terça-feira, 15 de setembro de 2020

 Quem está de pé, vigia, para não cair. 1 Co 10.12-13


 Introdução:  Qual é a principal estratégia do inimigo para levar as pessoas ao pecado? É uma palavra de oito letras: “Tentação”. Se você conseguir anular a habilidade do inimigo em usar a tentação em sua vida, ele ficará imediatamente impotente.  Pense um instante sobre como as tentações operam realmente. Como uma pessoa como você, nascida de novo e que ama aos Senhor, passa de santa a profana? Qual é o passo inicial ou a estratégia que leva o cristão da santidade à impureza, da obediência à desobediência e da justiça à iniquidade?

 1)    Tentação

Quando estudamos sobre a tentação, a passagem-chave bíblica é 1 Coríntios 10. Leia os versículos 12 e 13 atentamente, antes de ver as sete verdades sobre tentação e sua aplicação: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (ARC)

Quando você abre as primeiras páginas da Bíblia, o que encontra satanás fazendo? Tentando Adão e Eva, induzindo-os a desobedecer às instruções de Deus para não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.  Note a tentação sutil ou o incentivo que ele usou contra Eva: 



“É certo que não morrereis” – Satanás incentiva Eva a duvidar da advertência clara de Deus: não deviam comer, porque senão morreriam. E outras palavras, a tentação tem de negar a verdade conhecida que se opõe ao pecado, ou este não será cometido. . A tentação sempre minimiza os perigos reais e maximiza os benefícios imaginários.

“Se vos abrirão os olhos” – Satanás sutilmente dá a entender que os olhos deles estavam fechados e como seria maravilhoso abri-lo! Por falar nisso, quem mantinha os olhos deles “fechados”, em primeiro lugar? Que ataque sutil ao caráter de Deus, insinuando que ele deliberadamente os mantinha cegos! A tentação sempre gera a dúvida sobre a palavra e o caráter de Deus.

“Sereis como Deus” – Satanás incita a imaginação de Eva com o pensamento de se tornar “semelhante a Deus”. O que poderia ser mais excitante do que ser “como” Deus? Neste ponto, a tentação dá um passo ousado. Naquele momento, Adão e Eva eram mais “semelhantes a Deus” do que qualquer outra criatura em todo o universo, e por toda a eternidade! Foram criados por Deus, de forma sobrenatural, à sua imagem e semelhança! Entretanto, ao comerem o fruto, escolheram tornar-se o mais “diferente de Deus” possível!

“Sereis conhecedores do bem e do mal” – Satanás sabe o que representa para o ser humano a tentação do “conhecimento proibido”. O que poderia ter mais poder do que conhecimentos secretos? Com esta tentação é enganadora! Adão e Eva já tinham a plenitude do conhecimento do “bem”: estavam no jardim do Éden, andando com o Deus Todo-Poderoso! Adão e Eva caíram no mesmo pecado do próprio Satanás, o desejo de independência e de subverter os limites da soberania divina. A tentação sempre incita a cobiça de se conhecer e experimentar o “mal” proibido por Deus, na falsa busca daquilo que é “bom”!

 2)    Cuidado

1 Coríntios 10:12 começa com uma forte advertência sobre tentação: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia”. Quanto mais forte você pensa ou sente que é, usando frases como: “Nunca cometerei este pecado!”, “Jamais poderei fazer isso!”, “Como aquela pessoa pôde fazer aquilo?” ou “Sinto-me tão perto do Senhor que acho que hoje não pecarei”, são sinalizadores gigantes e sirenes gritando, avisando do perigo iminente.

Por que não devemos nos sentir fortes e poderosos diante de alguma tentação?“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Pv 16:18). Quando achamos que não podemos cair, o orgulho impera. Quando o orgulho impera, a destruição vem logo atrás. Sempre que vemos a arrogância, seja explícita, seja cuidadosamente escondida, podemos ter certeza de que em breve haverá uma “queda”. 


Quais são a atitude  e a ação corretas em face da tentação que nos levam à vitória e não à destruição, para uma posição firme e não à queda? Os versículos abaixo revelam que a resposta é vigilância, oração e dependência ativa do Senhor. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41; “Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.” Lucas 22:40; “O Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do Juízo.” 2 Pedro 2:9

 3)    Humana

 A tentação não é inativa, mas ativa. Ela não foge de você – procura “vencer” você. Experimentar uma tentação é sentir-se “vencido”: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentação...” As palavras usadas por Paulo, “veio sobre”, dá idéia de alguém vindo sobre você rápida e inesperadamente, como um inimigo.

 Ela sobrevém – se abate, assalta e prende – e tenta nos pressionar até que pequemos. Você pode notar, em todas as tentações descritas na Bíblia, bem como em sua própria experiência, que quando você cede, ela deixa de existir. A tentação só existe de um lado do pecado: antes de ele acontecer! A tentação vem antes de todo pecado. Se você derrotar a tentação, não cometerá o pecado!

 “Nenhuma tentação se abateu sobre você, exceto aquelas que são comuns a todos os homens.” Um jovem com dificuldades na área sexual, certa vez afirmou: “Meu apetite sexual é tão poderoso que a tentação torna-se forte demais”. Em outras palavras, ele estava afirmando que seu pecado não era culpa dele, mas “aquelas gigantescas tentações” que o atacavam. Mas o texto de 1 Corintios 10.13, afirma: “Não veio sobre vós tentação, senão humana...”. Todas as tentações são normais e humanas para todos, indistintamente.


Pense nas mentiras que dizemos a nós mesmos:

·        “A tentação foi muito forte; não pude fazer nada!”

·        “Sou diferente, ninguém enfrenta tentações como as minhas!”

·        “Faz parte de minha herança familiar – meus ‘genes’ me obrigam a agir assim!”

·        “Sempre fiz isto – é tarde demais para parar agora.”

·        “O diabo me obrigou a fazer aquilo.”

·        “Não me preocupo com as tentações; sou forte.”

·        “Não é minha culpa; fui tentado além de minhas forças.”

·        “Orei sobre a tentação, mas não consegui parar.”

·        “É culpa de Deus; ele sabia que eu era fraco demais.”

·        “Deixe para lá – ninguém é perfeito.”

 Não veio sobre vós tentação exceto aquela que é humana”. O texto não somente ensina que não existe tentação “incomum” com acrescenta uma verdade mais profunda – a tentação que nos sobrevém é especialmente “comum”! O sentido literal de “humana”, neste versículo é “comum a todos os homens”. Toda tentação é normal e, portanto, totalmente resistível. Como, então, podemos explicar como “nos sentimos” quando formos assaltados por tentações “incomuns”? Talvez um pequeno cão possa terá resposta.

 Você lembra do mago que dominava a terra de Oz? Todos tinham medo dele e tremiam por causa de sua força e poder. Até que um cão pequeno e sujo passou por baixo da cortina sagrada! Ali Dorothy e seus amigos descobriram um homem velho, pequeno e fraco, que mudava a voz e se cercava de efeitos especiais. Você lembra o que ele fizeram, ao descobrir a verdade sobre o “poderoso mago”? Eles se entreolharam irados, chocados e caíram na gargalhada! Imediatamente a verdade os libertou. Quando o engano da tentação vem à luz, ela perde seu poder. A verdade sempre nos liberta.

 4)    Limite

“Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir”. No meio da tentação, o Senhor se aproxima de você para protegê-lo e ajuda-lo. Ele está ao seu lado, no meio da batalha, assegurando que você não está sendo forçado a nenhuma tentação. Alguém pode ser tentado pela gula, outro pela pornografia, outro pela fofoca e outro pela ira. Ou seja, você está no supermercado com um amigo comum. A tua fraqueza, digamos, é a gula, e a do seu amigo é a luxuria. Então, diferentes tentações tentam diferentes tipos de pessoas.

 Nessa hora, o Senhor coloca um regulador divino nas tentações, isto é, Deus desenha uma linha e ordena que a tentação chegue até ali, mas não ultrapasse. Por quê o Senhor estabelece essa linha, para você e para mim? Porque, se não o fizesse, certas tentações nos subjugariam e não seriamos capazes de dizer “não”.  PORTANTO, EM SUA VIDA PASSADA, PRESENTE, FUTURA, O SENHOR JAMAIS PERMITIRÁ QUE ENFRENTE UMA TENTAÇÃO QUE NÃO TENHA CONDIÇÕES DE RESISTIR. 


 Por que o Senhor intervém em seu favor centenas  - talvez milhares – de vezes durante sua vida? Deus é fiel a você. Deus é fiel à sua Palavra. Deus é fiel a seus propósitos. Deus é fiel às suas promessas. Deus é fiel à sua justiça. Uma outra pergunta: O QUE ACONTECE QUANDO NÓS SOMOS INFIÉIS REPETIDAS VEZES E ESCOLHEMOS PECAR QUANDO TENTADOS? “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” ( Tm 2.13).

 5)    Escape

“Fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o escape...”.

 Portanto, a primeira ação de Deus em face da tentação é a limitação. Ele não permite que você seja tentado além de sua capacidade de suportar. A segunda ação de Deus em face da tentação é a provisão: Ele providencia o meio de livramento.  O versículo 13 não deixa uma idéia vaga, que junto “com a tentação” talvez haja um escape, mas diz “com a tentação” haverá também o escape.

A palavra “escape” da a idéia de uma passagem secreta entre as montanhas. Imagine um exercito emboscado entre as montanhas, sem nenhuma rota de fuga, subitamente encontram uma passagem estreita e todo o exercito foge por ela, sem nenhum dano. Veja como o apostolo Pedro descreveu o ensinamento de Paulo: “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos” (2 Pe 2.9). 


Qual é a mentira? “Não posso dizer não a tentação, não importa quanto me esforce”. Voce sabe que isso não pode ser verdade, do contrário o Senhor seria totalmente infiel.  A BIBLIA ENSINA ABERTAMENTE QUE, SEJA QUAL FOR A TENTAÇÃO, VOCE SEMPRE SERÁ CAPAZ DE SUPORTÁ-LA SEM SER FORÇADO A PECAR. MAS, NEM SEMPRE SERÁ FACIL!

“Considerai, pois, atentamente, aquele (Jesus) que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo ... na nossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até o sangue” (Hb 12.3-4).

 Conclusão:

Em muitos casos, o livramento está bem diante de nós – como “foge das paixões”, o que significa que o livramento está nos pés, movendo-nos na direção oposta! Outras vezes, porém, o livramento exige “resistência” total mesmo até a morte física. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário