terça-feira, 12 de novembro de 2019


Sou Ester – Ester 2


Introdução:
“Havia um judeu que trabalhava no complexo real de Susã chamado Mardoqueu” (v.5). O bisavô de Mardoqueu fora transportado de Jerusalém em 586 a.c, por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele criou sua prima órfã, Hadassa.

“Mardoqueu criou sua prima Hadassa, que não tinha pai nem mãe. Ela era conhecida também pelo nome de Ester” (v.7). Hadassa, seu nome judeu, tem como raiz a palavra “murta” um arbusto de pequeno porte – significa “fragrância”. O nome persa, ESTER, significa “ESTRELA”, em referência a estrela do céu que brilha. O texto ainda adiciona que “Ester era uma moça muito bonita e atraente”.

1)    Ester – estrela brilhante
Na bíblia temos muitas mulheres que deixaram um legado, uma história para ser contada: Eva, a primeira esposa e mãe de todos nós; Sara, mulher de Abraão e mãe de Isaque; Joquebede, mãe de Moisés; Ana, a mãe piedosa e dedicada de Samuel; Abigail, a esposa graciosa e sensata de Nabal. Há tantas outras: Débora, Rute, Isabel e Maria, Eunice e Lóide, Priscila, Lídia e Febe.

Ester vivia na obscuridade com o primo Mardoqueu no império persa, em Susã. O rei Assuero voltara e uma guerra derrotado pelos gregos, solitário e precisando de afeto e companhia feminina. Seus conselheiros sugeriram: “Vamos procurar todas as jovens bonitas do reino persa, em todas as províncias, e trazê-las aqui, para que o rei faça sua escolha”.

Flavio Josefo, historiador judeu, conta que 400 mulheres participaram desse concurso notável. Elas tiveram um ano para aperfeiçoar cada arte da sedução, para aumentar sua beleza, cuidando do corpo  aprendendo a vestir-se e maquiar-se. “Depois de doze meses de preparação e tratamento de beleza – seis meses  de tratamento com óleo de mirra e seis meses com perfumes e vários cosméticos” (v.12).

“A INTENÇÃO ERA QUE A ELEGANCIA, CHARME, BELEZA FISICA E SEDUÇÃO ERÓTICA VENCESSEM. DEPOIS, CADA UMA DELAS PASSARIA UMA NOITE COM O REI E ELE FARIA ENTÃO A SUA ESCOLHA”. 



No entanto, o texto afirma que “...levaram também Ester à casa do rei”, ou seja, Ester foi levada à força. Com toda certeza houve relutância da parte de Ester. Senão, vejamos: Porque uma jovem judia monoteísta teria interesse em envolver-se em algo que a forçaria a deixar a única família que possuía, sob a guarda de alguém que respeitava e amava, Mardoqueu? Ou, porque desejaria passar um ano fechada num harém, culminando numa noite com um rei pagão que poderia resultar na possibilidade de um casamento misto fora de sua raça?

Quando Ester chegou no palácio nos diz o texto: “A moça lhe pareceu FORMOSA E alcançou favor perante ele (Hegai) pelo que se apressou em dar-lhe os unguentos e os devidos alimentos, como também sete jovens escolhidas da casa do rei: e a fez passar com as suas jovens para melhores aposentos da casa das mulheres” (v.9).

A casa das mulheres era um lugar onde se aprendia a sedução; onde as mulheres cultivavam a habilidade de usar seus encantos para obter o que desejavam – ou seja, o cargo mais alto que uma mulher poderia ocupar no reino. Era também o lugar onde as mulheres tinham à sua disposição todas as joias, perfumes, cosméticos e todas as roupas necessárias para torna-las fisicamente atraentes e sedutoras aos olhos do rei.

2)    Seis qualidades em Ester
Primeira, Ester demonstrou encanto e elegância graciosos:
“A moça lhe pareceu formosa e alcançou FAVOR perante ele...” (v.9). Ou, “ela levantou graça perante a sua face”. Embora estivesse no harém com relutância, Ester não teve uma atitude negativa. Ester evidenciou graça diante de Hegai. QUE DIFERENÇA ENTRE ESTER E AS OUTRAS MULHERES AO SEU REDOR. SUAS QUALIDADES INTERIORES NÃO PUDERAM SER IGNORADAS.

Segundo, Ester demonstrou descrição e controle extraordinários:
“Ester não havia declarado o seu povo nem a sua linhagem, pois Mardoqueu lhe ordenara que não o declarasse” (v.10). Por que Ester não contou a ninguém que era judia? Porque Mardoqueu lhe dera instruções nesse sentido. Nem mesmo os esplendores estranhos do Harém, que poderiam tê-la facilmente seduzido, a fizeram quebrar sua promessa a Mardoqueu.

Hoje, nas mídias sociais, nada se esconde, tudo se revela da vida. A vida é um espetáculo... Mas, aprenda a guardar confidencias, especialmente as de seu marido, sua família e seus amigos. Seja conhecida por guardar segredos! Isso faz parte do caráter marcado pela coragem e sensibilidade.

Terceiro, Ester tinha um espírito sempre pronto a aprender:
“Mardoqueu lhe ordenara que não o declarasse... porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando o criava” (vs 10 e 20).

Nem mesmo o fato de ter-se tornado finalista naquela competição frenética, ou mais tarde, de ter-se tornado rainha, não levou Ester a gabar-se de sua independência e pavonear-se. Essa mulher, encantadora, digna e sábia, continuava disposta a escutar e aprender. “A EDUCAÇÃO É IR DE UMA PERCEPÇÃO INCONSCIENTE DA NOSSA IGNORANCIA PARA OUTRA CONSCIENTE”. Ninguém tem o monopólio da sabedoria.

Quarto, Ester demonstrou modéstia desinteressada e autenticidade:
“...por doze meses segundo as prescrições para as mulheres... seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, com os perfumes e unguentos em uso entre as mulheres... então é que vinha a jovem ao rei; a ela se dava o que desejasse para levar consigo da casa das mulheres para a casa do rei... quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai... e Ester alcançou o favor de todos quantos a viam”

“Joias, roupas, perfumes, cosméticos, ela pode pedir o que desejar, desde arrumar o cabelo, até cuidar dos pés. A única coisa em todas as mentes é ganhar o concurso, agradar o rei e obter o seu favor”

Mas, Ester não sucumbe à tentação ao seu redor – à superficialidade, egoísmo, seduções, egocentrismo. Ela se porta com modéstia desinteressada, mantendo a sua autenticidade em meio a toda aquela incomparável extravagancia.

“...15% DAS MULHERES TINGEM O CABELO; 22% USAM CÍLIOS POSTIÇOS; 38% USAM PERUCAS E APLIQUES; 80% USAM BLUSH OU ALGUM TIPO DE COSMÉTICOS; 90% USAM ALGUM TIPO DE MAQUIAGEM PARA OS OLHOS...” 


Mas a vida de Ester não girava em torno de sua aparência ou de agradar o rei. Só se encontrava ali por uma razão: ela sabia que a mão de Deus estava sobre a sua vida e se fosse do agrado de Deus, então ela aceitaria de boa vontade o seu destino. Caso contrário, desistiria também voluntariamente.

Quinto, Ester demonstrou bondade e simpatia, apesar do ambiente que a cercava:
“...E Ester alcançou favor de todos quantos a viam. Assim foi levada Ester ao rei Assuero... o rei amou Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência...” (vs. 15-17). Havia claramente algo em Ester que levava todos a “favorece-la”, desde o rei até às mulheres e o harém que estavam competindo com ela. Favorecer no dicionário é “cativar, arrebatar, causar extremo prazer, deliciar”.

Sexta, Ester mostrou respeito humilde pela autoridade:
“Ester não havia declarado ainda a sua linhagem e o seu povo como Mardoqueu lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandato de Mardoqueu como quando o criava” (vs. 18-20).

Muitos pensam que depois de casar-se a pessoa não precisa mais dos conselhos dos pais. Ou que, ao tornar independente, o indivíduo fica totalmente por sua própria conta. Você decide as coisas sozinho e faz o que quer. Todavia, vemos aqui que Ester, mesmo depois de ser coroada Rainha daquela terra, lembrou-se da sabedoria do seu protetor e aceitou seu bom grado o seu conselho.

Conclusão: o que falar mais das mulheres?
Deus deu às mulheres uma intuição especial. É o sexto sentido que lhes permite penetrar na casca mais grossa e enxergar além da fachada, tendo como a verdade por trás do erro e da mentira.

Deus deu às mulheres uma resistência ao sofrimento que não concedeu a maioria dos homens, quer seja a dor do parto, ou a capacidade de lidar com as dificuldades da vida ao longo do caminho.

Deus deu às mulheres uma receptividade única. Os homens, são mais fechados, em relação a Deus e uns aos outros. Mas as mulheres mostram abertura, calor e receptividade para as coisas de Deus

Deus deu às mulheres a qualidade de vulnerabilidade. Ela tem menos medo de contar a verdade sobre a sua vida do que os homens. Ela estão dispostas a pedir ajuda, por isso que são mais dependente de Deus do que os homens.

“A mulher graciosa alcança honra” (Pv 11.16)
“A mulher virtuosa é coroa do marido” (Pv 12.4)
“O que acha uma esposa acha o bem, e alcançou a benevolência do Senhor” (Pv. 18.22)
“A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, a esposa prudente” (Pv. 19.14).
“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e nça haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Pv. 31.10-12).
“A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações” (Pv. 31.25).
“Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantem-se seus filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas” (Pv 31.26-29). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário