terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


O temor-do-Senhor – Ap. 1.17-20


Introdução:
Quando Jesus chegou céus, após sua ressureição e morte, perguntaram-lhe os anjos: Cumpriste tua missão?

_Sim está consumado, respondeu o Senhor.
Temos uma segunda pergunta, disseram os anojos. O mundo inteiro já ouviu falar de ti, Senhor?
_Não, disse Jesus.
Os anjos então, indagaram: Quais os teus planos, Senhor?
Deixei 12 homes para levarem a mensagem por todo o mundo.
Os anjos olharam para Ele e novamente perguntaram-lhe: _Qual é o teu plano B?
Não há plano B. O plano A está em ação. Temos de falar a todo o mundo sobre Cristo.

1)    O temor-do-Senhor
O que é? Por meio da revelação, abriu-se para nós um mundo no qual nos encontramos caminhando em terra sagrada e vivendo num tempo sagrado. No momento em que NOS DAMOS CONTA DISSO, ficamos tímidos, cautelosos. Desaceleramos o passo, olhamos ao redor, com ouvidos e olhos atentos.

Quando isso acontece, nossa primeira reação é parar em silencio. Não fizemos nada. Não dizemos nada. Tememos nos intrometer acidentalmente, tememos dizer algo inapropriado. Mergulhados em mistério, no aquietamos, nos calamos com todos os sentidos alertas. ISSO É TEMOR DO SENHOR.

O TEMOR-DO-SENHOR, em nossa língua são três palavras, no hebraico, duas. São ligadas de modo a formar uma só palavra. Portanto, o temor-do-Senhor não é uma combinação de temor + do + Senhor, É UMA COISA SÓ. O TERMO OCORRE  138 vezes em vários livros do Antigo Testamento.

2)    Reações...
O apostolo João estava na Ilha de Patmos por causa da pregação do evangelho. No dia do Senhor, (domingo: Jesus ressuscitou no domingo, a igreja celebrava no domingo...), Jesus aparece vestido com roupas brancas; sua cabeça de um branco brilhante; seus pés resplandecentes como latão reluzente, sua voz, ensurdecedora; ele segura sete estrelas; uma espada aguda procede de sua boca; sua face brilha como o sol. Ninguém podia vê-lo...

Pergunta: Qual seria sua reação? Minha reação? O que você faria? O que eu faria? A única e imediata reação seria cair de joelhos com o rosto em terra perante Ele. Ficaríamos ofuscados pela sua glória. Cobrindo nossos rostos, cairíamos de joelhos em adoração. Com temor e tremor, reconheceríamos sua divina presença (Ap 1.17-20).

a)     Um coração contrito
“E eu quando o vi, cai a seus pés...” (v.17). JOÃO SE AJOELHA. Cada nervo, trêmulo. Ele procura um lugar para se esconder da presença santa de Cristo. Por que João estava tremulo? Porque nenhum mortal pode olhar para Deus e viver; seria consumido pelo calor de sua presença! A palavra santo ocorre 26 vezes no apocalipse de João. 


Deus já advertira a Moisés: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face  viverá” (Ex 33.20). Ninguém poder ver Deus e viver; seria mais fácil caminhar pela superfície do sol que entrar na presença de Deus em toda a sua glória. “Moisés, Moisés”. Ele responde: “Eis-me aqui”. E Deus, então lhe diz: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa” (Ex 3.5).  

“Certamente morreremos; porquanto temos visto a Deus” (Jz 13.22)., constrange-se Manoá! O pai de Sansão sabia que merecia a morte, porquanto houvera visto a Deus.

A Experiência de Ezequiel não foi diferente. O profeta viu o trono acima do firmamento, exaltado. E, sobre o trono, a figura de um homem (v.26) – o Cristo glorificado e majestoso! As pernas e os pés como latão reluzente. Ao vê-lo Ezequiel dobra-se com o rosto no pó (Ez 1.22-28).  Novamente o profeta Ezequiel vê sobre o seu rosto (Ez 3.22-23) vê a face de Cristo brilhando mais que o sol. E, no capitulo 43.2.3, o profeta ouve a voz de Cristo como som e muitas águas, e cai sobre o seu rosto (Ez 43.2,3).

Saulo de Tarso age de igual modo. Ao viajar para Damasco, uma luz resplandecente, vindo do céu, cerca-o. Era a visão ofuscante da glória de Cristo.  Instantaneamente, Saulo cai, ficando prostrado: “Quem és Senhor? ” Cristo responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9.3-5).

O apostolo João caiu quando viu a face de Jesus. Nesse mesmo segundo, vê o apostolo A PROPRIA CORRUPÇÃO, PECADO. No olhar daquele que é santo, o apostolo vê a autoestima quebrada. Ele entende QUEM CRISTO É E CONSCIENTIZA-SE DA PECAMINOSIDADE DO SEU CORAÇÃO.

Isaias reagiu à santa presença de Deus devido à convicção do pecado: “No ano em que morreu o Rei Uzias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas, com duas eles cobriam o rosto e com duas cobriam o corpo e com duas voavam. Eles diziam em voz alta uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor Todo-Poderoso, a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro”.  Ou seja, o profeta dizia: “Sou um mísero pecador! Maldito e sentenciado a morrer”.

O apostolo Pedro depois de uma noite longa tentando pescar peixes, Jesus mandou que Simão voltasse para o alto mar, e lançasse as redes. Ele respondeu: “Sobre a tua palavra lançarei a rede”. E para sua surpresa, a pesca foi tão extraordinária que as redes se rompiam, de tanto peixe. Ao ver isto, Pedro entendeu que estava na presença de Deus Santo. Na mesmo hora caiu aos pés de Jesus, confessando: “Senhor, afasta-te de mim que sou um homem pecador” (Lc 5.8).

b)    Temor
O apostolo foi assolado por tamanho temor que desmaiou. Estava sem fala, aterrorizado, trêmulo, chocado, imóvel, atordoado. Em Mateus 17, os discípulos viram Jesus transfigurado. A face de Jesus brilhava como o sol, e suas vestes tornaram-se tão brancas como a luz. COMO OS DISCIPULOS REAGIRAM? “CAIRAM SOBRE SEUS ROSTOS, E TIVERAM GRANDE MEDO” (Mt 17.6).

O QUE É TEMER A DEUS? E VER A SANTIDADE E O PODER DE CRISTO. É O SENSO DE REVERENCIA AO PERCEBER SUA MAJESTADE. DEPOIS QUE JESUS ACALMOU A TEMPESTADE, OS DISCIPULOS FICARAM ATERRORIZADOS AO DAREM-SE CONTA DE QUE O DEUS SANTO ESTAVA NO BARCO (MC 4.4).A MULHER QUE LHE TOCOU A ORLA DOS VESTIDOS FICOU MUI PERTUBADA AO TOCAR-LHE A GLÓRIA (MC 5.33).

“O Temor do Senhor é o principio da sabedoria” (Pv 1.7). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do santo, a prudência” (Pv 9.10). O TEMOR DO SENHOR É O CONHECIMENTO DAQUELE QUE É SANTO. CONHECÊ-LO é TEMÊ-LO. 


3)    Sua mão e seu poder
“...Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas, eu sou o primeiro e o ultimo. E o que vivo e fui morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer..”

“...Pôs sobre mim sua destra...” (mão). JESUS SEMPRE TOCOU OS NECESSITADOS. TOCOU O CEGO, E FOI CURADO; TOCOU O SURDO, E OUVIU; TOCOU O ALEIJADO, E ANDOU; TOCOU A SOGRA DE PEDRO, ELA SE RESTABELECEU. O TOQUE DE JESUS TRAZ GRAÇA E SEGURANÇA.

Conclusão:
“...Eu sou o primeiro e o ultimo”. Eu sou, “ego eimi”, no grego. “Eu sou o primeiro e o ultimo”; “Eu sou o pão da vida” (João 6.35); “Eu sou a luz do mundo” (João 8.12); “Eu sou a porta das ovelhas” (Joao 10.7); “Eu sou o bom pastor” (Joao 10.11); “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11.25); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Joao 14.60 e “Eu sou a videira verdadeira” (Joao 15.1).

“...Eu sou o Deus vivo”. Estava morto, e eis que estou vivo para sempre”. Tornou-se homem, morreu na cruz e no terceiro dia, ressuscitou dos mortos.

“Aquele que tem as chaves da morte e do inferno..” Morte, significa o cessamento da vida; Hades o inferno. Jesus tem autoridade sobre a morte e sobre o inferno. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário