terça-feira, 7 de julho de 2020


Simão Pedro - Lc 22.31-32

Introdução:

Temos quatro listas dos doze apóstolos no Novo Testamento: Mateus 10.2-4, Marcos 3.16-19, Lucas 6.13-16 e Atos 1.13. No evangelho de Lucas, a lista aparece da seguinte forma: “Escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Pedro é o primeiro nome nas quatro listas. Assim, ele se destaca como líder e porta-voz de todo grupo dos doze. Além disso, os doze são organizados em três subdivisões de quatro elementos cada. Na primeira, encontram-se sempre Pedro, como primeiro da lista, seguido de André, Tiago e João. O segundo grupo é sempre formado por Filipe em primeiro lugar e inclui Bartolomeu (Natanael), Mateus e Tomé. E, no terceiro grupo, Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote; Judas, filho de Tiago e, por fim, Judas Iscariotes. 


1)    Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro
O nome completo de Simão era Simão Barjonas (Mt 16.17), que significa “Simão, filho de Jonas” (João 21.15-17). No entanto, observe que o Senhor lhe deu um outro nome. Lucas apresenta-o da seguinte forma: “Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro” (Lc 6.14). Então, ficou conhecido ora como Simão, ora como Pedro, ora como Simão Pedro.
 


Pedro era uma espécie de apelido. Significa “rocha” (petros é a palavra grega para “um pedaço de rocha, uma pedra”). Já Simão era, por natureza, impetuoso, inconstante e inconfiável. Sua tendência era fazer grandes promessas que não poderia cumprir. Era uma daquelas pessoas que parecem atirar-se de cabeça em alguma coisa e, depois, desiste antes de ser concluído. Então, ele precisava tornar-se uma rocha e foi esse apelido que Jesus lhe deu.

Quando ele é chamado de Simão nos evangelhos tem referência a sua natureza humana, não regenerada. Em Lucas 5.5, por exemplo, Lucas escreve: “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Esse era o jovem pescador Simão falando, mostrando a sua incredulidade relutância. No entanto, ao obedecer, seus olhos se abrem e ele vê quem Jesus é de fato. O versículo 8 diz: “Vendo isto, Simão Pedro dobrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador”.

Em Lucas 22.31, Jesus predizendo a negação de Pedro, diz: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! ” Mais tarde, no jardim do Getsêmani, Pedro adormeceu quando deveria estar vigiando e orando com Cristo. Marcos escreve: “Voltando, achou-os dormindo, e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudestes vigiar nem por uma hora? Vigiai e orai para que não entres em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.37-38).

DEVE TER CHEGADO A UM PONTO EM QUE, QUANDO O SENHOR DIZIA “SIMÃO”, PEDRO JÁ ENCHIA TODO. TALVEZ PENSASSE: POR FAVOR, ME CHAME DE ROCHA!”,  E O SENHOR TALVEZ REPLICASSE: “EU O CHAMAREI E ROCHA QUANDO VOCÊ AGIR COMO UMA ROCHA”

João e Pedro eram amigos desde a infância. É interessante que no evangelho que escreveu, João, refere-se ao seu amigo 15 vezes como “Simão Pedro”. Ao que parece, João não conseguia decidir qual nome usar, pois a todo tempo, via os dois lados de Pedro. Assim, simplesmente juntou os dois nomes. Na verdade, o próprio Pedro chama-se de “Simão Pedro” em sua segunda epístola: “Simão Pedro, servo e Apostolo de Jesus Cristo” (2 Pe 1.1).

Depois da ressurreição, Jesus instruiu seus discípulos a voltarem para Galileia, onde ele planejava aparecer a eles  (Mt 28.7). Em sua impaciência, ao que parece, Simão cansou-se de esperar e assim anunciou que voltaria a pescar (Jo 21.3); os discípulos seguiram seu líder. Lá, no mar da Galiléia, jesus dirigiu-se a ele três vezes chamando-o de Simão e perguntou: “Simão, filho de Jonas, tu me amas? ” Pedro afirmou seu amor. Essa foi a ultima vez em que Jesus o chamou de Simão.

2)    Formação do caráter
Como nosso Senhor pegou um homem de caráter tão inconfiável e o transformou em uma rocha? Em primeiro lugar, para que Pedro passasse pela experiência da vida que fariam dele o tipo de líder que Cristo desejava que fosse.

Em Mateus 16 temos a confissão de Pedro: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (v.16). Cristo lhe chamou de bem-aventurado e prometeu-lhe as chaves do reino dos céus (vs. 17-19).  No parágrafo seguinte, Cristo dirigiu-se a Pedro chamando-o de Satanás e dizendo “arreda! ”, o que significa “não fique no meu caminho”. “Mas, Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, por que não cogitas das coisas de Deus, e sim dos homens” (v.23). 



“Eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo” (Lc 22.31). Seria de esperar que Jesus assegurasse a Pedro: “Não vou permitir que Satanás te peneire”. Mas não foi o que ele fez. Em outras palavras, informou Pedro de que havia dado a Satanás a permissão que essa havia pedido. Na verdade, disse: Permitirei que Satanás faça, permitirei que sacuda as próprias fundações da tua vida. Então, deixarei que ele te lance ao vento – até que não reste nada além da realidade da tua fé”.

NO ENTANTO, JESUS GARANTIU A PEDRO QUE A FÉ DO APOSTOLO SOBREVIVERIA À PROVAÇÃO. DISSE-LHE: "EU, PORÉM, ROGUEI POR TI, PARA QUE A TUA FÉ NÃO DESFALEÇA; TU, POIS, QUANDO TE CONVERTERES, FORTALEÇA OS TEUS IRMÃOS” (v.32).

“Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Permaneçam firme contra ele e sejam fortes na fé. Lembrem-se de que seus irmãos em Cristo em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. Deus, em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. Assim, depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocarás sobre um alicerce” (1 Pe 5.8-10).

Jesus disse: “Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas” (Mt 26.31). No entanto, Pedro estava absolutamente seguro: “Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim” (v.33). Então, acrescentou: “Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para prisão quanto para morte” (Lc 22.33). Mas, todos nós conhecemos a história, sabemos que Pedro negou o Senhor Jesus três vezes, antes do galo cantar.

Conclusão
“Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias, quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (Jo 21.18).

Pedro se tornou um dos maiores apóstolos do Novo Testamento, foi ele que pregou o primeiro sermão no dia de pentecoste; foi ele que diante das autoridades disse: “Antes, importa obedecer a Cristo, do que os homens”. Tornou-se, destemido, aguerrido, corajoso. Eusébio de Cesareia cita o testemunho de Clemente, o qual diz que, antes de ser crucificado, Pedro foi forçado a assistir a crucificação de sua esposa. Quando chegou a vez de Pedro morrer, ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como seu Senhor havia morrido. 

Bibliografia


Site: https://www.isaltino.com.br/
Doze Homens extraordinariamente comum 0 john Macarthur - Editora Thomas Nelson
O Treinamento dos doze - CPAD A.B. Bruce CPAD
Biblia de Estudo Swindoll - NVT
Biblia de Estudo King James
Encontro com Jesus Timothy Keller - Editora Vida Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário