesmo você, apenas soubesse neste dia o que lhe traria a paz – mas agora isso está oculto aos seus olhos... porque você não reconheceu o tempo da vinda de Deus para você” (Lc 19). “Jerusalém, Jerusalém... quantas vezes desejei reunir seus filhos, como uma galinha ajunta seus filhotes sob as asas e vocês não estavam dispostos” (Lc 13.34).


 Biblografia

Timothy Keller - O profeta pródigo - Vida Nova

Isaltino Gomes Coelho Filho - Jonas Nosso Contemporâneo - Juerp

Eugene Peterson - A vocação espiritual do pastor - Textus

Biblia King James Atualizada  - Abba Press e BV filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário